EDIÇÃO 2013
OBJETIVO DA PESQUISA Conhecer o VOLUME de VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA investido nos veículos de Santa Catarina e a participação de cada meio a composição do ‘BOLO PUBLICITÁRIO’ - em 2012
METODOLOGIA Amostra final (retorno obtido): 257 veículos Pesquisa quantitativa Universo considerado: 760 veículos atuantes e sediados em SC dos MEIOS: TV, rádio, jornal, mídia exterior, revista e internet Coleta de dados: abril a julho de 2013 Questionários de auto-preenchimento Com estimativas dos não respondentes para obtenção do volume total de investimentos Amostra final (retorno obtido): 257 veículos Detentores de 78% do faturamento estimado para o universo Bases para estimativas dos não respondentes: meio porte região respostas em anos anteriores crescimento médio do meio nº de funcionários
Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2012
Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2012 R$ 1,074 bilhão Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012
Crescimento nominal da veiculação publicitária em Santa Catarina + 6,5% + 11,0% Fonte: Instituto Mapa Inflação 2012 = 5,84% (IPCA do IBGE) Crescimento real = 0,63%, o que significa mercado estável
Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2012 INTERNET 0,6% REVISTA 1,7% MÍDIA EXTERIOR 3,8% TELEVISÃO 53,6% R$ 1,074 bilhão JORNAL 20,4% RÁDIO 20,0% Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012
Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2012 INTERNET 0,6% 6,5 milhões REVISTA 1,7% 18,0 milhões TELEVISÃO 53,6% 576,1 milhões MÍDIA EXTERIOR 3,8% 40,5 milhões R$ 1,074 bilhão JORNAL 20,4% 218,9 milhões RÁDIO 20,0% 214,2 milhões Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012
Jornais - outras periodicidades Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2012 TOTAL R$ 1,074 bilhão INTERNET 0,6% REVISTA 1,7% MÍDIA EXTERIOR 3,8% TV aberta 52,5% Jornais diários 15,8% JORNAL 20,4% TELEVISÃO 53,6% Rádio FM 11,5% Rádio AM 8,5% Jornais - outras periodicidades 4,6% TV fechada 1,1% RÁDIO 20,0% Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012
outras periodicidades Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2012 INTERNET 0,6% 6,5 milhões TOTAL R$ 1,074 bilhão REVISTA 1,7% 18,0 milhões Revista 1,2% MÍDIA EXTERIOR 3,8% 40,5 milhões TV aberta 52,5% 563,8 milhões Jornais diários 15,8% 169,7 milhões JORNAL 20,4% 218,9 milhões TELEVISÃO 53,6% 576,1 milhões Rádio FM 11,5% 123,0 milhões Rádio AM 8,5% 91,2 milhões Jornais outras periodicidades 4,6% 49,1 milhões TV fechada 1,1% 12,3 milhões RÁDIO 20,0% 214,2 milhões Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012
Faturamento segundo origem dos anunciantes Total dos meios Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012 Base: 257 veículos Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de origem deste faturamento, segundo declaração dos respondentes
Faturamento segundo origem dos anunciantes Por meio Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012 Base: 257 veículos Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de origem deste faturamento, segundo declaração dos respondentes
Faturamento segundo via de contratação Total dos meios Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012 Base: 257 veículos Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de via de contratação, segundo declaração dos respondentes 13
Faturamento segundo via de contratação Por meio Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012 Base: 257 veículos Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de via de contratação, segundo declaração dos respondentes
Faturamento segundo fonte de produção Total dos meios Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012 Base: 257 veículos Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de fonte de produção, segundo declaração dos respondentes
Faturamento segundo fonte de produção Por meio Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012 Base: 257 veículos Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de fonte de produção, segundo declaração dos respondentes
Faturamento segundo setor de contratação Total dos meios Setor público engloba prefeituras, governo estadual, governo federal e todos os demais órgãos e empresas públicos Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012 Base: 257 veículos Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de fonte de contratação, segundo declaração dos respondentes
Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de 2012 Nível de emprego nos meios de comunicação 9,4 mil funcionários Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de 2012 Mídia exterior 6,2% Jornal 42,3% Revista 3,2% Internet 1,4% TV aberta 15,0% Rádio 30,3% Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012 Base: 760 veículos (universo) TV fechada 1,6%
Empregados nos veículos em cada região, no final de dezembro de 2012 Nível de emprego nos meios de comunicação por região 9,4 mil funcionários Empregados nos veículos em cada região, no final de dezembro de 2012 Norte 16,1% Oeste 22,7% Vale 18,6% Gde Florianópolis 26,0 % Serra 6,0 % Sul 10,6 % Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012 Base: 760 veículos (universo)
Expectativas de faturamento com veiculação publicitária em SC Expectativas para 2013 Expectativas de faturamento com veiculação publicitária em SC % de veículos que prevêem cada situação Fonte: Instituto Mapa Exercício 2012 Base: 257 veículos Estimativa para 2013 com base nestas expectativas: R$ 1,164 bilhões (+ 8,4%)
Mercado da Veiculação Publicitária BRASIL - 2012 Crescimento nominal 2012/2011: 5,98% Bolo publicitário nacional 2012 = R$ 37,7 bilhões * Inflação 2012 = 5,84% (IPCA do IBGE) SC representa 2,8% se comparado a este bolo publicitário nacional (embora as metodologias de pesquisa sejam diferentes) * Fonte: Projeto InterMeios – Consolidado 2012 Meio & Mensagem
Agradecimento especial aos veículos respondentes 2013 EDIÇÃO 2013 Realização: Apoio: