A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)"— Transcrição da apresentação:

1 PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)
Antigas experiências emocionais (interações no útero) Experiências traumáticas da realidade da vida

2  Ter sensibilidade de codificar e suprir as necessidades da criança
Funções dos Pais:  Ter sensibilidade de codificar e suprir as necessidades da criança

3 Capacidade de continência, que significa conter dentro de si (sem revidar ou deprimir-se em exagero) as angústias,necessidades e desejos que a criança projeta nos pais

4  Saber frustrar adequadamente

5  O pai é muito importante na formação do psiquismo
 O pai é muito importante na formação do psiquismo. O pai impõe limites, normas e evita a simbiose exagerada entre a mãe e o bebê

6 A relação entre os pais também é importante no que tange a imagem que a mãe faz do pai e transmite ao filho, e vice-versa

7 As características dos pais são introjetadas pelos filhos
  As características dos pais são introjetadas pelos filhos. Estes constroem modelos de identificação que vão acompanhá-los durante a vida adulta. Ocorre o fenômeno da transgeracionalidade, o que é passado de pai para filho. Nesse sentido o papel dos avós e educadores também influencia na formação do psiquismo.

8 FASES DO DESENVOLVIMENTO
Ao longo do desenvolvimento a personalidade se organiza em torno de zonas erógenas, com vivências e sensações muito específicas. São pontes, com as quais as crianças se relacionam com os pais. A predominância das zonas erógenas se modifica ao longo do desenvolvimento caracterizando fases.

9 Fase oral (1-2 anos) O bebê se conecta através da boca, pele e colo.
É o alicerce da personalidade. Organiza-se pelas experiências de prazer/desprazer.

10 Fase anal (2-3 anos) Ocorre o crescimento, a marcha, maior autonomia
 Sistema Nervoso Central mais maduro e adquire a capacidade de controlar os esfíncteres Agradar/Desagradar.

11 Descobre a relação com os pais e sua exclusão.
  Fase fálica (3-5 anos) Ocorre o controle dos esfíncteres e a descoberta das diferenças de sexo. Descobre a relação com os pais e sua exclusão.

12 Fase de latência (6-9 anos)
Demonstra uma aparente diminuição do interesse sexual. Tende a juntar-se em grupos do mesmo sexo. Ocorrem as primeiras histórias de amor entre os meninos e meninas.

13 Puberdade ( anos) Luta do hormônio do crescimento contra o hormônio sexual, e acaba com o completo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários. Conjunto de transformações fisiológicas que traduzem a passagem da infância para a adolescência.

14 Menino: "Estirão” (crescimento repentino), tornando-se um desconhecido para si mesmo e tendendo a se fechar. Desenvolvimento sexual repentino (o pênis aumenta num período de 6 meses). Em torno dos 12 anos o menino já tem o pênis em seu tamanho máximo. Tem ereções com facilidade.

15 Menina: Aparecem as mudanças corporais.
A menstruação para muitas meninas é uma fase conflituosa.

16 Adolescência As mudanças ocorridas afetam o físico, a personalidade e a capacidade mental do indivíduo. Fatores sociais e culturais podem antecipar, encurtar ou prolongar a adolescência. Fase dividida em 3 etapas: Início (12-14 anos) Transcurso (14-16 anos) Final (16 aos 18 anos) No plano psicológico os fenômenos observados não são os mesmos para todos os adolescentes nem para todas as culturas

17 Características: Busca de si mesmo e da identidade Formação de grupos
Crises religiosas Capacidade de pensar de forma abstrata Maneja conceitos de liberdade justiça e entende metáforas.

18 Vida adulta Idade cronológica é difícil de demarcar. Características:
Identidade formada Viver intimamente com alguém Definido profissionalmente Apto para conviver com outras pessoas em condições de igualdade A idade adulta é divida em duas etapas: adulto jovem e meia idade.

19 Adulto Jovem (21 a 35 anos) Superação das dificuldades na formação da identidade e enfrentamento das três responsabilidades em relação a si e a sociedade: ajustamento profissional, casamento e paternidade.

20 Meia idade (35 anos até o início da terceira idade)
Adaptação profissional Realização de trabalhos sem sentir-se excessivamente cansado Flexibilidade para mudar Deseja o bem estar do grupo familiar e dos outros Contribuição para o progresso da coletividade na medida do possível

21 Terceira idade (65 anos)  É natural que a resistência orgânica não seja mais a mesma dos 40 anos, mas a capacidade do comportamento psicológico e social, ou seja, a maneira de se relacionar podem se manter inalterados, dependendo das condições de saúde do indivíduo, que são determinadas pela forma como viveu toda sua vida.


Carregar ppt "PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google