COMO ELABORAR RESUMOS O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração é bastante complexa,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

Resumo e Síntese.
FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
Dois modos de ler a Bíblia.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Mobilizando o operatório
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
Comentário e Dissertação
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Sérgio Elias Vieira Cury
Resumo.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava.
Betania Jacob Stange lopes
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Professora: Rosana Santos
Aplicação de mapas conceituais na educação
AULA 6 Como Estudar.
COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR
Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades.
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Discurso direto, indireto e indireto livre
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
História nas atuais propostas curriculares
Importância da Leitura
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Interpretação Consecutiva
Resumo.
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
RESUMO.
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Técnicas de Resumo A leitura envolve: compreensão, análise, síntese, avaliação, aplicação (transferência). Resumir um texto é ser capaz de compreender.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Resumo.
Resumo.
Resumo.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Leitura e interpretação de texto
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
Metodologia Científica
LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual.
PROVA BRASIL 2015.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Resumo.
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Professor Jardson Brito
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
Resumo e Síntese.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”
partes essenciais do texto;
Transcrição da apresentação:

COMO ELABORAR RESUMOS O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração é bastante complexa, já que envolve habilidades como leitura competente, análise detalhada das ideias do autor, discriminação e hierarquização dessas ideias e redação clara e objetiva do texto final. Em contrapartida, dominar a técnica de fazer resumos para qualquer atividade intelectual que envolva seleção e apresentação de fatos, processos, ideias, etc. O resumo pode se apresentar de várias formas, conforme o objetivo a que se destina. No sentido estrito, padrão, deve reproduzir as opiniões do autor do texto original, a ordem como essas são apresentadas e as articulações lógicas do texto, sem emitir comentários ou juízos de valor. Dito de outro modo, trata-se de reduzir o texto a uma fração da extensão original, mantendo sua estrutura e seus pontos essenciais.

Em qualquer tipo de resumo, entretanto, dois cuidados são indispensáveis: buscar a essência do texto e manter-se fiel às ideias do autor. Copiar partes do texto e fazer uma "colagem", sob a alegação de buscar fidelidade às ideias do autor não é permitido, pois o resumo deve ser o resultado de um processo de "filtragem", uma (re)elaboração de quem resume. Se for conveniente utilizar excertos do original (para reforçar algum ponto de vista, por exemplo), esses devem ser breves e estar identificados (autor e página).

Uma sequência de passos eficiente para fazer um bom resumo é a seguinte: ler atentamente o texto a ser resumido, assinalando nele as ideias que forem parecendo significativas à primeira leitura; identificar o gênero a que pertence o texto (uma narrativa, um texto opinativo, uma receita, um discurso político, um relato cômico, um diálogo, etc. identificar a ideia principal (às vezes, essa identificação demanda seleções sucessivas, como nos concursos de beleza...); identificar a organização - articulações e movimento - do texto (o modo como as ideias secundárias se ligam logicamente à principal);

identificar as ideias secundárias e agrupá-las em subconjuntos (por exemplo: segundo sua ligação com a principal, quando houver diferentes níveis de importância; segundo pontos em comum, quando se perceberem subtemas); identificar os principais recursos utilizados (exemplos, comparações e outras vozes que ajudam a entender o texto, mas que não devem constar no resumo formal, apenas no livre, quando necessário); esquematizar o resultado desse processamento; redigir o texto.      Evidentemente, alguns resumos são mais fáceis de fazer do que outros, dependendo especialmente da organização e da extensão do texto original. Assim, um texto não muito longo e cuja estrutura seja perceptível à primeira leitura, apresentará poucas dificuldades a quem resume. De todo modo, quem domina a técnica - e esse domínio só se adquire na prática - não encontrará obstáculos na tarefa de resumir, qualquer que seja o tipo de texto.

Resumos são, igualmente, ferramentas úteis ao estudo e à memorização de textos escritos. Além disso, textos falados também são passíveis de resumir. Anotações de ideias significativas ouvidas no decorrer de uma palestra, por Exemplo, podem vir a constituir uma versão resumida de um texto oral.

Regra 1 Exemplo (1)Os meninos inquietos quebraram o vidro fosco da escola. Em (1), podemos suprimir as palavras inquietas e fosco, pois são propriedades acidentais de meninos e de vidro, constituem uma informação irrelevante. Então o texto resumido será => Os meninos quebraram o vidro da escola.

O médico era muito competente. Ele curava muitos pacientes O médico era muito competente. Ele curava muitos pacientes. Em (2), podemos suprimir a segunda preposição – Ele curava muitos pacientes – já que curar pacientes é essencial ao médico competente, portanto, essa informação é redundante. O texto resumido será => O médico era competente. A regra 1 chama-se apagamento. Essa regra consiste na cópia das proposições básica no apagamento daquelas que trazem um conteúdo irrelevante (1) ou redundante (2).

Regra 2 (3) Lucas gosta de maçã, pera e uva. Em (3), podemos substituir maçã, pera uva por um único termo mais geral. O texto resumido ficará deste modo => Lucas gosta de frutas. (4) Felipe viu um cachorro um coelho e um gato. Em (4), podemos substituir cachorro, coelho e gato por um único termo. O termo resumido será => Felipe viu animais. O exemplo 2 e 3 chama-se generalização. Consiste na substituição de uma série de nomes de seres, de propriedades e de ações por um único ser.

Regra 3 (5) Ana pegou as bagagens, saiu de casa, tomou um táxi, chegou a estação, comprou um bilhete, esperou o trem e entrou. Em (5), o texto resumido será => Ana viajou. (6) Paulo comprou o cimento, tijolos e madeira, fez as fundações, construiu paredes, o telhado, ... Em (6), o texto resumido será => Paulo construiu uma casa. A regra 3 chama-se construção . A partir dessas regras, podemos substituir uma sequência de proposições, expressas ou pressupostas, por uma proposição que seja inferida delas, através da associação de seu significado.

Observe o exemplo Os principais meios de comunicação de massa são três: O jornal, o rádio e a televisão. Eles destinam-se a distrair e a informar os leitores, ouvintes e telespectadores, respectivamente. O jornal através das mais diversas matérias, sobre os últimos acontecimentos do Brasil do mundo. O rádio com músicas, notícias, comentários etc. A televisão, por sua vez, através de novelas, programas de humor, telejornais, programas de auditório e, hoje, mais do que nunca, programas envolvendo pessoas comuns. Os três meios de comunicação no entanto devem ser encarados com crítica, cautela e desconfiança para não interferirem em nossas decisões, opiniões e modo de ver o mundo que nos cerca.

O texto pode ser assim resumido Os principais meios de comunicação em massa são o jornal, o rádio e a televisão. Eles destinam-se a distrair e a informar os indivíduos. Contudo devem ser encarados com crítica para não interferirem em nossas vida.

A técnica de sublinhar pode ser desenvolver da seguinte maneira Ler o texto integralmente, para apreensão do tema; Esclarecer dúvidas de vocabulários; Reler o texto identificando as ideias principais, sublinhando as ideias-chave e as informações mais significativas; Ler o que foi sublinhado, verificando se há sentido; Reconstruir o texto a partir do que foi sublinhado.