Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA GENITAL FEMININO
Advertisements

Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
Aula nº 4 25/09/2006 Transmissão da vida.
Mudanças Físicas.
REPRODUÇÃO HUMANA E CRESCIMENTO
Adolescência.
Transmissão da vida.
Transmissão da vida.
Quem sou eu? Será que me conheço?
Transmissão de vida no Homem
ADOLESCÊNCIA... O que é? Como é? Coisas que acontecem...
Ciências Naturais 9ºAno
BASES MORFOLÓGICAS E FISIOLÓGICAS DA REPRODUÇÃO HUMANA
Uma conversa de sentimentos!
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
Educação Sexual “Corpo em Transformação”
Adolescência Bruno G. de Mello Juliana Queiroz S. Araujo Raquel Barboza Gonçalves Rosane Pessoa V. de Gouvea.
Adolescência.
REPRODUÇÃO HUMANA.
Gabriela Ramalho Lopes
Como se desenvolve a sexualidade
Unidade 2 TRANSMISSÃO DA VIDA
Reprodução humana e crescimento
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
Ciências Naturais – 9.o ano
PROTEÇÃO DO CORPO 8º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL.
Higiene pessoal Os hábitos de higiene diários incluem não só a lavagem corporal mas também o tipo de alimentação, vestuário e calçado, a postura no dia-a-dia,
Aparelho reprodutor feminino: anatomia, histologia e citologia
Agora é a tua vez. Caracteres sexuais primários Conjunto de características que nos distinguem sexualmente à nascença.
Luciana Tener "Promoção da Saúde e Mudanças de Hábitos”
A Influência do Ser Humano no Meio Ambiente Diana Rodrigues Fortunato Valquíria Cardoso Kemp Educação Física – 5º período.
Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano
Gametogênese Ovogênese.
Professor: Leandro Penitente
Reprodução humana Cap. 9.
Saúde Individual e comunitária
SEXUALIDADE HUMANA: FASES DISTINTAS Suely V. Ramos
REPRODUÇÃO HUMANA.
História Natural da Doença
Período de transição entre a infância e a idade adulta.
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Sexualidade É uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura, intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos.
Almir Dantas da Costa Diretor do Instituto ACM de Educação Diretor Regional do FAER Ceará Mestre em Psicanálise na Educação Mestre em Artes Marciais Especialista.
Pulsão e Destino das Pulsões
Reprodução humana.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)
Fonte: slideshare (Adaptado)
Sistemas reprodutores humanos
Puberdade.
REGULADORES Ensino Fundamental II – 8º Ano Ciências Naturais
ADOLESCÊNCIA CONCEITO
ADOLESCÊNCIA Prof.ª LIDIANA ENFERMAGEM 6º SEMESTRE/NOTURNO 2009
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN.
Adolescência O que é?. Resposta A adolescência inicia-se com a Puberdade O que é a puberdade?
Por : Patrícia Arruda Psicóloga Clínica – CRP 05/46568 SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA.
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Cresci, e agora?
A História do Pedrinho e da Joana
História Natural da Doença
Curso de Sexologia Estimulando a criatividade sobre o sexo ! 1.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas Ovários -Localizados no interior da cavidade pélvica -Hormônios produzidos: Estrógeno.
Prof: Marcus Ferrassoli
FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR – FARES CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA EMBRIOLOGIA E GENÉTICA INTRODUÇÃO À EMBRIOLOGIA Profª Msc. Ana Paula Melo.
Transcrição da apresentação:

Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano O crescimento humano ID da foto: 80334125

Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano Vais saber responder… O que é a adolescência? Por que transformações passamos quando crescemos? Quais são as principais diferenças no crescimento dos rapazes e das raparigas? ID: 46130468

Alterações corporais durante o crescimento O crescimento humano é distinto para cada indivíduo, dependendo dos fatores genéticos, ambientais, culturais e alimentares. Infância: crescimento do corpo, aumento da coordenação física e desenvolvimento mental. Adolescência: fase em que se inicia o desenvolvimento do sistema reprodutor.

Diferenças entre rapazes e raparigas O ser humano apresenta dimorfismo sexual, isto é, existe um corpo feminino e um corpo masculino. Carateres sexuais primários: órgãos externos do sistema reprodutor — nas raparigas, a vulva, e, nos rapazes, o escroto e o pénis.

Caracteres sexuais secundários Pelos faciais Mamas Ombros largos Anca larga Conjunto de alterações corporais que permitem distinguir o sexo feminino do sexo masculino.

Caracteres sexuais secundários Na adolescência o sistema reprodutor começa a funcionar e, estimulados por este, desenvolvem-se os carateres sexuais secundários diferentes nos rapazes e nas raparigas.

Caracteres sexuais secundários femininos Desenvolvimento das mamas Aparecimento de pelos nas axilas e zona púbica. Alargamento da bacia e das ancas. Silhueta mais arredondada. Desenvolvimento dos órgãos reprodutores. Início da menstruação.

Caracteres sexuais secundários masculinos Espessamento das cordas vocais — voz mais grave. Aparecimento de pelos na face, axilas, peito e zona púbica. Alargamento dos ombros. Desenvolvimento da musculatura. Desenvolvimento dos órgãos reprodutores. Início da ejaculação.

Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano Já sabes? Dá exemplo de dois caracteres sexuais primários e de dois caracteres sexuais secundários masculinos. Refere um dos caracteres sexuais secundários comuns a raparigas e rapazes. iStock: ID da foto: 4776300 V. pág. 36 do manual.

Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano Já sabes? (Respostas) Caracteres sexuais primários masculinos: o escroto e o pénis. Caracteres sexuais secundários masculinos: alargamento dos ombros e espessamento das cordas vocais — voz mais grave. Desenvolvimento dos órgãos reprodutores. iStock: ID da foto: 4776300 V. pág. 36 do manual.

Puberdade e sexualidade A sexualidade é o que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental. (OMS, 1992, adaptado.)

Interação social: com os amigos, com a família e com a sociedade. Sexualidade saudável Interação social: com os amigos, com a família e com a sociedade. Higiene: tomar banho e mudar de roupa diariamente, devido à maior atividade das glândulas sudoríparas e sebáceas. Exercício físico Alimentação equilibrada

Modificações típicas da adolescência Acne: borbulhas na pele. Alterações de humor: sentimento de incompreensão Novos interesses Maior importância da imagem pessoal Tomada de decisões