Projecto europeu O acto léxico de A a Z!
Descrição do processo de compreensão em leitura (em sentido lato) com todas as operações necessárias para que seja conseguido. - Primeiro sob o ponto de vista neurofisiológico (a partir do objecto a ler) - Depois sob o ponto de vista do trabalho de compreensão propriamente dito, ou seja, sob o ponto de vista cognitivo (com consequências pedagógicas) aplicado a: - Textos - Imagens Desde a entrada da informação na retina até ao acesso ao sentido. O acto léxico de A a Z!
Informação: Palavras Imagens Musica … olho cérebro Aspecto neurofisiológico Aspecto pedagógico orelha Objecto deste projecto « Signesetsens ». Aqui exposto de forma curta a título informativo. Esquematizando:
Stanislas DEHAENE, Les neurones de la lecture, Odile Jacob, Jocelyne Giasson, A compreensão em leitura, De Boeck, 1996 e Para a leitura de textos: Para o aspecto neurofisiológico: Liliane Hamm, Lire des images, Armand Colin-Bourrelier1986. J.Cl. Fozza, A-M Garat, Fr. Parfait, Petite fabrique de limage, Magnard, Para as imagens: As referências ver DVD/emissões de televisão propostas por Jean-François Zygel Para a música: