Por Veridiana B. B. Corrêa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras de Linguagem.
Advertisements

Figuras de Linguagem “Palavras“
Denotação, Conotação e Polissemia
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Figuras de Linguagem - Sintaxe -
Profª Cláudia Rodrigues
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
Figuras de Linguagem Por Anna Frascolla Design por Bruna Frascolla.
FIGURAS DE SINTAXE SÃO RECURSOS ESTILÍSTICOS DE EXPRESSÃO CRIADOS COM BASE NA CONSTRUÇÃO SINTÁTICA DOS ENUNCIADOS. As figuras de sintaxe são muito utilizadas.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
Figuras de Linguagem 1.
Figuras de Linguagem Comparacao, metafora, metominia eufemismo sinestesia antitese paradoxo ironia personificaçao.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSOR JESWESLEY MENDES.
Introdução à estilos e figuras de linguagem
Aliteração- repetição de sons consonantais (consoantes)
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Recursos estilísticos. O texto literário diferencia-se dos demais pelo emprego recorrente da linguagem conotativa, que torna possível a exploração dos.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª. Karen Olivan.
FIGURAS DE SINTAXE - frases -
FIGURAS DE LINGUAGEM JN Profª. Luciana Balduíno.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
As figuras de linguagem nos textos:
Estrutura e composição
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
EXERCÍCIOS FIGURAS DE LINGUAGEM
Figuras de linguagem ou estilo
FIGURAS DE LINGUAGEM 1 - Figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos especiais de que vale quem fala ou escreve, para comunicar.
Figuras de linguagem.
FIGURA DE LINGUAGEM(ou de retórica)
* Figuras de sintaxe *.
São recursos que tornam as mensagens mais expressivas.
Principais Figuras de Linguagem.
Agora que já relembramos, vale lembrar também que o sentido figurado faz parte da nossa língua, do nosso modo de falar, e é com esse sentido que nos.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
TEXTO LITERÁRIO, NÃO LITERÁRIO E FIGURAS DE LINGUAGEM
FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem são certos recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem,
GRAMÁTICA Prof. Glauberto Nascimento
São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
LINGUAGEM LITERÁRIA Figuras de Linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGENS Profª. Patrícia.
Figuras de Linguagem.
Figuras de linguagem.
Figuras de Construção ou sintaxe
Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
" Louvai ao Senhor porque Ele é bom" (Salmo 117,1)
FIGURAS DE LINGUaGEM.
DIZ-ME, ANTÓNIO.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
UNIUBE 1° Seminário de integração Etapa VI
Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.
Figuras de Linguagem 1.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Figuras de Linguagem Figuras de Pensamento.
  Língua Portuguesa Recursos expressivos.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM II
Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os.
TIPOS DE VARIEDADES LINGUÍSTICAS O usuário da língua a emprega de acordo com as características específicas do contexto, da intenção, da região, dos.
Recursos utilizados pelo autor para produzir efeito de sentido destinados a tornar mais expressivos os enunciados.
LITERATURA BRASILEIRA
Figuras de linguagem.
Figuras de Linguagem.
Transcrição da apresentação:

Por Veridiana B. B. Corrêa FIGURAS DE LINGUAGEM Por Veridiana B. B. Corrêa Fonte: http://oficinaenem.files.wordpress.com/2011/12/figuras-de-palavras.gif

São recursos linguísticos que tornam mais expressivas as mensagens transmitidas nos textos. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.

Figuras de Som: •Aliteração: repetição ordenada de mesmos sons consonantais. EX: “Esperando, parada, pregada na pedra do porto.” •Assonância: repetição ordenada de sons vocálicos idênticos. EX: “Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrático do litoral.” •Paronomásia: aproximação de sons parecidos, mas de significados distintos. EX: “Eu que passo, penso e peço.”

Figuras de Construção •Elipse: omissão de um termo que será identificável pelo contexto. EX: “Na sala, apenas quatro ou cinco convidados.” (omissão de havia) •Zeugma: consiste na omissão de um termo que já apareceu antes na frase. EX: “Ele prefere cinema; eu, teatro” •Polissíndeto: repetição de conectivos ligando termos da oração. EX: “E sob as ondas ritmadas e sob as nuvens e os ventos e sob as pontes e sob o sarcasmo e sob a gosma e sob o vômito (…)”

•Inversão: mudança da ordem natural dos termos na frase. EX: •Inversão: mudança da ordem natural dos termos na frase. EX: “De tudo ficou um pouco. Do meu medo. Do teu asco.” •Silepse: concordância subdividida em 3 categorias: • De gênero “Vossa Excelência está preocupado” • De número “Os Lusíadas glorificou nossa literatura” • De pessoa “O que me parece inexplicável é que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que se derrete na boca.”

•Anacoluto: um termo solto na frase; é como se fosse uma mudança brusca de assunto. EX: “A vida, não sei realmente se ela vale alguma coisa.” •Pleonasmo: redundância para reforçar a mensagem. EX: “E rir meu riso e derramar meu pranto.” •Anáfora: repetição de uma palavra no início da frase. EX: “Amor é um fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer”

http://www.youtube.com/watch?v=Qbm2w_T4laY

Figuras de pensamento •Antítese: oposição de termos. EX: “Os jardins têm vida e morte.” •Ironia: um termo que tem o sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico. EX: “A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.” •Eufemismo: procura-se suavizar alguma afirmação desagradável substituindo expressões bruscas. EX: “Ele enriqueceu por meios ilícitos” (em vez de ele roubou) / “Ele partiu dessa para melhor” (em vez de, ele morreu)

•Hipérbole: ideia com finalidade enfática •Hipérbole: ideia com finalidade enfática. “Estou morrendo de sede”  (em vez de estou com muita sede) •Prosopopeia ou personificação: atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados. EX: “O jardim olhava as crianças sem dizer nada” •Gradação: ideias crescentes ou decrescentes EX: “Um coração chagado de desejos, latejando, batendo, restrugindo.” •Apóstrofe: interpelação enfática a alguém (ou alguma coisa personificada). EX: “Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus!”

Figuras de palavras •Metáfora: comparação sem a palavra como. EX: “Meu pensamento é um rio subterrâneo.” •Metonímia: substituição de termos que explora sempre alguma relação lógica entre eles. EX: “Não tinha teto em que se abrigasse”, (teto em lugar de casa) •Catacrese: por falta de um termo específico para designar um conceito, pega-se outro emprestado. EX: “O pé da mesa estava quebrado”

•Antonomásia: substituir um nome por uma expressão que o identifique com facilidade: EX: “…os quatro rapazes de Liverpool” (em vez de os Beatles) •Sinestesia: mistura de sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. EX: “A luz crua da madrugada invadia meu quarto”