GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana
Advertisements

A Nova Ordem Mundial.
A Guerra Fria.
A GEOGRAFIA DO PODER.
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
Guerra Fria Geografia.
O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO
Socialismo.
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
GEOPOLÍTICA ESTUDA AS RELAÇOES DE PODER QUE SE DÃO NO ESPAÇO
Regionalização por nível de Desenvolvimento
Regionalização do Espaço Geográfico Mundial
Políticas Mundiais: Os BRIC’s
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR BRICS.
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Regionalização por nível de Desenvolvimento
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
Brasil de 1964 a 1985 Ditadura Militar. ATOS INSTITUCIONAIS.
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA NAS AMÉRICAS
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
 A ordem internacional que se inicia após a II Guerra Mundial  O sistema que se procurou edificar em 1945, na Conferência de S. Francisco, apresentava.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
EUA PÓS-GUERRA FRIA Prof. Alan Carlos Ghedini
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
Estados Unidos.
Globalização e Blocos Econômicos
Relações Internacionais Noções básicas Fonte: ELÍBIO JÚNIOR; MATOS, 2006.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
Política Externa Brasileira
BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE
Capitalismo versus Comunismo
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
Doutrina Monroe A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente estadunidense James Monroe (1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro.
GEOPOLÍTICA MUNDIAL.
Estabilidade e instabilidade num mundo unipolar
Marcio Alves – 2º Semestre 2014
Hegemonia dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentação vestuário e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem paralelo Causas.
O mundo dividido na era da Globalização
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Acordo nuclear muda o jogo no Oriente Médio Jornal Mundo – 3ª edição Reportagem de capa Páginas 6 a 9.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
1 INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS - RI (a) Conceituação, Histórico, Sistema de Estados, Política Interna e Externa, Bipolaridade e Multipolaridade,
Características do capitalismo e Características do socialismo. Capitalismo Economia de Mercado (o preço aumenta ou abaixa de acordo com a Lei da Oferta.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Causas da hegemonia atual dos EUA
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Transcrição da apresentação:

GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE

AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO INÍCIO DO SÉCULO XXI Durante a Guerra Fria=> uma das principais preocupações da humanidade era a possibilidade de uma guerra nuclear entre as superpotências. Fim da Guerra Fria => os Estados Unidos assumiram o papel de potência hegemônica nos planos econômico, político e militar. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

O que faz dos Estados Unidos uma potência hegemônica? a influência exercida, de algum modo, sobre os outros países; a imposição da sua política; a interferência nos sistemas de regras no âmbito das relações internacionais; o fato de moldar o sistema mundial de acordo com sua visão e seus interesses; ter força política e militar dominante. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

EM SÍNTESE INFLUÊNCIA CULTURAL; PODERIO ECONÔMICO: 20% PIB MUNDIAL; PODERIO MILITAR. CRISE FINANCEIRA/2008 = REDUÇÃO DOS GASTOS MILITARES E RECESSÃO = ASCENSÃO DA CHINA.

Nova Ordem Mundial - 1990 Multipolaridade econômica: EUA X União Europeia X Japão x China. Ascensão do Japão Monopolaridade militar: EUA (?). Conflitos/focos de tensão. Conflito Leste x Oeste cedeu espaço ao conflito Norte x Sul (**) Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

Divisão Norte-Sul Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Fonte: Elaborado pelos autores com base em: Atlas nacional do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2000. p.20. A divisão Norte-Sul é delimitada por uma linha sinuosa. Os países desenvolvidos estão situados de um lado da linha, a maior parte ao norte, e os subdesenvolvidos encontram-se ao sul.

Início do século XXI - Doutrina Bush Estratégias norte-americanas para: defender-se de modo preventivo e antecipado; estabelecer alianças com outros países para derrotar o terrorismo no mundo; não permitir a ascensão de qualquer país a uma situação de potência militar. Essa linha de ação poderá sofrer alterações com a chegada ao poder do presidente Obama, que, já ordenou, por exemplo, o fechamento da prisão de Guantánamo, em Cuba Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

Causas da hegemonia atual dos EUA Desarticulação da URSS. Difusão de valores tido como absolutos: livre mercado e a democracia liberal. Influência das grandes empresas norte-americanas (as multinacionais). Abertura comercial apenas para aliados. Desarticulação da União Européia como força militar. Capacidade de articular recursos para levar a cabo intervenções militares múltiplas e em cenários diferentes.

A pax americana: estratégias e doutrinas para conservar a hegemonia mundial Difusão e manutenção dos valores americanos como se universais fossem. Os EUA após o fim da Guerra Fria passam a ser os guardiões da segurança internacional. Os EUA passam a se empenhar na assinatura de tratados que limitem a proliferação de armas nucleares. Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares – pressões sobre a Índia, Paquistão e Israel e outros não signatários.

A disputa pela hegemonia Dois novos atores geopolíticos fortes neste final da primeira década do século XXI – a Rússia e a China. China – crescimento econômico vigoroso desde os anos 1980; intensas relações político-econômicas com países de diversos continentes; uma das principais potências comerciais e econômicas do mundo atual. Rússia – crescimento econômico apoiado nas exportações de petróleo e busca por papel mais atuante no cenário político-militar. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

A disputa pela hegemonia Preocupação constante dos EUA com o abastecimento de recursos naturais fundamentais para sua economia (petróleo, por exemplo). Imposição de padrões tecnológicos americanos ao restante do mundo. Apoio à pax americana em organismos multilaterais: FMI e Banco Mundial. Presença, mediação e participação ativa na solução dos conflitos internacionais. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

Márcio Baraldi Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva UMA NOVA GUERRA FRIA?

Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Carlos Tadeu de Carvalho Gamba Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Fonte: Instituto de Pesquisa da Paz de Estocolmo, 2007.

Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva * Purchasing Power Parity Fonte: 2005 International Comparison Program, dec. 2007 – The World Bank. Disponível em: [http://siteresources.worldbank.org/ICPINT/Resources/ICPreportprelim.pdf]. Acesso em: mar.2008.

Combate ao terrorismo internacional Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, o combate ao terrorismo se tornou uma das prioridades do Ocidente em termos político-militares. O combate vem sendo realizado por meio de diversas ações lideradas especialmente pelos Estados Unidos e por países da Europa. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

Águia abatida, 2001, de Waldomiro de Deus. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Águia abatida, 2001, de Waldomiro de Deus.

Algumas ações de combate ao terrorismo: maior rigor no controle do fluxo de imigrantes; estabelecimento de leis que autorizam governos a prender, sem julgamento e por tempo indeterminado, pessoas suspeitas de atos terroristas; promulgação de leis que permitem aos órgãos de segurança do governo rastrear e-mails e grampear ligações telefônicas. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva