Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos com Ensino Secundário da Chamusca Disciplina: Conservação da Natureza Professor(a): Isabel Horta Ano lectivo: 2009/2010 Data:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biomas brasileiros.
Advertisements

Agricultura e Meio Ambiente
VEGETAÇÃO.
BIOMAS BRASILEIROS.
DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS.
Incêndios.
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
Os ambientes continentais
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
INFLUÊNCIA DOS FACTORES DO MEIO NAS PLANTAS
Floresta Amazônica Araucária Mangue Mata Atlântica Cerrado Caatinga Mata dos Cocais.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
Grupo: Gabriel, Odécio, Rafael e Rômulo
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
As políticas florestais para o desenvolvimento sustentável devem reflectir um conhecimento aprofundado das consequências das alterações climáticas Medidas.
Prof. Jeferson C. de Souza
4º Ano Professora Alessandra Stock
Os Biomas O que são os biomas?
Biomas ..
Os principais climas e formações vegetais
CASCUDINHO Família: BORAGINACEAE
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Silvicultura.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
BIOMAS BRASILEIROS.
Climas e Formações Vegetais no Mundo
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
Originalmente as Matas de Araucárias se estendiam entre os Estados do Rio Grande do Sul e Paraná, com incidências em áreas esparsas de São Paulo e Minas.
Floresta Tropical "Nunca vi nada de tamanha beleza; árvores formosas e verdes, diferentes das nossas, com flores e frutos de vários tipos, e muitos passarinhos.
Constituição do planeta Terra:
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Silvicultura Geral Conceito de silvicultura
Biodiversidade compreende, portanto:
A. Que padrões apresenta a distribuição da população?
Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema
Restauração de Habitats
DOMÍNIOS MORFOCLIMATOBOTÂNICOS BRASILEIROS
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
Correcção da 5.ª ficha de avaliação
Tudo sobre a reciclagem de papel Luis b,Rafael e Eduardo
Regiões ou zonas climáticas do planeta
FATORES CLIMÁTICOS.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 09.
Mata Atlântica.
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
A Silvicultura.
BIOMAS DO BRASIL.
Ecossistema É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e.
Os principais climas e formações vegetais
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Silvicultura.
Florestas Ecossistemas a proteger. Muitos apelidos e nomes de terras têm a ver com árvores e florestas: –Silva – nome latino para floresta –Esgueira –
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Tecnologia de Produção de Biomassa Energética
Os principais climas.
VAMOS À DESCOBERTA DO AMBIENTE!. Os diferentes factores abióticos podem agrupar-se em dois tipos principais: factores climáticos, como a luz, a temperatura.
FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DAS PLANTAS
DISTRIBUIÇÃO DA PRECIPITAÇÃO
CONDICIONALISMOS FÍSICOS DA ATIVIDADE AGRÍCOLA. Agricultura Atividade que visa retirar do solo recursos alimentares para a sobrevivência do Homem A partir.
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
Transcrição da apresentação:

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos com Ensino Secundário da Chamusca Disciplina: Conservação da Natureza Professor(a): Isabel Horta Ano lectivo: 2009/2010 Data: 29/09/2009 Recursos Florestais Trabalho elaborado por: André Vieira nº4 Andreia Cruz nº5 Bernardo Gameiro nº 7 - 11ºB

Floresta O que é? Enquanto ecossistema, uma floresta constitui um conjunto complexo, reunindo seres vivos animais e vegetais de todos os tamanhos que se mantêm em relação entre eles e o seu meio. As florestas, ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. As florestas podem ser de formação natural ou artificial: Uma floresta de formação natural é o habitat de muitas espécies de animais e plantas, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas; As florestas plantadas ou artificiais são aquelas implantadas com objectivos específicos, e tanto podem ser formadas por espécies nativas como exóticas. 

… A entidade nacional responsável pelas questões florestais em Portugal é a Afn - Autoridade Florestal Nacional, que visa: Promover o desenvolvimento sustentável dos recursos florestais e dos espaços associados, dos recursos cinegéticos, apícolas e aquícolas das águas interiores e outros directamente associados à floresta e às actividades silvícolas, através do conhecimento da sua evolução e fruição, garantindo a sua protecção, conservação e gestão. Promover os equilíbrios intersectoriais, a responsabilização dos diferentes agentes e uma adequada organização dos espaços florestais. Promover  a melhoria da competitividade das indústrias que integram as várias fileiras florestais, bem como a prevenção estrutural, actuando de forma concertada no planeamento e na procura de estratégias conjuntas no domínio da defesa da floresta. A entidade regional responsável pelas questões florestais no concelho da Chamusca é Direcção Regional de Florestas de Lisboa e Vale do Tejo.

… Em conjunto com outras associações vegetais, a Floresta encerra uma grande biodiversidade e garante o necessário equilíbrio ecológico. Além da indispensável função fotossintética, as florestas desempenham papéis extremamente relevantes, quer a nível ecológico, quer económico e mesmo social. Entre inúmeras funções, elas: São fonte de bens como madeiras, combustíveis, alimentos e matérias-primas (ex. resina, celulose, cortiça, frutos, bagas)    Têm funções de protecção do solo contra e erosão, e de controlo do ciclo e da qualidade da água; Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, nomeadamente, de espécies vegetais e animais; Têm um elevado valor paisagístico e recreativo.

Povoamento Conjunto bem delimitado de plantas arbóreas plantadas numa determinada área. Acto de povoar uma determinada área com espécies florestais.

Cortes rasos ou únicos Consistem simplesmente no corte de todas as árvores chegadas à maturidade, existentes no terreno ou parcela destinada a exploração. Existem algumas modalidades de utilização, em que estes cortes podem ser realizados por faixas (alternadas ou seguidas), manchas ou deixando sementões.

Tipo de Floresta de Lisboa e Vale do Tejo Povoamento - 434,1 Áreas ardidas de povoamento - 15,5 Áreas de corte raso - 7,8 Outras áreas arborizadas - 3

Áreas ocupadas pela Azinheira, Pinheiro-Manso e outras Resinosas Pinheiro−manso - 24,7 Azinheira  - 0,7 Resinosas diversas - 0,3

Caracterização de espécies florestais Eucalipto: Descrição: árvore de folha persistente e de grande porte atingindo os 60m a 80m em idades avançadas; Distribuição: originário do Sul da Austrália e da Tasmânia, foi introduzido em Portugal em meados do século passado; Meio: é intolerante ao ensombramento e prefere os climas temperados e húmidos, nem muito frios no Inverno, nem excessivamente secos no Verão; Propagação: geralmente, propaga-se por semente, em viveiros, mas a propagação é por estaca.

… Sobreiro: Descrição: árvore de folha persistente e porte geralmente modesto, menos de 20m de altura; Meio: Muito intolerante ao ensombramento, prefere os climas suaves e luminosos, com humidade atmosférica elevada. Propagação: propaga-se geralmente por semente, que não conserva a faculdade germinativa durante muito tempo; Distribuição: espécie do Sul da Europa e do Norte de África, ocorre espontaneamente ou é cultivada em todo o país, mas sobretudo no Alentejo litoral; os povoamentos, tal como na azinheira, são pouco densos e recebem o nome de montados.

… Castanheiro: Descrição: é uma árvore longeva, de folha caduca que pode atingir os 45 metros de altura e a sua copa pode chegar aos 30 a 40 metros de diâmetro; Distribuição: em Portugal continental, o castanheiro está espalhado um pouco por todo o país, mas verifica-se mais espalhada na região a norte do Tejo; Meio: distribui-se, essencialmente em zonas com altitudes superiores a 500 metros e com baixas temperaturas. Propagação: a enxertia, pode ser efectuada tanto no viveiro como depois da plantação. Também é utilizada a multiplicação vegetativa com estacaria de árvores; Utilização: o seu fruto, a castanha, é utilizada na gastronomia, sendo confeccionada de várias maneiras.

… Acácia: Propagação e Meio: Apresentam-se como lianas (trepadeiras lenhosas) nas áreas húmidas, como por exemplo na Mata Atlântica e Amazónia. Já nas áreas mais secas como no Cerrado e Catinga, ocorrem sob a forma de arbustos ou árvores. Descrição: A acácia é originária da Austrália e é uma das árvores ornamentais preferidas da Europa do Sul. Em condições favoráveis pode atingir os 20 m de altura. As suas flores fazem lembrar um cacho, com pequenos globos amarelos lustroso, muito aromáticos. É uma árvore que tolera bem a secura e que por vezes aparece a ladear as estradas ou a ornamentar jardins.