O que é adequação vocabular?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Leonardo Queiroga
Advertisements

Prof. Richard Brunel Matias
ANÁLISE DE DISCURSO ENI P. ORLANDI
Alteridade.
Vícios de Linguagem.
Significação das palavras
LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA)
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
SEMÂNTICA.
Prof. Francisco Platão Savioli
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Denotação e Conotação.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Infinitivo Gerúndio Particípio
Coesão gramatical Coesão referencial.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
Linguística, Semântica e Terminologia
As relações entre palavras
Semântica dos tempos verbais
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
Desenvolvimento de Pessoas
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Ponto 3 Sintaxe e Semântica Semântica
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Linguagem e sentido E E Coronel Calháu Língua Portuguesa - Unidade 05
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Verbo Língua Portuguesa.
Capítulo 20 – Introdução à Semântica
Curso: Oratória Marketing Pessoal.
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Dicionário Terminológico
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
Procedimentos Gerais Centro Novas Oportunidades de Beiriz
Relação de sentido entre palavras
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
DESPEDIDA DO TREMA.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Coesão e coerência Coesão referencial.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Funções Caderno de Exercícios 2ª aula Nome
Capítulo 20 – Introdução à Semântica
REVISÃO PROVA MENSAL (9º Ano)
Processo de Decisão de Tomadas
Universidade Castelo Branco Rose Cléa Duarte. Semântica - ciência que estuda a significação; todo o processo de associação de significados. Como processamos.
Semântica Sinônimo São palavras ou expressões com sentidos parecidos ou próximos. Mulher Bonita.
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
Português Professora: Pollyanna Mattos.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Língua Estrangeira Moderna
Etapas de uma sequência didática
Lojas de Informática & eletrônicos
E.E.M. Francisco Holanda Montenegro
Português Instrumental REVISÃO
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Estudo da Língua Portuguesa
Conceitos Introdutórios
Os dez erros mais comuns
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
Relações entre palavras
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
LINGUAGEM LINGUAGEM UTILITÁRIA E LITERÁRIA DENOTAÇÃO Linguagem informativa, comum a todos. Objetiva um conhecimento prático, científico. A palavra empregada.
Transcrição da apresentação:

O que é adequação vocabular? É obter das palavras os melhores efeitos. É conseguir usar as palavras adequadas ao contexto em que elas são produzidas: para quem são produzidas, quem produz, com que finalidade, em que ambiente e momento. É conseguir usar as palavras corretamente e, como recurso, conseguir substituí-las por outras sem prejuízo de sentido.

A adequação ao referente Baseia-se na utilização de vocábulos gerais frente a vocábulos específicos. Por exemplo, a palavra ver, que tem emprego mais amplo que observar, contemplar, distinguir, espiar, fitar etc. O que é mais adequado? Pedro estava muito triste com a separação. Por isso, foi à praia, sentou-se na areia e viu o sol. Pedro estava muito triste com a separação. Por isso, foi à praia, sentou-se na areia e contemplou o sol.

Adequação ao ponto de vista Aqui serão levados em consideração os vocábulos positivos, neutros e negativos. Em Você me deu um café gelado, a palavra gelado assume valor negativo, entretanto, assume valor positivo em Depois do trabalho vamos tomar uma cerveja gelada?.

Adequação aos interlocutores Há, nesse critério, quatro tipos de seleção vocabular: Quanto à atividade profissional com o uso dos jargões; Quanto à imagem social de um dos interlocutores, ou seja, um chefe de estado se expressa como se espera dele; Quanto à idade com o uso de vocábulos modernos (luminária) ou antigos (abajur); Quanto à origem dos interlocutores com emprego do vocábulo regional (piá – criança).

Adequação à situação de comunicação Refere-se, ao uso de vocábulos formais ou informais e ainda aos estrangeirismos. Lembrando que palavras estrangeiras devem ser grafadas entre aspas nas redações e só devem ser usadas quando necessárias, ou seja, quando forem importantes para o entendimento; em uma situação de estilo ou quando não houver palavra equivalente na Língua Portuguesa.

Adequação ao código É relevante para esse critério a correção não só ortográfica, mas também semântica, respeitando os significados dicionarizados. Ressalta-se que os empregos “de moda” devem evitados, pois não contribuem para enriquecer um idioma, como colocar em lugar de apresentar e assumir em lugar de responsabilizar-se: - Vou colocar aqui um problema... - Se der errado, eu assumo...

Adequação ao contexto As situações textuais revelam-se nas relações desenvolvidas entre as palavras do texto. Por exemplo, se há relação de causa e efeito – tropeçar / cair; se há relação de finalidade – livro / estudar; se há relação de parte e todo – rei / xadrez; se há relação de sinonímia – aroma / perfume; se há relação de antonímia – entrar / sair; se há relação de unidade e coletivo – livro / biblioteca; se há relação de objeto e ação – cadeira / sentar e se há relação simbólica – pomba / paz.

Como adequar as palavras? Uma das formas de adequação vocabular, é a substituição de um termo por um hipônimo ou hiperônimo. Hiperônimo é uma palavra que apresenta um significado mais abrangente que o seu hipônimo, palavra com significado mais restrito. É o que acontece com as palavras doença (hiperônimo) e gripe (hipônimo).

Também podemos adequar bem as palavras usando e aplicando os conceitos de homonímia, paronímia, sinonímia, antonímia, conotação e denotação, discutidos em aulas anteriores. A adequação vocabular depende de uma boa escolha lexical.