Resultados das Políticas

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Transcrição da apresentação:

Resultados das Políticas de Trânsito no RS

| Balada Segura - 3 anos | Objetivo | Público-Alvo Reduzir o número de acidentes de trânsito, com ênfase na fiscalização da alcoolemia e na conscientização sobre seus riscos. Política pública de Governo integrada e contínua, promovendo ações de fiscalização, educação, comunicação e mobilização da comunidade. | Público-Alvo Indiretamente a população gaúcha e diretamente os condutores de veículos, sobretudo nos períodos em que são verificados altos índices de acidentes relacionados à ingestão de bebida alcoólica.

| Balada Segura - 3 anos | Histórico 2011 Fevereiro até setembro - Piloto em POA: teste somente em condutores que aparentavam ter ingerido bebida alcoólica ou que admitiam a ingestão. Setembro: início da 2ª fase - POA: todos os condutores fazem o teste. 2012 Mais 7 municípios aderem à Balada: Canoas, Alegrete, Ijuí, Guaíba, Esteio, Erechim e Passo Fundo. Lei n. 13.963/2012 (Institui a Operação Balada Segura. Torna-se uma Política Pública de Estado). 2013 Mais 12 municípios aderem: Rio Grande, Pelotas, Uruguaiana, Santana do Livramento, Alvorada, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Santa Cruz, Carazinho, Cruz Alta, Eldorado do Sul e São Leopoldo. São criados os Comitês Municipais da Balada Segura. 2014 Mais 24 municípios: Bagé, B. Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Caxias do Sul, Estância Velha, Gravataí, Itaqui, Jaguarão, Lajeado, N. Hamburgo, Portão, Rio Pardo, S. Vitória do Palmar, Santiago, S. Ângelo, S. Borja, S. Lourenço do Sul, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Tapes, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão. Serão criados mais Comitês Municipais da Balada.

| Balada Segura - 3 anos | Número de municípios com a Operação Projeção 2014: prevê-se capacitação dos agentes de fiscalização. Estarão aptos para identificar sinais característicos do uso de álcool e entorpecentes pelos condutores.

| Balada Segura - Resultados Período: 04/02/11 a 31/12/13

| Infrações consistentes Aumento de autuações com base no art. 165 do CTB (dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência)

| Redução de Acidentes com Vítimas Fatais | Balada Segura - 3 anos | Redução de Acidentes com Vítimas Fatais 2010 2013 Var % RS 1.949 1.770 -9,2% RS Vias Municipais 794 687 -13,5% POA Vias Municipais 137 121 -11,7% POA Vias Municipais nas Noites e Madrugadas 75 47 -37,3%

| Operação Viagem Segura | Fiscalização nos feriados - Proclamação da República 2011 até Ano Novo 2014

| CNH Social - 1ª edição 7 mil vagas oferecidas; Política inclusiva: houve reseva de vagas para mulheres e negros; Vagas para os serviços de primeira habilitação (20%), adição de categoria (20%) e mudança de categoria (60%). Foco no mercado de trabalho; Mais de 170 mil inscrições; 77% das inscrições são do gênero feminino; Segunda chamada, para preenchimento das vagas remanescentes, em andamento. Resultado final: 25/02/14

| Observatório Estadual de Trânsito Criado por meio do Decreto Estadual nº 49.674/2012, de 09/10/2012 Competências: I - Qualificar acompanhar os aspectos qualitativos e quantitativos da situação do trânsito no Estado; II - levantar, avaliar e divulgar os indicadores das ações da área de trânsito; 2014: Consolidação do Observatório Estadual; Integração com sistemas da Secretaria de Segurança Pública, representada pela Polícia Civil e pelo IGP (em tratativa entre os órgãos) Dados mais qualificados sobre os acidentes, apontando causas e subsidiando políticas públicas mais contundentes.

Dados sujeitos a alterações | Acidentalidade Fatal no RS | Fechamento 2013 - série histórica dos acidentes e óbitos no trânsito Governo Atual Redução de 9,4% nos óbitos entre 2010 e 2013. Redução de 5,1% nos óbitos entre 2012 e 2013. Dados sujeitos a alterações

Crescimento anual médio: 6,8% Crescimento anual médio: 3,8% | Evolução: frota, condutores e população no RS Crescimento anual médio: 0,4% Crescimento anual médio: 6,8% Crescimento anual médio: 3,8% * IBGE

| Série histórica dos índices de acidentalidade – vítimas por frota Cada 10 mil veículos Redução de 25,7% no índice

| Meta da ONU de redução de óbitos até 2020 ± 1.612 Projetado 2.501 Meta ONU 1.993 1.984 Real De acordo com nossas projeções, foram salvas 517 pessoas em 2013 e estaríamos cumprindo a meta estabelecida pela ONU para a Década de Ação para Segurança no Trânsito. * De 2000 a 2006 os valores foram estimados

Departamento Estadual de Trânsito DETRAN/RS www.detran.rs.gov.br www.baladasegura.rs.gov.br www.facebook.com/baladasegura www.detran.rs.gov.br/decadars www.youtube.com/detranrsoficial Twitter - @detranRSoficial presidencia@detran.rs.gov.br