Maria Elizabete Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO
Advertisements

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores
PAPEL E CELULOSE QUÍMICA INDUSTRIAL II
Programa de investimento Setor de Celulose e Papel
POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
ENERGIA A ENERGIA existe em nós próprios e em tudo o que nos rodeia, pelo que não é possível viver sem a sua presença. Por ex.: num moinho a vento, num.
Meio ambiente e desenvolvimento
Nanotecnologias: Perspectivas da Indústria Brasileira
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores
Emissões NOx (g/km) HC CO CONAMA 315/02 0,3 0,25 2,0 1ª Geração PRIUS
ESCOLA DE ENGENHARIA CIÊNCIAS TÉRMICAS I Profa Drª Sílvia Velázquez.
EFICIENCIA ENERGÉTICA I
CONSELHO DE PETRÓLEO, ENERGIA E QUÍMICA INSTALAÇÃO 21 de julho 2003 MEMBROS Arthur Carlos Gerhardt Santos – Coordenador; Alberto Machado Neto – Sub-Coordenador;
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento.
Estimativa do Potencial Energético
Gerência de Infra-Estrutura
Objetivo e metodologia de trabalho
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Planejamento & Gestão Estratégica para Cadeia do Leite em São Paulo.
ABESCO - Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia A atuação das ESCOs na viabilização de projetos de Eficiência Energética.
O MERCADO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO BRASIL
Concepção dos Sistemas de Cogeração
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Eficiência energética e energias renováveis na indústria
AGUAS QUENTES SANITARIAS (AQS) AGUAS QUENTES DE PROCESSO (AQP)
GRUPO CELULOSE José Oscival, Liliane Rank, Nei Lima, Priscilla Chuffa, Tólio Ribeiro e Marco Aurélio.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
SOL Coqueria Tubarão S/A
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
INDÚSTRIA DO PAPEL PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS II.
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Premissas Dados das Microrregiões.
Desenvolvimento Econômico Local - DEL Novembro de 2009.
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
TEMOS TODO GÁS.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
SUSTENTABILIDADE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO Revisão 1º bimestre 2009
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Empreendedorismo Prof. Carlos Rodella.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Materiais x Equipamentos
FABRICAÇÃO DO PAPEL  PROF. DR. UMBERTO KLOCK. FABRICAÇÃO DO PAPEL  DEFINIÇÃO:  O termo papel é dado a uma folha formada, seca e acabada, de uma suspensão.
Em andamento..... SUPORTE & MANUTENÇÃO MERCADO E CLIENTES CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA OUTSOURCING CAMADA DE.
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
1 X Congresso Brasileiro de Energia Racionalização, Regulação e Visão do Consumidor Adriano Pires 28/10/2004.
INFORMATIVO IRANI ESPECIAL II 18/09/06. Ver mais Celulose Irani autorizada a vender créditos de carbono A Celulose Irani S/A é a primeira empresa.
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
Energia das Biomassas.
Engenharia Mecânica.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Será que temos um aparato regulatório para o futuro do biodiesel? Guilherme Leite da Silva Dias IEA-Bioenergia, 9 de Novembro de 2006.
Sustentabilidade da Siderurgia
Opções e oportunidades energéticas para o nordeste brasileiro
Inovação e competitividade na indústria de energia eólica
Manutenção de Motores Elétricos
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Resíduos e a produção responsável de biocombustíveis Roundtable on Sustainable Biomaterials Áurea Nardelli 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos Julho/2013.
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Segunda Geração como Vetor para o Desenvolvimento Nacional baseado em Inovação sobre a Biomassa Gonçalo A. G. Pereira UNICAMP.
Transcrição da apresentação:

Maria Elizabete Andrade GRUPO PAPEL Jonas Barbiero Maria Elizabete Andrade Umberto Cinque Cassio Rabello Sergio Bajay Roberto Goes Afonso Moura Aline de Paula

Quais áreas de maiores potenciais de eficiência energética? Maiores potenciais no processo de fabricação de papel são: refinação, depuração secagem geração de vapor Redução de refugo (para 2 a 3%) Uma polpa que consuma menos energia no refino

Quais inovações/tecnologia que se apontam neste segmento? Controle estatístico de processo. Automação da máquina (instrumentação e controle). Caldeira de leito fluidizado e gaseificação de madeira. Facilitar acesso de pequenas e médias empresas a recuperação de calor (aquecimento da água do processo, aquecimento de ar)

Quem são os líderes (países e empresas) Finlândia Alemanha Fabricante Voith Metso Fabricantes de papéis Klabin - Maquina nove

Quais centros de pesquisa/universidades/consultorias que tralham nestas áreas? VTT – Finlândia FTP- CAnadá Inventia – Suécia Teobaldo de Nigris –Brasil Universidade de Viçosa

Que ações o grupo sugere ser importante para fomentar estas inovações? Incentivar agenda cooperativa entre a indústria e a academia.

Oportunidades / barreiras nacionais e internacionais Excesso de burocracia Falta de marco regulatório para cogeração mais de 30 mega Oportunidade Maior articulação do setor para buscar e credenciar bons projetos para linhas de financiamento já existente

Que novos mercados esse segmento pode buscar (identificação de novos negócios áreas de atratividade) Segmento de papéis ecoeficientes(boa receita do papel) que abranje questões de energia, química e consumo de água) Redução do nível de alvura (ainda dentro do conceito de Ecoeficiência)

Novas sugestões: implicação dos temas logística e geração/cogeração Incentivar a integração de fábricas de papel com as fábricas de celulose. Aproveitar um potencial significativo de cogeração nas fabricas de papel, melhorando a eficiência das caldeira existentes,adquirindo caldeiras de maiores pressão e impregando novas tecnologia no país como caldeira de leido fluidizado, gaseificação da biomassa.