As fogaças JOANA AZEVEDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas.
Advertisements

Professora Lúcia Brasil
APRENDENDO A PLANEJAR Para qualquer atividade que se pretenda desenvolver, é importante realizar um planejamento para se ter clareza de onde se quer chegar,
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
MÃE MÁ.
S.Martinho Rafael Santos 9ªA Nr. 26 Escola EB 2,3 da Pontinha.
"GERAÇÃO SAÚDE" Alunos da EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA - São Paulo
CULINÁRIA.
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
FESTA JUNINA.
Alô, galera! Podemos dizer que a Geografia é a ciência que estuda as relações dos homens entre si, ou seja, as relações sociais, culturais, políticas.
... Uma imagem BAHIA... Uma imagem... Um sabor !... Um lugar! Voltar.
Resolução de Problemas
INDÚSTRIA PANIFICADORA
E quando os antibióticos não funcionam
Com muito amor, da nossa família para a sua.
BOLOS E TORTAS EXCLUSIVAS "BY CARMEN"
Molho de Iogurte com Hortelã
Centro-Oeste Nomes: Raul, Priscila, Natália P., Nédison, Mateus, Nicholas, Natalia C., Rafaela. Série: 7ªA.
Dicas Úteis. Problema com formigas: coloque casca de pepino junto à saída das formigas.
BOLO DE CASCA DE ABÓBORA
BOLO DE CASCA DE BANANA.
Trabalhar a massa pão COMO UM VERDADEIRO ARTISTA
MÃE MÁ.
Instituto Hidrográfico
Microrregião de Varginha
CONHECENDO O CENTRO -OESTE GOIANO
Escola M. E. F. Maria Quitéria
Pólo de Educação pelo Trabalho General de Ex. Humberto de S. Mello
Informática – Professora Christiane Turma 11 – Professora Patrícia
Teatro O BOLO DA MAMÃE.
DESEJA UM FELIZ NATAL PARA VOCÊ!
FESTIVAL DE PIZZAS FESTIVAL DE PIZZAS. FESTIVAL DE PIZZAS FESTIVAL DE PIZZAS.
Especial Dia das Mães.
Cálculos estequiométricos
Pudim de Morango com Gengibre
Isabel Barrionuevo Almuzara
AS MINHAS SOBREMESAS PREFERIDAS
A Festa do Senhor da Serra A Capela onde se realiza a missa: por ser muito pequena as pessoas assistem à missa no largo.
Berinjela em Conserva - ½Kg de Berinjela refogada no azeite - 1 Cebola picada - 3 Tomates picados s/ pele e s/ sementes - ½Kg de Pimentão vermelho refogado.
LIVRO DE RECEITAS DA TURMA: 123
BOLOS DIFERENTES E DELICIOSOS
Nome: Leticia de Deus Data: 13/08/2014 Ano:4ºano Integral
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 02)
TROCAS DE CALOR E O CALORÍMETRO
1. Um calorímetro contém 200ml de água, e o conjunto está à temperatura de 20°C. Ao ser juntado ao calorímetro 125g de uma liga a 130°C, verificamos que.
FESTA DE SÃO JOÃO.
GNOCCHI Marta Neiva Fonseca. Índice Gnocchi – HistóriaHistória Gnocchi - ReceitaReceita Gnocchi - Passo a PassoPasso a Passo Gnocchi – FilmeFilme Marta.
Esta é a festa mais importante do concelho. Realiza-se no dia 20 de Janeiro que é Feriado Municipal. Gostaríamos de te contar a história desta Festa. Festa.
Texto prescritivo Receita.
MOTHER’S DAY O Green AM realizou diferentes atividades para essa data especial. O grupo fez lindos cartões para as mommies usando tocas de mestre cuca.
Filé de Lombo João André Benato Luiz Carlos Cardoso.
BOLO DE CHOCOLATE COM PUDIM DE LEITE EM BANHO-MARIA
João e Johann Imigrantes Alemães T.41.
Aproveitamento integral de Alimentos
Panetone.
Receitas Hambúrguer Bolacha Macarrão Rapadura Risolis.
Receitas da Maria Espero que gostem.
Química na Cozinha: Reações Químicas.
4º A - manhã.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL NA ESCOLA PROPOSTAS DE EMENTAS DO 7º J Diana Anselmo Beatriz Ribeiro Daniela Jerónimo Lídia Silva.
BÉLGICA. TRADIÇÕES A culinária belga aproveita muito bem os recursos do país. A Antuérpia oferece as enguias; Liège, tordos (pequenas aves como os sabiás)
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Planejamento das necessidades de material MRP.
Faculdade Maurício de Nassau
o Ingredientes Ingredientes o 1º Passo – fazer a massa 1º Passo – fazer a massa o 2º Passo – preparar a cozedura 2º Passo – preparar a cozedura o 3º Passo.
Texto escrito: o texto instrucional
Tipologia Textual: Textos Instrucionais Definição Exemplos 1/2
Ementa biológica Primavera/VERÃO Sopa: Ingredientes: 1 abóbora hokaido 2 cebolas médias 2 dentes de alho 1 folha de louro azeite q.b. 1 c. sopa de sal.
LUGAR SABOR IMAGEM. Moqueca Capixaba (para 6 pessoas) Ingredientes 1,5kg de peixe fresco (robalo, badejo, papa-terra, ou namorado) 3 maços de coentro.
BOLIVIA. DADOS PRINCIPAIS: ÁREA: KM²; CAPITAL: LA PAZ (ADMINISTRATIVA) E SUCRE (CONSTITUCIONAL, JUDICIAL); POPULAÇÃO: 9,62 MILHÕES (ESTIMATIVA.
Transcrição da apresentação:

as fogaças JOANA AZEVEDO

Receita de Fogaça de Santa Maria da Feira Para o Fermento: 200 g Farinha T55 120 ml de água morna 50 g Fermento fresco de padeiro Para a Massa: 600 g de farinha T55 150 g de açúcar 10 g de sal 120 g de manteiga sem sal 3 ovos 2 g de canela em pó (+/- meia colher de café) raspa de limão (+/- meia colher de café

Preparação: Dissolve-se o fermento na água tépida e junta-se cerca de 200 g de farinha de trigo até se obter uma massa relativamente mole, que se deixa levedar entre 15 minutos a meia hora conforme a temperatura ambiente. Depois, adiciona-se o açúcar com a canela, o sal, os ovos, a raspa de limão, a manteiga e a farinha.Deixa-se fermentar o tempo necessário para a massa dobrar de volume. A seguir, pega-se na massa, divide-se ao meio e molda-se cada uma das partes num rolo comprido semelhante a uma serpente, isto é, mais espesso num dos lados. Espalma-se este rolo com a mão, ficando uma tira que se começa a enrolar pelo lado mais largo, resultando numa pirâmide. À medida que se vão enrolando, vão-se colocando as pirâmides num tabuleiro forrado com um pano polvilhado com farinha onde voltam a crescer (entre 30 minutos e 1 hora). Pincelam-se com ovo batido e, com uma tesoura, dão-se 4 golpes no topo da pirâmide de que resultarão as "torres do castelo". Introduzem-se as fogaças no forno quente a (200º, o ideal era um forno de lenha), 15 minutos depois, tiram-se para fora, à mão, separam-se as "torres do castelo", permitindo assim que o calor penetre no interior das fogaças, cozendo-as uniformemente. Voltam ao forno para acabar de cozer.

FESTA DAS FOGACEIRAS A Festa das Fogaceiras é uma festividade popular tradicional no concelho de Santa Maria da Feira em Portugal. Com mais de cinco séculos, esta antiga tradição revive o voto feito pela comunidade a São Sebastião para que livrasse a região da peste. Desse modo, anualmente, a 20 de Janeiro, a Fogaça da Feira é entregue ao santo, conservando a tradição. Reza a lenda local que, durante quatro anos a tradição foi quebrada e a peste regressou. Diante de tal acontecimento, ainda hoje a população cumpre à risca o voto e dá vida a uma das mais antigas tradições do país.