O FUTURO DO SETOR SUCROALCOOLEIRO NO BRASIL: PARA ONDE ESTAMOS INDO? SERTÃOZINHO ABRIL DE 2011 Ângelo Bressan Filho
O MERCADO DO AÇÚCAR: PANORAMA DO PASSADO RECENTE E PROJEÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
exportação Brasil x exportação mundo produção Brasil x produção mundo exportação Brasil x produção mundo
O MERCADO DO ÁLCOOL ETÍLICO: PANORAMA DO PASSADO RECENTE E PROJEÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
A PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL: SÉRIE DOS ÚLTIMOS 40 ANOS E A NECESSIDADE PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
CICLO DAS EXPORTAÇÕES DE AÇÚCAR CICLO DO CARRO A ÁLCOOL CICLO DA BIOMASSA CICLO DAS EXPORTAÇÕES DE AÇÚCAR CICLO DO CARRO A ÁLCOOL 625,0 mi ton +40.591 a cada ano 127,7 mi ton 222,6 mi ton +9.888 a cada ano 381,4 mi ton +11.349 a cada ano
A GERAÇÃO TERMOELÉTRICA COM A QUEIMA DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR: A SITUAÇÃO ATUAL E O POTENCIAL A SER EXPLORADO NO FUTURO
QUALIDADES DA NOVA FONTE DE ENERGIA GRANDE ATRATIVO AMBIENTAL BAIXO CUSTO OPERACIONAL O BAGAÇO E OS QUEIMADORES FAZEM PARTE DO MESMO AMBIENTE E O COMBUSTÍVEL NÃO NECESSITA DE TRANSPORTE ALTA QUALIDADE ENERGÉTICA A UNIDADE GERADORA ESTÁ, QUASE SEMPRE, PRÓXIMA DOS CENTROS DE CONSUMO BAIXO CUSTO DE TRANSMISSÃO DA ENERGIA AS DISTÂNCIAS PARA A INSTALAÇÃO DAS LINHAS CONECTORAS SÃO CURTAS E COM BAIXA PERDA DE CARGA GRANDE ATRATIVO AMBIENTAL É POSSÍVEL GERAR UMA ENORME QUANTIDADE ADICIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA COM A QUEIMA DA MESMA QUANTIDADE DE BAGAÇO QUE JÁ ESTÁ SENDO QUEIMADO ATUALMENTE
A ENERGIA ELÉTRICA DERIVADA DA BIOMASSA NO BRASIL
FATOR DE CAPACIDADE Itaipu: 91.651mil mW/14mil mWx8.720h=74,7% Setor sucroalcooleiro: 20.031 mil mW/5,9 mil mWx4.468h= 38,7%
REGIÃO NORTE-NORDESTE TODOS OS ESTADOS PRODUTORES ESTADO DE SÃO PAULO REGIÃO CENTRO-SUL (EXCETO S. PAULO) REGIÃO NORTE-NORDESTE TODOS OS ESTADOS PRODUTORES
COMO SE EXPLICA A BAIXA ADESÃO AO NOVO NEGÓCIO? gerar e vender energia elétrica significa assumir um novo negócio que foge completamente ao interesse tradicional do empresário deste setor 1 para entrar nesse novo ramo de negócio faz-se necessária a contratação de especialistas nessa matéria, montar projetos de geração e entrega firme num mercado de contratos onde a maior parte da mercadoria é vendida para entrega em longos períodos, com mínimo de 15 anos. Existe um custo e um risco econômico considerável associado a essa iniciativa 2 o novo produto tem regras específicas de comércio que fogem completamente do padrão convencional que prevalece em mercados abertos. 3 existe um alto volume de capital a ser aplicado, não apenas nos equipamentos operacionais das unidades (grelhas, fornalhas, caldeiras, turbinas, geradores, condutores de vapor), mas também nas estações e redes de transmissão. 4 o aumento das receitas com o novo produto, por sua expressão no faturamento da unidade, não parece funcionar como um estímulo relevante 5
COMO SE EXPLICA A BAIXA ADESÃO AO NOVO NEGÓCIO? gerar e vender energia elétrica significa assumir um novo negócio que foge completamente ao interesse tradicional do empresário deste setor 1 para entrar nesse novo ramo de negócio faz-se necessária a contratação de especialistas nessa matéria, montar projetos de geração e entrega firme num mercado de contratos onde a maior parte da mercadoria é vendida para entrega em longos períodos, com mínimo de 15 anos. Existe um custo e um risco econômico considerável associado a essa iniciativa 2 o novo produto tem regras específicas de comércio que fogem completamente do padrão convencional que prevalece em mercados abertos. 3 existe um alto volume de capital a ser aplicado, não apenas nos equipamentos operacionais das unidades (grelhas, fornalhas, caldeiras, turbinas, geradores, condutores de vapor), mas também nas estações e redes de transmissão. 4 o aumento das receitas com o novo produto, por sua expressão no faturamento da unidade, não parece funcionar como um estímulo relevante 5 EXISTE SAÍDA PARA O IMPASSE? Sugestões: 1) parceria e terceirização com profissionais do ramo elétrico para . o melhor aproveitamento do bagaço. Criaria a oportunidade de . criação de novo tipo de empreendimento; 2) programas públicos direcionadas a atrair interessados.
O QUE NOS RESERVA O FUTURO ? ? ? ? ? ? ? ? ?
1 A BATALHA DO MERCADO DE COMBUSTÍVEIS ESTÁ PERDIDA, DE FORMA IRRECUPERÁVEL, PARA A GASOLINA SIMULAÇÃO DO TOTAL DO CONSUMO COM O ATENDIMENTO DE 1/3 DO CRESCIMENTO DA DEMANDA DOS VEÍCULOS ‘FLEX-FUEL’
2 A COMPETITIVIDADE COM A GASOLINA FICARÁ RESTRITA AOS MESES CENTRAIS DA COLHEITA (MAIO A SETEMBRO) Preço médio=0,839 Preço médio=0,963 Preço médio=0,821 Preço médio=0,722 Preço médio= 0,668 Preço médio=0,685 Preço médio=0,837
3 ESTADOS NÃO PRODUTORES DE ETANOL TENDERÃO A CONCENTRAR O CONSUMO NA GASOLINA Relação entre o preço do etanol e o preço da gasolina
MG RN PB SC CE SE DF ES RS PI
3 ESTADOS NÃO PRODUTORES DE ETANOL TENDERÃO A CONCENTRAR O CONSUMO NA GASOLINA
COMO VÃO REAGIR OS CONSUMIDORES E AS MONTADORAS NO FUTURO? QUESTÕES ESSENCIAIS A SEREM ANALISADAS: COMO VÃO REAGIR OS CONSUMIDORES E AS MONTADORAS NO FUTURO? O ETANOL ANIDRO, QUE TEM CONSUMO MANDATÓRIO, PODE CUSTAR TÃO CARO? HAVERÁ REJEIÇÃO AO VEÍCULO ‘FLEX’? CORREMOS O RISCO DE UM NOVO DESASTRE COMO O ‘PRÓ-ÁLCOOL?’