O Reverso da Mídia (A Era da Insensatez).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desde pequenos um hábito se instala em nós: resolver problemas comprando coisas. Você já percebeu como essa situação é bastante.
Advertisements

Temos nós o direito de decidir quem deve viver e quem deve morrer?
Momentos de Motivação & Sucesso Momentos de Motivação e Sucesso
“MOTIVO PARA A AÇÃO”= MOTIVAÇÃO.
MÃES MÁS.
  ======================================= O Grande Axioma da Vida (por Raul Candeloro) ======================================= "Outro dia recebi uma história.
- EDUCAR -.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Com o tempo....
Clarice Niskier, em "A Alma Imoral"
(ou... A Era da Insensatez)
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Rotina....
INSTITUTO LUZ CURSOS E TERAPIAS HOLÍSTICAS
Uma noite À luz Da vela.
Liberdade para voar Rayma Lima. Liberdade para voar Rayma Lima.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Artigos de opinião.
“Haverá maior solidão do que a ausência de si?” Clarice Niskier,
A Verdadeira Perfeição! CLICAR No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Quando os nossos sonhos se
MÃE MÁ.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
ATENÇÃO AS IMAGENS QUE VOCÊ VAI VER AGORA SÃO FATOS REAIS QUE RECEBI ATRAVES DE E RESOLVI TRANSFORMA-LAS EM SLIDES LIGUE O SOM... Click p/ mudar.
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
Grande Axioma da Vida.
Clarice Niskier, em "A Alma Imoral"
Mães Más.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Problemas? Oba! Autor:Roberto Shinyashiki
BY BÚZIOS SLIDE APRESENTA DEPOIS DE ALGUM TEMPO... Rolagem automática.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
Pais maus Dr. Carlos Hecktheuer (Médico Psiquiatra)
A PERFEIÇ ÃO. No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida.
Estudo para reunião de célula
INFORMÁTICA.
INFORMÁTICA.
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
– Educar – Rubens Alves.
By Búzios Slides A GRANDE ANOXIMA DA VIDA Automático.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Existem os olhos, e existe o olhar O Reverso da Mídia - (ou A Era da Insensatez)
Momentos de Motivação e Sucesso As Coisas como são. Luiz Almeida Marins Filho.
Invadem Ambientes Familiares
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
SITUAÇÕES.
O Grande Axioma da Vida.
A difícil arte da paciência
Recentemente, o governo estadual de São Paulo aplicou uma prova de classificação para os professores temporários que lecionam nas escolas públicas do.
Não basta ser namorado By Silvana Duboc.
Saiba relaxar.
Roberto Shinyashiki Clique para avançar Talvez, ao me ouvir falar em felicidade, você se pergunte se eu não tenho problemas, se tudo dá sempre certo.
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
- O Reverso da Mídia - (ou A Era da Insensatez). A televisão amolece o corpo, a televisão amolece o espírito.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
“Haverá maior solidão do que a ausência de si?” Clarice Niskier, em “A Alma Imoral”
Educação Financeira para crianças e Jovens
Educação Financeira para crianças e Jovens
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
Introdução Primeiramente é preciso propor uma tese. Proponha logo na introdução (divisor de águas). 4 a 6 linhas é um tamanho bom para introduzir. 3 frases.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
By Búzios Slides Avanço automático LIBERDADE PARA VOAR.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

O Reverso da Mídia (A Era da Insensatez)

Mude para nossa operadora, temos os melhores planos. Troque de carro! Troque de tevê! Troque de celular! Mude para nossa operadora, temos os melhores planos. Beba mais cerveja! ... 24 horas por dia, 07 dias da semana.

pois vivemos na Era da Insensatez. Não estranhe se amanhã, na abertura do Jornal Nacional, anunciarem o velório da coerência, pois vivemos na Era da Insensatez.

Na sociedade consumista, quem não consome não existe. “Consumo, logo existo.” Na sociedade consumista, quem não consome não existe.

William Bonner, certa vez, equiparou o telespectador do Jornal Nacional a Homer Simpson, um sujeito burro e preguiçoso, cujo passatempo preferido consiste em ficar no sofá assistindo tevê, comendo rosquinhas e bebendo cerveja. Segundo Bonner, o brasileiro médio teria dificuldade de "entender notícias complexas e pouca familiaridade com siglas como BNDES”. Fonte: Folha Online, 06/12/2005

O mais preocupante, porém, não é o fato de termos como editor-chefe e apresentador do maior telejornal do país alguém que nivela milhões de telespectadores com “Homer Simpson”...

E se William Bonner tiver razão? A pergunta que devemos nos fazer é: E se William Bonner tiver razão? Como foi que alcançamos tal condição? A quem interessa que continuemos assim...?

A televisão amolece o corpo. A televisão amolece o espírito.

No Brasil, segundo o Almanaque Ibope, as pessoas veem, em média, 5 horas de tevê por dia.

que compra quando e o que lhe mandam comprar... O sonho dos atuais diretores televisivos é ter como audiência uma imensa massa acrítica, sem uma real capacidade de análise. Um público que não pensa, que não questiona, que é facilmente manipulado, que compra quando e o que lhe mandam comprar...

Propagandas Propagandas Propagandas: Compre Beba Consuma Exista!

E chega mais um domingo, e o que já era ruim consegue a proeza de ficar ainda pior... O que dizer do Domingão do Faustão?

tombos que machucam... E o que dizer de suas vídeo-cassetadas? Pancadas que ferem, tombos que machucam...

e já tinha inventado a televisão, que ensina a desprezar o distante.” “O ser humano ainda não tinha aprendido a amar o próximo e já tinha inventado a televisão, que ensina a desprezar o distante.” Millôr Fernandes Escritor e cartunista

ATENÇÃO: Esta apresentação será interrompida por alguns minutos. Voltaremos logo após os “Reclames do Plim-Plim”...

Beba com moderação.

“Uma série de estudos demonstra que, no Brasil, os jovens bebem cada vez mais e, ainda por cima, começam mais cedo. “É simplesmente risível imaginar que eles (os jovens) teriam mais cautela apenas ouvindo aquela rápida frase de alerta depois do sensualíssimo anúncio com mulheres estupendas.” Gilberto Dimenstein Colunista da Folha de SP e Rádio CBN

Embriague-se “com moderação”...

E o que dizer de Pedro Bial, quando se dirige aos participantes do Big Brother chamando-os de “nossos heróis” e “nossos mártires”? Quão deturpados os conceitos de heroísmo e martírio transmitidos. A que ponto chegamos!

Escola pública localizada no sertão pernambucano: Não há acabamento nas paredes. Há um ano sem merenda escolar. O banheiro está interditado.

Não seria mais sensato qualificar de heróis e mártires os nossos professores...?

Eles que, quase sem nenhum reconhecimento, e em condi- ções tão adversas, tentam manter acesa a chama do saber e do conhecimento.

Heróis e heroínas são também os pequeninos alunos com seus chinelos gastos, muitas vezes obrigados a percorrer longas distâncias a pé para chegar à sala de aula...

É o mínimo que um formador de opinião deveria fazer. Bial, junte a produção do BBB e vá assistir ao documentário “Pro Dia Nascer Feliz”, que aborda a situação da educação no Brasil. É o mínimo que um formador de opinião deveria fazer.

seja nas periferias de qualquer capital. Quem sabe o próximo “reality show” possa mostrar a dura realidade de muitos professores e alunos da rede pública: seja no sertão nordestino, seja nas periferias de qualquer capital. Aí, sim, teríamos um show de realidade.

Enquanto professores e escolas se esforçam para formar cidadãos, a televisão fabrica consumidores, fabrica tolos.

Em outubro*, mês das crianças, o valor gasto no Brasil em publicidade dirigida ao público infantil foi de, aproximadamente, R$ 210 milhões. * (ref.:2006) Neste mesmo período, foram investidos no Programa Federal de Desenvolvi- mento da Educação Infantil (FNDE), cerca de R$ 28 milhões. FONTE: Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A televisão transforma crianças da mais tenra idade em consumidores.

Os olhos, por exemplo, praticamente não se mexem. Diante da tevê, o telespectador está fisicamente inativo. Dos seus sentidos, trabalham somente a visão e a audição, mas de maneira extremamente parcial. Os olhos, por exemplo, praticamente não se mexem.

Os pensamentos estão praticamente inativos: não há tempo para raciocínio consciente e para fazer associações mentais, já que a atividade cognitiva está muito lenta. Isso ficou evidenciado em pesquisas sobre os efeitos neurofisiológicos da tevê (SETZER,2005).

O eletro-encefalograma e a falta de movimento dos olhos de uma pessoa vendo televisão indicam um estado de desatenção, de sonolência, de semi-hipnose.

fazem com que o cenário seja semelhante a uma sessão de hipnose. O piscar da imagem, os estímulos visuais exagerados e contínuos, e a passividade física do telespectador, fazem com que o cenário seja semelhante a uma sessão de hipnose.

Na leitura, é preciso produzir uma intensa atividade interior: num romance, imaginar o ambiente e os personagens; num texto filosófico ou científico, associar constantemente os conceitos descritos.

A tevê, pelo contrário, não exige nenhuma atividade mental: as imagens chegam prontas, não há nada para associar. Não há possibilidade de pensar sobre o que está sendo transmitido...,

... porque a velocidade das mudanças de imagem, de som e de assunto impedem que o telespectador se concentre e acompanhe a transmissão conscientemente.

e não nas crianças ou no futuro da nação. Infelizmente, a televisão vem ocupando um crescente papel na transmissão dos caminhos da infância. As emissoras e os anunciantes assumiram tal incumbência pensando no seu próprio lucro imediato, e não nas crianças ou no futuro da nação.

Mude de operadora: nós temos os melhores planos. Troque de carro. Compre outro celular. Mude de operadora: nós temos os melhores planos. Beba mais cerveja.

Compre!

Beba!

E agora... Rede Bobo e você, tuuuudo a ver! Um show de bola pelas eliminatórias da Copa 2014: Uzbequistão x Nicarágua! Rede Bobo e você, tuuuudo a ver!

E no horário nobre: Deborah Secco de calcinha e sutiã, dá recorde de audiência à novela "Paraíso Tropical" (Fonte: Folha de SP)

E no nobre horário: Com a “Dança do Poste” de Flávia Alessandra, a novela “Duas Caras” alcança 40 pontos no Ibope pela primeira vez.

“Zorra Total”: o segundo programa mais assistido pelo público infantil “Zorra Total”: o segundo programa mais assistido pelo público infantil... há dez anos no ar!

Propagandas Propagandas Propagandas: Compre! Consuma! Possua!

E agora... vamos dar aquela espiadinha...

É dia de paredão: “Se você quer eliminar fulaninho, ligue... Se você quer eliminar fulaninha, ligue...” Maldade tirar assim o dinheiro dos pobres e dos pouco instruídos!

“Passarinho quer dançar, o rabicho balançar porque acaba de nascer... Tchu, tchu, tchu, tchuuu!”

...

Quão vazia uma vida pode se tornar...

Que infância estamos construindo? Que juventude estamos formando? Pense nisso.

ADAPTAÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS Formatação: peregrino & cabeça de ovo Tema musical: Insensatez (Tom Jobim)