Curso Fortalecimento Institucional

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Transcrição da apresentação:

Curso Fortalecimento Institucional Módulo III LEVANTAMENTO DE RECURSOS

DEFINIÇÃO Mobilização de recursos é um termo utilizado para descrever um leque de atividades de geração de recursos realizadas por organizações sem fins lucrativos em apoio à sua finalidade principal, independente da fonte ou do método utilizado para gerá-los.

CLASSIFICAÇÃO A mobilização e ou levantamento de recursos são gerados a partir de várias estratégias. Convênios de financiamentos internacionais e ou nacionais ( Ogs, ONGs, Iniciativa Privada ) Receitas de serviços ( vendas de produtos, prestação de consultorias e ou assessorias ) Doações de pessoas físicas e ou organizações ( Bens, Produtos e serviços)

Regras básicas para levantamento de recursos PEÇA! Esta regra tem como premissa a idéia de que, se a organização quer mobilizar recursos, é preciso identificar onde eles estão e, em seguida, achar estratégias para ter acesso a eles. Faça uma pesquisa contínua de oportunidades Mantenha um mailling com contatos atualizados de potenciais parceiros.

PEÇA O QUE VOCÊ QUER! VALORIZE-SE Um dos erros mais simples – e mais graves – cometido por entidades que captam recursos é ser modesto demais no pedido. Ou seja, pedem de um doador atual, ou em potencial, que doe uma quantia que nem desafia e nem inspira, apenas porque parece ser razoável e, aparentemente, há menos possibilidade de ser recusada. Muitas vezes as organizações caem nessa armadilha em razão da inexperiência. Talvez não tenham pesquisado e não estejam cientes do quanto o doador em potencial poderia doar. Na maioria das vezes, contudo, simplesmente subestimam o poder que seu trabalho tem para inspirar apoio de peso.

CONSTRUA RELACIONAMENTOS Como mencionado anteriormente, a probabilidade de uma pessoa que doa pela primeira vez doar outras vezes é muito maior do que a probabilidade de um desconhecido doar pela primeira vez. Essa probabilidade aumenta quando a entidade dá seguimento à primeira doação por meio da valorização e agradecimentos apropriados, além de criar oportunidades para aumentar a compreensão e a valorização do trabalho que a doação tornou possível. O cultivo e educação são fatores cruciais neste processo

FONTES DE FINANCIAMENTO Pessoas Físicas Organizações Governamentais Organizações Não Governamentais Iniciativa Privada

PLANO PARA LEVANTAMENTO DE RECURSOS Um plano específico de Levantamento de Recursos deverá conter os seguintes elementos: Uma lista de fontes a serem acessadas Uma lista de ações necessárias para alcançar cada uma das fontes Tempo em que será desenvolvida cada uma das ações A indicação de responsáveis para cada ação Apoio e recursos necessários (materiais, recursos financeiros, informações etc.) para execução das ações Ações deMonitoramento e avaliação do plano estratégico !

Modelo plano de levantamento de recursos FONTES PRESSUPOSTO AÇÕES ATIVIDADES METAS PRAZOS INVESTIMENTO RESPONSÁVEIS Convênios Governamentais e Não governamentais A organização já dispóe de um banco de projetos com várias propostas elaboradas Realizar pesquisda mensal de oportunidades de editais abertos Enviar 2 projetos ao mes Computador, sedex Coordenação Doações de Pessoas Físicas e Empresas A entidade mantém mcontato com várias empresas atravéz da Atos que podem contribuir com doações Realizar encontro de apresentação de propostas com as empresas Realizar 2 encontros com 30 empresas cada ano Impressão de convites, email , computador Assistente Geração de Receitas As oficinas sócio educativas com crianças e os projetos desenvolvidos com as famílias geram diversos produtos adequados para venda Realizar 01 bazar na comunidade Vender 100peças ao valor de 1,00 a cada trimestre Mesas, cadeiras, humanos, lanche, etiquetas, Educadores

BIBLIOGRAFIA ARAÚJO, Edgilson Tavares; MELO, Vanessa Paternostro; SCHOMMER, Paula Chies. Odesafio da sustentabilidade financeira e suas implicações o papel social das organizações da sociedade civil. Captação de recursos: da teoria à prática. Grupo de Estudos do Terceiro Setor. Disponível em: < http://www.sosma.org.br/files/pFiles/6.pdf). Acesso em 24 jul. 2012. RIFKIN, Jeremy. Identidade e natureza do terceiro setor. In: IOSCHPE, Evelyn Berg (Org.). 3º Setor – Desenvolvimento Sustentado. São Paulo: PAZ e TERRA S.A, 2005, p. 13 − 23. PEZZULLO, Susan. Desenvolvendo Sua Organização - Um Guia de Sustentabilidade para Ongs. São Paulo. SENAC. 2003. VV.AA. Ética e Sustentabilidade. São Paulo, Editora Papers, 2003. VV.AA. O Desafio da Sustentabilidade. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2001. COSTA, Leila Ferreira Da. Incertezas de sustentabilidade na globalização, Campinas,UNICAMP,1996

CONTATOS Flor Fontenele Email: Flor Fontenele@gmail.com Skype: flor_fontenele Fone: (85) 8850 03 73