André Oliveira
Scania buses and coaches 100 years
Estratégia de Sustentabilidade SCANIA
Mudança Climática – Não Se, mas Quanto!
Emissões Locais NOx (Óxido de Nitrogênio) Smog + Chuva Ácida Material Particulado Riscos à Saúde
Parte do Problema ou da Solução?
Uso de Combustível Fóssil 97% de todo transporte mundial utiliza combustível derivado de Petróleo 7
Transporte Sustentável 3 … formas de reduzir CO2 dos Transportes: 1. Menos Transporte … 2. Melhor Eficiência Energética … 3. Mais Biocombustíveis … Como reduzir emissões? De um ponto de vista teórico, isto é fácil … há apenas 3 formas possíveis: 1 – Menos Transporte 2 – Melhor eficiência energética (Híbridos) 3 – Mais bicombustíveis 8
Mobilidade - O Maior Desafio das Cidades
Transporte Público - Prioridade
Emissões de CO2 (gramas/passageiro-km)
Visão da Scania para a Sustentabilidade Emissões de CO2 por tonelada-km 1. Logística (BRT, BRS Verde) 2. Elemento Humano 3. Tecnologia do veículo 4. Bio-combustíveis (Etanol) Potencial – 50% 2000 2020
Opinião pública e políticas Alavancando uma nova mentalidade global Opinião pública e políticas
Legislação Estado de São Paulo Lei Estadual de Mudanças Climáticas 13.798/2009 Corte de 20% das emissões dos GEE - Gases de Efeito Estufa - até 2020. Transporte maior responsável pela queima de combustíveis fósseis e responsável por cerca de 50 % das emissões de CO2 no Estado Transporte Coletivo sustentável como grande objetivo
Legislação Cidade de São Paulo Lei Municipal de Mudanças Climáticas 14.933/2009 Redução de 30% das emissões de GEE - Gases de Efeito Estufa - nos próximos quatro anos Redução progressiva do uso de combustíveis fósseis nos ônibus: 10% ao ano até substituição total – 100% da frota operando com combustível renovável não fóssil em 2018
Legislação Cidade do Rio de Janeiro Lei Municipal de Mudanças Climáticas 5.248/2011 Redução das emissões de Gases de Efeito Estufa: 8% até 2012; 16% até 2016; 20% até 2020 Prioridade ao transporte coletivo Incentivo a combustíveis renováveis de baixo carbono
Imagem e Regulamentação Criando Demanda Clientes de nossos Clientes e Imagem Serviços Públicos “Verdes" Governo Consumidores
Scania e Etanol UMA BREVE HISTÓRIA
Anos Oitenta Desenvolvimento
Anos Noventa Operação Comercial
Novo Milênio Expansão e Internacionalização November 2010
Estágio Atual Consolidação e o Futuro
Estágio Atual Consolidação e o Futuro
Segredo Revelado A tecnologia
Por que Ciclo Diesel? Componentes comuns aos motores diesel da linha. Ignição por compressão significa alta eficiência. Eficiência motores Scania: Diesel: Até 44% Etanol: Até 43 % Motor Potência (hp@rpm) Torque (N.m@rpm) Etanol 270 @ 1.900 1.200 @ 1.100 - 1.400 Diesel 1.250 @ 1.100 - 1.400
Níveis de Emissões - Padrão Europeu Scania ethanol bus 1989 Scania ethanol bus 1998 Scania ethanol bus 2007
Níveis de Emissões (g/kWh)
Níveis de Emissões (g/kWh)
Desafio Substituindo diesel
Combustíveis Renováveis Etanol Biodiesel Biogas Eletricidade Bio-Hidrocarbonetos 30
Alternativas de Combustíveis Renováveis Características Etanol Biodiesel Biogás Bio HC Hidrogênio Capacidade de Produção Emissões Locais Redução CO2/GEE Impacto no Veículo Facilidade de Manuseio Comercialmente Disponível Sim Não Positivo Negativo Muito alto Alto Médio Baixo Muito Baixo André R. de Oliveira Buses & Coaches Latin America November 2010 31 31
Etanol para Ciclo Diesel ED95 - Etanol para motores com ignição por compressão (ciclo diesel). Composição por volume: 95.6% - Etanol Hidratado 4.4% - Componente Facilitador de ignição, Inibidor de corrosão. Aditivos lubrificantes. Não é classificado como tóxico, perigoso ou explosivo % em volume
Conteúdo de Energia Etanol
O Que Muda na Operação
Operação com Etanol
Operação com Etanol
Conclusões
Disponibilidade Local
Ônibus a etanol em Estocolmo desde 1989 Qualidade do ar: Mais de 6 ton de particulados evitados/ano Gases de efeito estufa: Mais de 44 000 ton de CO2 evitados/ano Até 90% menos CO2 fóssil com tecnologia existente.
Experiência em Etanol da Scania 1 Tecnologia existente pode reduzir emissões - aqui e agora… 3 conclusões 2 Etanol pode ser usado em larga escala para operações comerciais... 3 Biocombustíveis são eficientes em termos de custo total …
André Oliveira