Danças Africanas Dança do Siriá Dança do Congo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TUDO O QUE HÁ AQUI VOCÊ ESTUDOU DURANTE TODO O SEMESTRE.
Advertisements

A representação do negro e da escravidão no século 19
Festa do divino O portal.
PROJETO: FESTA JUNINA.
ESTADO DE MATO GROSSO.
1ª Visita 12/09/2006.
No quintal de Seu Zeca, pouco antes do início do ensaio e mais tarde que a hora marcada para que este começasse, Seu Zeca falava a Seu Dola da necessidade.
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
Após o almoço foi-se em cortejo buscar em suas respectivas casas a “Princesa Velha”, a “Princesa Nova”, a “Rainha Nova”, o “Príncipe Velho”, o “Príncipe.
4ª Visita Festa de doze pra treze. 12/05/2007. Cheguei na Festa do dia doze pra treze, que é assim chamada pelos membros do grupo de Congado, às vinte.
Desta rua retornamos até chegar à Igreja. Ao nos aproximarmos desta, o sino tocava anunciado a chegada da banda para o início da celebração. Neste percurso.
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
Escola Municipal Antonio José Paniago
Imigrantes Alemães Prof: Marceli T. 43 Laura e Sarah.
Tempo de paz, amor e alegria.
Moda Africana.
Danças Africanas.
Curiosidades e Simpatias das festas juninas!
SÃO JOÃO.

O Neolítico A idade da pedra polida
Alemães Turma 42 Professora Marceli Anita, Luísa e Rafaela k.
Gauchismo Culto e prática.
A CONGADA DE ILHABELA NA FESTA DE SÃO BENEDITO
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
História da Capoeira Instituto Federal Farroupilha - 2° Seminário de Ed. Física – 1°B Téc. Agropecuária Professora : Camila Goulard Peres 13/4/2011.
3ª Visita Festa do Rosário /10/2006.
A origem da Cultura Brasileira.
VAMOS CONHECER MELHOR, ALGO SOBRE NOSSA TRADIÇÃO??
Ritmos Afro-brasileiros
SÃO JOÃO.
As principais características dos africanos são a musicalidade e suas danças que são compostas por diferentes ritmos e instrumentos. A criatividade dos.
PORTIFÓLIO VIRTUAL MÚSICA
FESTA JUNINA.
Moisés Santiago, Paulo Shell, Leandro Costa E Tatiana Leite
A vida quotidiana do camponês no século XIII
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Ritmos Afro-brasileiros
Festas religiosas do nordeste João ernesto n 16 5b.
A Paz do Senhor! Estamos no 4º trimestre de 2014 e o tema da revista é Milagres do Antigo Testamento, tendo o Pastor Samuel Ferreira, Presidente da Assembleia.
O perigo de perder a si próprio
MANIFESTAÇÕES RITMICAS REGIONAIS- NORTE
Xote & Coco de roda Maykon Wanderley Leite Alves da Silva
Mês de Maio.
São Benedito, o Negro.
Danças. Ciranda e Frevo..
FESTA DE SÃO JOÃO.
AUTOMÁTICO TUMULTO NO NATAL.
Profa. Msc. Ana Lúcia Fontenele
 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS- CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS 522 B  CAMILA BARROS N° 02  GRACE BARBOSA N° 08.
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Cateretê FAIXA 7 DO CD “MATRIZ BRASIL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.
Flávia Abreu Farias 4°ano A
Imigrantes Alemães Prof Marceli André e Eduardo t41.
“Queremos um mundo de paz em que todas as nações lutem
DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLA : E.M.E.F ANGELO CHIELE
Trabalho de Geografia Alunos: Stefany Maier, Rafaella Freitas, Sthefany Juliana, Pablo Lopes Profª: Viviane Série: 1 ano ‘A’ Tema:Região Sudeste.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CULTURA DOS NEGROS.
CATEQUESE COM ADULTO.
Danças Folclóricas e Populares
Ensino Fundamental, 6º ano
 Analisei as práticas musicais dos cristãos, na pesquisa de campo verifiquei o que há nas proximidades do templo, existem outras igrejas cristãs bem.
O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães
Folclore do RN Danças e Altos..
Ritmos Brasileiros e seus instrumentos de percussão *EDGAR ROCCA
Dança da cultura afro-brasileira
Sob o aspecto histórico o título de Nossa Senhora da Guia tem sua origem na Igreja Ortodoxa, onde a Santíssima Virgem é invocada sob o nome “Odigitria”,
Folclore e cultura popular maranhense
Danças africanas 25/11/11.
Transcrição da apresentação:

Danças Africanas Dança do Siriá Dança do Congo

A origem e a importância das danças africanas: A dança originou-se na África como parte essencial da vida nas aldeias. ela acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade grupal. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam círculos em volta dos bailarinos. Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança, nascimento, morte, plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses uma colheita farta.

Dança do Congo O Congado originou-se na África no país do Congo, inspirando-se no Cortejo aos Reis Congos que era uma expressão de agradecimento do povo aos seus governantes. Ao receber a colonização portuguesa, vários africanos foram trazidos para o Brasil para serem escravos e acabaram trazendo esta tradição e mesclando com a cultura local.

No Brasil o Congado é celebrado em várias localidades como Cametá/PA, no Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Sul, Armação de Itapocoroy/SC, Catalão/GO, Atibaia/SP, Mogi das Cruzes/SP, Santo Antônio da Alegria/SP, Machado/MG, São João del-Rei/MG, Uberlândia-MG, São Sebastião do Paraíso/MG, São Gonçalo do Sapucaí-MG, Pedro Leopoldo-MG dentre outras.

Em Minas Gerais além da devoção a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Há também a devoção da santa, conhecida como protetora do lar, Santa Efigênia. Em Pirenópolis, Goiás, o congado faz parte da Festa do Divino Espírito Santo, desde o início da festa em 1819.

O Culto O congado, também chamado de congo ou congada mescla cultos católicos com africanos num movimento sincrético. É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música. Ocorre em várias festividades ao longo do ano, mas especialmente no mês de outubro, na festa de Nossa Senhora do Rosário. O ponto alto da festa é a coroação do rei do Congo.

Na celebração de festas aos santos, onde a aclamação é animada através de danças, com muito batuque de zabumba, há uma hierarquia, onde se destaca o rei, a rainha, os generais, capitães, etc. São divididos em turmas de números variáveis, chamados ternos. Os tipos de ternos variam de acordo com sua função ritual na festa e no cortejo: Moçambiques, Catupés, Marujos, Congos, Vilões e outros.

Instrumentos musicais usado na dança do congo: Os instrumentos musicais utilizados são a cuíca, a caixa, o pandeiro, o reco-reco. Ocorre em várias festividades ao longo do ano, mas especialmente no mês de outubro, na festa de Nossa Senhora do Rosário. O ponto alto da festa é a coroação do rei do Congo. Pandeiro Cuíca Caixa Reco reco

Origem da Dança do Siriá Também chamado pelos estudiosos como "a dança do amor idílico", a mais famosa dança folclórica de Cametá é uma das manifestações coreográficas mais belas do Pará. Do ponto de vista musical, é uma variação do batuque africano com alterações sofridas através dos tempos que a enriqueceram de maneira extraordinária. Contam os estudiosos que os negros iam para o trabalho quase sem alimento algum. só tinham descanso no final da tarde quando podiam caçar e pescar. Como a escuridão dificultava a caça na floresta, os negros iam para as praias tentar capturar alguns peixes. A quantidade de peixes, entretanto, não era suficiente para atender a todos. Certa tarde, entretanto, como um verdadeiro milagre, surgiram na praia, centenas de siris, que se deixavam pescar com a maior facilidade, saciando a fome de todos. como esse fato passou a se repetir todas as tardes, os escravos tiveram a idéia de criar uma dança em homenagem ao acontecimento extraordinário. Já que chamavam cafezá para a plantação de café, arrozá, para a plantação de arroz e canaviá, para a plantação de cana, passaram a chamar siriá para o local onde todas as tardes pescavam siris, com os quais preparavam o alimento diário.

COREOGRAFIA Com um ritmo que representa uma variante do batuque africano, a "dança do siriá" começa com um andamento lento. Aos poucos, à medida que os versos vão se desenvolvendo, a velocidade cresce, atingindo ao final um ritmo quase frenético. A "dança do siriá" apresenta uma rica coreografia que obedece às indicações dos versos cantados sendo que, no refrão, os pares fazem volteios com o corpo curvado para os dois lados.

HISTÓRIA DO VESTUÁRIO A "dança do siriá" apresenta os dançarinos com trajes enfeitados, bastante coloridos. As mulheres usam belas blusas de renda branca, saias bem rodadas e amplas, pulseiras e colares de contas e sementes, além de enfeites floridos na cabeça. Já os homens, também descalços como as mulheres, vestem calças brancas ou escuras e camisas coloridas ou de uma cor com as pontas das fraldas amarradas na frente. Eles usam ainda um pequeno chapéu de palha enfeitado com flores que as damas retiram, em certos momentos, para demonstrar alegria, fazendo volteios.

INSTRUMENTOS MUSICAIS Tal como a "dança do carimbó", os instrumentos típicos utilizados são dois tambores, maracá, banjo e etc. O canto é puxado por dois cantadores e acompanhado muitas vezes por todos os dançantes. Maracá Banjo Tambor

Veja um pouco a dança do Siriá:

Legal a nossa aula de hoje não foi turma Legal a nossa aula de hoje não foi turma? Aprendemos um pouco mais sobre a dança do congo e a dança do siriá que são de origem africana. Tchau e até a próxima semana!