Teoria da Aldeia Global

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 25/03/11 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS Sérgio Lira ABRAÇO.
Redes e computadores I Aula 01: Definição e classificação de redes.
Sustentabilidade nos Projetos Techint Engenharia e Construção
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
A gestão por confiança surge como decorrência de uma complexidade e incerteza crescentes. Globalização - Não se trata de competir em nível local e nacional,
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
Da sociedade dos mídias à sociedade em midiatização
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Marshall Mcluhan
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
A evolução do Telefone.
Aldeia Global Daniel Fontoura Guilherme Gonçalves 1.
Profª Karina Oliveira Bezerra
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
Comunicação oral em palavra eletrônica cantada
Educação.
GLOBALIZAÇÃO.
A Mídia e suas diversas faces
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A SOCIEDADE
Nasceu em 21 de Julho de 1911 no Canadá Morreu em 31 de Dezembro de Formou-se na universidade de Manitoba (Bacharelado em 1932 e mestrado em literatura.
Globalização: Boa ou ruim?.
O aluno elaborando conceitos
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
A criação artística e a obra de arte
Criando ambientes comunicativos Repórter Brasil. Estudos de recepção e comunicação comunitária COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA Produção de forma de comunicação.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Sociedade de Massa Sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de comportamento generalizados, na produção em larga.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Há muitas formas de compreender a tecnologia. Uma é dizer que é um método ou uma técnica criada pelo homem para tornar seu trabalho.
MÉTODOS E TECNICAS EM ERGONOMIA
Teoria filosófica da arte.
1.3 Comunicação e indivíduo
TEM FÍSICA NO SEU CAMINHO Uma breve introdução ao excitante Mundo da Física.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Unidade 1: Socialização e outros processos culturais –Um elemento fundamental para que o processo de socialização tenha sucesso é a comunicação –Os meios.
Introdução à Administração
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
LABAN Rudolf Von Laban sistematizou a dança e o movimento humano. Teve fundamental importância na democratização do corpo através da dança (ou seja, aproximou.
GLOBALIZAÇÃO Pode ser considerada a nova expressão para um fenômeno antigo, para a organização de empresas e economias em escala planetária MUNDIALIZAÇÃO.
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
MEIOS DE COMUNICAÇÃO CHARGE E TELEVISÃO.
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
O que é a Indústria Cultural?
Aspectos positivos Aspectos Negativos
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
Teorias e Técnicas de Comunicação
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Informação e comunicação na perspectiva da cibernética.
Immanuel Kant
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
O Nascimento de uma Estrela
Herbert Marshall McLuhan ( ). Visão geral  Filósofo da linguagem canadense.  É autor dos conceitos “O meios é a mensagem”; “aldeia global” e.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
o paradigma midiológico
Transcrição da apresentação:

Teoria da Aldeia Global Marshall McLuhan e os meios de comunicação como extensões do homem

O Contexto e o autor Marshall McLuhan (1913-1980) – estudou engenharia, mas fez mestrado em Cambridge (Inglaterra), na área de Filosofia. Professor de Literatura. Teoria da Comunicação – Aldeia Global, desenvolvida durante a década de 60, quando trabalhava na Universidade de Toronto (Canadá). Década de 1960 – Crescimento do uso dos meios de comunicação de massa. Eles se tornam cada vez mais comuns nas casas das pessoas (TV, por exemplo). Extremamente respeitado nos anos 60, principalmente nos meios publicitário. Redescoberto mais recentemente, em virtude dos 40 anos de sua obra clássica “Os meios de comunicação como extensões do homem” (1969). Outras obras essenciais: “A Galáxia de Gutenberg” (1962) e “O Meio é a Mensagem” (1967) Diferente dos outros autores, que focalizam o “meio”, ele focaliza a “mensagem”.

As etapas de evolução cultural Tribalização (oralidade) Destribalização (escrita / imprensa) Retribalização – Aldeia Global (meios eletrônicos - TV )

A Aldeia Global “Depois de três mil anos de explosão, graças às tecnologias fragmentárias e mecânicas, o mundo ocidental está implodindo. Durante as idades mecânicas, projetamos nossos corpos no espaço. Hoje, depois de mais de um século de tecnologia elétrica, projetamos nosso próprio sistema nervoso central num abraço global, abolindo tempo e espaço (...). Estamos nos aproximando rapidamente da fase final das extensões do homem: a simulação tecnológica da consciência, pela qual o processo criativo do conhecimento se estenderá coletiva e corporativamente a toda a sociedade humana”. (McLuhan, Os Meios de Comunicação com Extensões do Homem, p. 19) Eletricamente contraído, o globo já não é mais do que uma vila. A velocidade elétrica, aglutinando todas as funções sociais e políticas numa súbita implosão, elevou a consciência humana de responsabilidade a um grau dos mais intensos (...). Esta é a idade da angústia, por força da implosão elétrica, que obriga ao compromisso e à participação, independentemente de qualquer ponto de vista”. (Ibidem)

Princípios da teoria de McLuhan: Os meios de comunicação são extensões dos sentidos humanos – a capacidade de um meio atingir seu público depende do número de canais sensórios em que ele atue; A Galáxia de Gutenberg – homem concentra a recepção na “visão”. O conhecimento é adquirido sem intermediação humana, causando o desaparecimento do sentimento de comunidade espiritual;

Aldeia Global – o surgimento dos meios eletrônicos tornou a comunicação um ato capaz de reproduzir a simultaneidade plural do pensamento. Cria-se uma “aldeia tribal” de escala planetária. O meio é a mensagem - “toda tecnologia cria um ambiente humano totalmente novo” (Ibidem, p. 10)

Meios quentes e meios frios: Meios quentes são aqueles que prolongam um único sentido humano (rádio e fotografia, por exemplo). Meios frios permitem uma participação dos receptores, pois envolvem mais sentidos (TV, por exemplo). O surgimento de um meio transforma o outro em arte.

“O telefone é um meio frio, ou de baixa definição, porque ao ouvido é fornecida uma magra quantidade de informação. A fala é um meio frio de baixa definição porque muito pouco é fornecido e muita coisa deve ser preenchida pelo ouvinte. De outro lado, os meios quentes não deixam muita coisa a ser preenchida ou completada pela audiência” (Ibidem, p. 38).

Críticas à McLuhan Obra que responde ao anseio tecnológico dos EUA; Aldeia Global pode ser uma forma preconceituosa de interpretar a atualidade, apagando as características locais e as comunidades distantes da tecnologia; Acaba com a concepção de “massa”. Os meios são inocentes, pois são parte (extensão do homem). Umberto Eco critica a frase “o meio é a mensagem”, pois ela desconsidera a capacidade de interpretação do receptor.