Saúde Oral para Proveedores de Atenção Primária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Advertisements

Software Básico Silvio Fernandes
Tumores cutâneos.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
O Planejamento Social de um Galinha
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Sumário 28 Teoria do produtor
Pediatria Ambiental Rio de Janeiro – maio/09
Seja Líder De Si Mesmo.
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Auditoria de Segurança da Informação
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
“Desafios”. “Desafios” Vamos fazer uma “viagem” por meio de algumas imagens interessantes... O porque da mão no bolso... Apresentação...
DIABETE MELLITUS.
Este Porto Fólio estará presente no seguinte site: Criado por Francisco Nogueira.
TEATRO “O DENTINHO” EB/1 JI S.GONÇALO
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Apresentação do projeto – reunião de pais
A importância dos Dentes
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isentos de conhecer e difundir a mensagem... 
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
AS MENTIRAS MAIS CONTADAS.
ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS
1.- Caminha de 10 a 30 min. todos os días.... Sorrindo enquantro caminhas. 2.- Ora na intimidade com Deus pelo menos 10 min. cada dia. Em segredo, se.
Higiene Bucal.
COMO CHEGAR AO CORAÇÃO DE UMA MULHER
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
Salas de Matemática.
RELAXA... ESCUTA... E ADMIRA ! - AUTOMÁTICO -.
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
A nossa Biblioteca recebeu o Kit SOBE e, desse modo, dá início à participação no Projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares. É um Projeto da responsabilidade.
O Hipocondríaco Um hipocondríaco vai ao médico e pergunta:
O mundo sem as mulheres Arnaldo Jabor
Por: Karlla Siqueira Tristão
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Top. Esp. em Teoria e Análise do Discurso
Pág 1, 2, 3, 4, 5, 6 ok.
ANEDOTA JCA.
Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação
EDUCAÇÃO EM SAUDE III ALUNA: SIMONE GAIRA MOURA PROFESSORA: CATARINE GRISA DISSIPLINA: EDUCAÇÃO EM SAUDE III TRABALHO: PROJETO DE ATIVIDADE PRÁTICA ATIVIDADE.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
CÁRIE DENTARIA.
GENGIVITE.
CÁRIES Nesta apresentação iremos ver como é importante mantermos uma boa higiene bucal, para conservar um bom sorriso e prevenir as cáries.
CÁRIE DENTÁRIA PAULA NADINE PAHL SEAC- ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Escola Seac- Escola de Educação Profissional Prof: Nilzo Machado
O que é o câncer de boca? É um tumor maligno que pode ser encontrada nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca. Como ele se desenvolve?
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem... 
Identificando Oportunidades
Jaime Vinícius de Araújo Cirilo- Engenharia de Produção
Câncer de boca.
PREVENÇÃO DAS DOENÇAS BUCAIS
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
JANE MARLUZA DOS SANTOS PROF. NILZO MACHADO INFORMÁTICA I SEAC/ EAD
Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
A maneira certa de escovar os dentes
HIGIENE BUCAL.
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Cárie Dentária O que é e como prevenir.
Saúde Bucal na Rede Mãe Paranaense. Saúde Bucal na Rede Mãe Paranaense.
Transcrição da apresentação:

Saúde Oral para Proveedores de Atenção Primária Leo Ndiangang Achembong, BDS, MPHc Department of Global Health, University Washington I’d like to welcome everyone to the I-TECH Clinical Seminar Series. We have with us today Leo Ndiangang Achembong. Before we begin, I’d like to ask all the sites to type in how many participants are at their sites.   Leo Ndiangang Achembong is a dentist and an MPH degree candidate in the Department of Global Health at the University of Washington. He worked for seven years in Cameroon, West Africa, providing dental care in resource deprived settings and leading the dental services of the Cameroon Baptist Convention Health Board. He also started a school brushing program for elementary school children which has 6000 children currently enrolled in several schools in Cameroon. Thank you Leo for being here with us today. You can now begin your presentation.

Alguns Factos sobre a Saúde Oral Segundo a OMS, 60 - 90% das crianças a nível mundial tem cáries A incidência de cancro oral estima-se em 10 casos por cada 100,000 na população na maioria dos países 40 - 50% das pessoas HIV positivas têm infeções orais fúngicas, bacterianas ou virais, que com frequência aparecem cedo na infeção por HIV. Os cuidados curativos dentais constituem uma carga económica importante para muitos países de altos ingressos, onde 5-10% do gasto da saúde publica está relacionado com a saúde oral.

A saúde oral afeta a saúde geral e a qualidade de vida: A perdida dos dentes afeta a alimentação e a fala. Dor dental severo resulta em: Redução da produtividade no trabalho, Dias de escola perdidos nas crianças, Muitas horas perdidas para visitar o dentista, E uma carga financeira enorme. As desfigurações provocadas por vários tipos de lesões dentais afetam psicologicamente tanto a pessoas jovens como adultos.

Enfoque Comum dos Fatores de Risco Fonte da Imagem: Sheiham A, Watt RG: The Common Risk Factor Approach: a rational basis for promoting oral health. Community Dent Oral Epidemiol 2000; 28: 399–406, Figure 9.

Fonte da Imagem: http://www.drdefelice.com Secção do Dente Fonte da Imagem: http://www.drdefelice.com

Qual é o diagnóstico? Fonte da Imagem : http://www.emedicine.medscape.com

Qual é o diagnóstico? Resposta: Pólipo da polpa Fonte da Imagem : http://www.emedicine.medscape.com

Fonte da Imagem : http://doctorspiller.com Qual é o diagnóstico? Fonte da Imagem : http://doctorspiller.com

Fonte da Imagem : http://doctorspiller.com Qual é o diagnóstico? Resposta: Cárie Dental Fonte da Imagem : http://doctorspiller.com

Qual é o diagnóstico? Uma mulher de 25 anos vem no seu consultório e queixa-se da mudança da cor dos seus dentes. Ela está preocupada pelas bandas castanhas que tem aparecido nos seus dentes e diz que o escovado não os faz mais brancos. A foto a esquerda resulta de uma das rações mais comuns para ter dentes descolorados. Qual acha você que é a causa?

Qual é o diagnóstico? Resposta: Manchas provocadas pela Tetraciclina Uma mulher de 25 anos vem no seu consultório e queixa-se da mudança da cor dos seus dentes. Ela está preocupada pelas bandas castanhas que tem aparecido nos seus dentes e diz que o escovado não os faz mais brancos. A foto a esquerda resulta de uma das rações mais comuns para ter dentes descolorados. Resposta: Manchas provocadas pela Tetraciclina

Qual é o diagnóstico? Uma mulher de 21 anos queixa-se de feridas dolorosas na sua boca. Ela disse que tem tido o mesmo problema muitas vezes antes e que usualmente desaparece depois de alguns dias. Ela disse que tem observado que as feridas aparecem cada vez que ela tem testes na escola e que a sua mãe tem a mesma queixa algumas vezes. Estas lesões são comummente encontradas na mucosa dos lábios, bochechas, chão da boca, sulco e dorso da língua Qual é o seu diagnóstico?

Qual é o diagnóstico? Resposta: Úlceras aftosas recorrentes Uma mulher de 21 anos queixa-se de feridas dolorosas na sua boca. Ela disse que tem tido o mesmo problema muitas vezes antes e que usualmente desaparece depois de alguns dias. Ela disse que tem observado que as feridas aparecem cada vez que ela tem testes na escola e que a sua mãe tem a mesma queixa algumas vezes. Estas lesões são comummente encontradas na mucosa dos lábios, bochechas, chão da boca, sulco e dorso da língua Qual é o seu diagnóstico? Resposta: Úlceras aftosas recorrentes

Qual é o diagnóstico? Um homem de 19 anos entra no seu consultório e queixa-se de placas brancas no palato que se associam a sensação de queimadura quando come comida picante. Você também observa que tem rachaduras que irradiam desde o ângulo da sua boca. Ele disse que não tem estado em tratamento antibiótico prolongado e que não conhece que tenha outra condição medica. Quais são algumas das condições sistémicas que você começaria a pensar?

Qual é o diagnóstico? Resposta: Diabetes e infeção por VIH Um homem de 19 anos entra no seu consultório e queixa-se de placas brancas no palato que se associam a sensação de queimadura quando come comida picante. Você também observa que tem rachaduras que irradiam desde o ângulo da sua boca. Ele disse que não tem estado em tratamento antibiótico prolongado e que não conhece que tenha outra condição medica. Quais são algumas das causas sistémicas que você começaria a pensar? Resposta: Diabetes e infeção por VIH

Qual é o diagnóstico? Um homem de 40 anos entra no seu consultório com a mão esquerda no maxilar esquerdo e parece ter dor severo. Ele disse que não tem dormido nas ultimas duas noites. Ele também disse que o seu vizinho da farmácia local deu-lhe alguns comprimidos para pôr no molar inferior que tem estado a doer tanto. Qual e o diagnóstico da lesão que mostram as fotografias?

Qual é o diagnóstico? Resposta: Queimadura por Aspirina Um homem de 40 anos entra no seu consultório com a mão esquerda no maxilar esquerdo e parece ter dor severo. Ele disse que não tem dormido nas ultimas duas noites. Ele também disse que o seu vizinho da farmácia local deu-lhe alguns comprimidos para pôr no molar inferior que tem estado a doer tanto. Qual e o diagnóstico da lesão que mostram as fotografias? Resposta: Queimadura por Aspirina

Qual é o diagnóstico? Um homem de 50 anos apresenta-se com queixa de dor no pré molar superior direito. No exame você observa uma “espinha” na gengiva adjacente ao pré molar superior direito. Que acha que está a suceder e que deveria fazer você?

Qual é o diagnóstico? Resposta: Furúnculo gengival (Parulus) Um homem de 50 anos apresenta-se com queixa de dor no pré molar superior direito. No exame você observa uma “espinha” na gengiva adjacente ao pré molar superior direito. Que acha que está a suceder e que deveria fazer você? Resposta: Furúnculo gengival (Parulus)

Qual é o diagnóstico? Um homem de 60 anos apresenta-se e disse que a sua esposa tem se queixado durante anos que ele faz muito barulho com os seus dentes quando dorme. Ele está muito preocupado porque incomoda a esposa com o barulho a noite. Nos últimos meses os seus dentes tem se tornado muito sensíveis à agua fria. Que acontece com os dentes deste homem?

Qual é o diagnóstico? Resposta: Desgaste Um homem de 60 anos apresenta-se e disse que a sua esposa tem se queixado durante anos que ele faz muito barulho com os seus dentes quando dorme. Ele esta muito preocupado porque incomoda a esposa com o barulho a noite. Nos últimos meses os seus dentes tem se tornado muito sensíveis à agua fria. Que acontece com os dentes deste homem? Resposta: Desgaste

Qual é o diagnóstico? Uma mulher de 45 anos tem os dentes como mostra a foto. Ela disse que os seus dentes são sensíveis as bebidas frias o quentes e a comida. Ela também disse que tem tomado soda frequentemente pelos últimos vinte anos. Ela desfruta mais quando dá voltas á bebida na boca. Ela sempre prefere tomar soda entre comidas. Que está a acontecer aqui?

Qual é o diagnóstico? Resposta: Erosão Uma mulher de 45 anos tem os dentes como mostra a foto. Ela disse que os seus dentes são sensíveis as bebidas frias o quentes e a comida. Ela também disse que tem tomado soda frequentemente pelos últimos vinte anos. Ela desfruta mais quando dá voltas á bebida na boca. Ela sempre prefere tomar soda entre comidas. Que está a acontecer aqui? Resposta: Erosão

Qual é o diagnóstico? A foto mostra outro tipo de lesão que vai causar sensibilidade nos dentes. Esta paciente está muito preocupada pela aparência dos seus dentes. Isto, combinado com a sensibilidade que sente quando toma bebidas frias ou quentes, tem incomodado a ela desde um tempo atrás. Que acha você está a acontecer aqui?

Qual é o diagnóstico? Resposta: Abrasão A foto mostra outro tipo de lesão que vai causar sensibilidade nos dentes. Esta paciente está muito preocupada pela aparência dos seus dentes. Isto, combinado com a sensibilidade que sente quando toma bebidas frias ou quentes tem incomodado a ela desde um tempo atrás. Que acha você está a acontecer aqui? Resposta: Abrasão

Uma mulher de 20 anos entra no seu consultório e queixa-se de odor na boca. Ela está muito preocupada porque os seus amigos afastam-se dela cada vez que está a falar. Ela continua a dizer que tem visitado muitos dentistas, que têm feito limpezas dos seus dentes e asseguram que o odor definitivamente não está a vir da sua boca. Quais são algumas causas possíveis do odor na sua boca?

Eu estou muito agradecido a Michael A Eu estou muito agradecido a Michael A. Khan, Professor e Chefe do Departamento de Patologia Oral e Maxilofacial da Escola de Medicina Dental da Universidade de Tufts pela autorização para usar as imagens das slides 9-17. Obrigado

Listserv: itechdistlearning@uw.edu Email: DLinfo@uw.edu Thank you for attending the session. Please enter the number of participants who attended today’s session at your site.   We will email answers to the questions we were unable to get, to the Distance Learning listserv. If you have additional questions, please email them to the listserv. That listserv is: itechdistlearning@uw.edu. If you would like to be added to this listserv, please contact DLinfo@uw.edu.

Working with communities in the health care response to HIV Terça feira, Novembro 2 Working with communities in the health care response to HIV Alvaro Bremejo, MD, MPH & Gitau Mburu, MB.Ch.B, DTM&H, MPH