Aula 15 – Sartre e o Existencialismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Advertisements

FILOSOFIA – INDIVÍDUO E SOCIEDADE
FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.
Dois modos de ler a Bíblia.
Características da liberdade em Sartre
SOCIEDADES TRIBAIS..
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
A Concepção Objetiva da Arte
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?.
Assunto: existencialismo Obj: Compreender a relação existente entre determinismo e liberdade. Descrever os fenômenos históricos que contribuiriam para.
ESTOICISMO.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
FILOSOFIA.
Origem e nascimento da Filosofia: histórico grego
Pelas Portas do Coração
 .
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO
QUEM SOU EU?.
O existencialismo de Sartre
Protesto feminista ??? 2:24
Prof. Dr. Evilázio Teixeira
Dissolva-se na existência…
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
A QUESTÃO DA LIBERDADE Colégio Adventista da Cohab
Existencialismo – Parte II
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
GÊNERO.
Amor e Sexualidade.
1 – Por que falar sobre Dons Espirituais?
Inteligências que percorreram, construíram e herdaram de si mesmas tudo o que a expressão humana fantasticamente pode conceber, não nos cabe mais a fundação.
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
O Universo diz SIM Esther e Jerry Hicks.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
A Filosofia Existencialista
JEAN PAUL SARTRE.
JEAN – PAUL SARTRE Profª MÁRCIA FABIANI AULA 24
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
FILOSOFIA.
Palavra de Vida Março de 2008.
Somos realmente livres? Cap 19 – pág 236 a 245
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
VIVER.
Aulas Específicas Filosofia A Aulas 5 e 6
O QUE É FILOSOFIA ?.
LITURGIA DO 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM
...cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Pelas Portas do Coração
Carreira, identidade e outros eus
TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
Prof. Edi Carlos Marques
DEUS… posições, respostas, inquietações.
Autres Dimensions – Frases 01/12 Irmão “K” – 01/04/2011 A Liberdade, depois de tudo, é apenas um conceito que vai se aplicar, segundo seus desejos, suas.
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
‘Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher,
O bem mais precioso.
PELAS PORTAS DO CORAÇÃO
ESCOLA DE CRESCIMENTO Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
Filosofia / sociologia.  Discussão atual...  Biologia/genética define completamente ou adequadamente o gênero do indivíduo?
Professora Rosana Rossatto. Geralmente, classificamos aquilo que podemos ver, tocar, sentir, ou seja, o que faz parte do mundo da matéria. Chegamos até.
Transcrição da apresentação:

Aula 15 – Sartre e o Existencialismo

Existe uma natureza humana? Jean-Paul Sartre (Paris, 1905 – 1980) Existe uma natureza humana? Há um sentido na vida?

A existência humana precede a essência Não existe uma natureza humana explique o ser humano. Todo o significado da vida e todos os valores só existem porque o homem os cria.  Não faz sentido perguntar pelo sentido da vida. O homem tem que criar este sentido.  O homem não pode apenas ser, no sentido de existir no mundo, mas precisa fazer-se.  Ateísmo radical: Não se pode considerar que há um Deus, que precede o homem, e que lhe fornece um conjunto de valores e um sentido para se viver.

Não há também uma natureza feminina ou masculina (Simone de Beauvoir). “Ninguém nasce mulher. Torna-se mulher [...] Até os doze anos a menina é tão robusta quanto os irmãos e manifesta as mesmas capacidades intelectuais; não há terreno em que lhe seja proibido rivalizar com eles. Se, bem antes da puberdade e, às vezes, mesmo desde a primeira infância, ela já se apresenta como sexualmente especificada, não é porque misteriosos instintos a destinem imediatamente à passividade, ao coquetismo, à maternidade: é porque a intervenção de outrem na vida da criança é quase original e desde seus primeiros anos sua vocação lhe é imperiosamente insuflada.” Simone de Beauvoir - O Segundo Sexo

Liberdade e responsabilidade O homem está condenado à liberdade: a liberdade é algo que se impõe a todo homem como a base da existência humana. Nós somos completamente responsáveis pelas nossas escolhas, mas cada escolha que fazemos também diz respeito a quem nos cerca. O homem percebe o mundo através daquilo que lhe interessa. Logo, a cada momento cada homem percebe uma coisa e ignora tudo o que está a seu redor. O que você nota quando entra na escola?

Ativismo Político “O quietismo é a atitude das pessoas que dizem: os outros podem fazer aquilo que eu não posso fazer. A doutrina que vos apresento é justamente a oposta ao quietismo, visto que ela declara: só há realidade na ação”. História das Grandes Ideias do Mundo Ocidental. vol IV, p. 894. São Paulo: Abril Cultural, 1972.

Porém, se realmente a existência precede a essência, o homem é responsável pelo que é. Desse modo, o primeiro passo do existencialismo é o de pôr todo o homem na posse do que ele é e de submetê-lo à responsabilidade total de sua existência. Assim, quando dizemos que o homem é responsável por si mesmo, não queremos dizer que o homem é apenas responsável por sua estrita individualidade, mas que ele é responsável por todos os homens. (...) Ao afirmarmos que o homem se escolhe a si mesmo, queremos dizer que cada um de nós se escolhe, mas queremos dizer também que, escolhendo-se, ele escolhe todos os homens. De fato, não há um único dos nossos atos que, criando o homem que queremos ser, não esteja criando, simultaneamente, uma imagem do homem tal como julgamos que ele deva ser. Sartre. O Existencialismo é um Humanismo.