dos tráfegos comerciais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Advertisements

A ECONOMIA AÇUCAREIRA.
Mapa das redes no Brasil
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
MERCANTILISMO.
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
América Latina Professora Rosaine Lima
CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte)
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
Capitulo 5: Ponto 2.
Professor Bruno Barreira
A aplicação do Absolutismo e As Grandes Navegações
1 – Conquista ou Descobrimento: “A visão Eurocêntrica da História.”
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
História dos Portugueses no Mundo
O Comércio à Escala Mundial
A Economia Açucareira.
História dos Portugueses no Mundo
A atividade agrícola e o espaço agrário
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
EXPANSÕES TARDIAS.
Os Domínios de Filipe II
Antigo sistema Colonial
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
As treze colônias O primeiros colonos ingleses a desembarcar no continente americano eram os puritanos. Eles fundaram na costa atlântica uma colônia chamada.
Expansão Marítimo-Comercial Européia
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Organização Econômica do Brasil Colonial Grupo 7 – Capítulo 11
Professor Edley
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
Sentido da colonização na América
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Fluxos Migratórios.
A Colonização Inglesa Ideias Gerais:
Colonização das Américas
EBI da TORREIRA Cristina Peixinho Nº3 Elisabete Silva Nº6 João Soares Nº8 Joice Pereira Nº11 Disciplina H.G.P Professora da disciplina: Carla Bernardes.
AMÉRICA DO NORTE Antes da independência, os Estados Unidos era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto.
A AMÉRICA ESPANHOLA Profª Helena Profº Gugu.
O Continente americano
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
Objetivos Centrais: Entender a inserção da América no contexto mundial da europeização; Compreender a exploração das terras americanas por parte das potências.
Mercantilismo Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas económicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e os finais do.
Escravidão Brasil Colônia.
América Central.
Colonização Africana Colonização Africana.
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
Prof. Dr. Fábio Carlos da Silva
Etapa 2 – A devastação da Mata Atlântica
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Aulas do dia 23/27 de Setembro.
Portugal na Europa do Antigo Regime
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
GEOGRAFIA O processo de desenvolvimento do capitalismo Ensino Médio.
Pau BRASIL & CICLO DO AÇUCAR
Formação Econômica do Brasil
O Brasil colonial A escravidão colonial.
As colônias da América Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
O sentido da colonização brasileira e as razões do êxito
A independência dos Estados Unidos
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan.
A PRESENÇA PORTUGUESA EM ÁFRICA
Transcrição da apresentação:

dos tráfegos comerciais O peso da agricultura e dos tráfegos comerciais Trabalho realizado por: Vera Neto nº 20

Introdução Com este trabalho, vamos poder relembrar um tema especifico que foi abordado no 8ºano. O tema que vamos abordar é sobre a importância da agricultura e os tráficos comerciais do Antigo Regime na primeira metade do século XVIII.

A economia na europa Nos séculos XVI e XVIII assistiu-se ao nascimento de uma economia à escala mundial, marcada pelo desenvolvimento do comércio. contudo, apesar da intensificação dos tráficos comerciais, a principal atividade económica do antigo regime continuou a ser a agricultura.

O peso da agricultura A economia do antigo regime foi uma economia em que predominava a agricultura. Na agricultura: -A nobreza e o clero eram os proprietários das terras, mas com pouca disponibilidade para investir e modernizar as explorações; -Os sistemas de cultivo eram pouco eficazes e ainda utilizavam a técnica do pousio, e muitas das alfaias agrícolas eram de madeira;

-A carga fiscal sobre os camponeses era elevada; -Alguns camponeses não trabalhavam em terras que não eram deles e por esse motivo não faziam investimentos. Em algumas regiões do norte da europa, nomeadamente na Inglaterra e nos países baixos as exigências da produção manufatureira e da atividade mercantil proporcionaram o desenvolvimento da agricultura e da criação de gado. Assim a produção agrícola começou a ser não só para consumo próprio mas também para a venda comercial. Era o inicio do mercantilismo do mundo rural.

O peso dos tráficos comerciais A colonização do continente americano por Espanhóis e Portugueses nos séculos XVI e XVIII, e pelos Holandeses, Ingleses e Francês nos séculos XVII e XVIII, originou um intenso tráfico comercial naquele continente e na Europa. Para o crescimento das produções que constituíam o desenvolvido desse comercio – açúcar, algodão, chão, café, rum e outras -, os mercadores portugueses e europeus estenderam as rotas do tráfico ao continente africano.

No continente africano era obtida a mão-de-obra escreva, base da economia assente nos produtos coloniais. Comércio triangular atlântico. A complementaridade da economia mundial: “ É com os escravos da África que cultivamos a América e é com as riquezas da América que fazemos o comércio da Ásia.”

O mapa representa as rotas do comércio atlântico, que apresenta uma configuração aproximada de um triângulo, com os vértices na Europa, na África e na América. Daí a designação do comércio triangular pela qual ficou conhecido na história.

Conclusão Com a realização deste trabalho podemos concluir, que apesar dos tráficos comerciais se terem intensificado, a economia do antigo regime era predominante agrícola. Com este trabalho podemos assim relembrar um dos temas abordados no 8º ano.

Bibliografia http://www.slideshare.net/batistarato/o-antigo-regime-1132621; http://www.slideshare.net/helenamfernandes/agricultura-no-antigo-regime; NEVES Pedro Almiro, MAIA Cristina e BATISTA Dalila; Clube de história 8, Porto editora, s.d. Fim!