Situação da Rede INFOSEG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SMP Sistema de Manutenção Planejada
Advertisements

PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
O Sistema de Gestão Integrada da RBMLQ-INMETRO
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Aplicações do SINIAV para promoção da segurança nas rodovias
Abril/2007. Diversidade de Cadastros nos diversos órgãos. Falta de credibilidade nas informações armazenadas devido a inexistência de mecanismos seguros.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
@ 2005 Programa de Transparência do Ministério da Justiça Telefone (0xx61)
Comissão de Educação dos Profissionais
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Plano Básico de Comunicação Interna
PROGRAMA SIPIA NO PARANÁ
PLANO DE GESTÃO.
Governo Eletrônico para Todos
Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores
Edson Rosa Gomes da Silva
Thiago Barroso Ferreira
Prefeitura Municipal de Campinas Secretaria de Saúde
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
O porquê de um plano nacional de difusão da Banda Larga.
1. 2 Conhecendo a WorldconnectioN* Empresa com 17 anos no Mercado Internacional de Comunicação de Dados e Banda Larga Pioneira em Serviços Internet, Armazenamento.
Prefeitura de Santo André
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA
CADASTRO NACIONAL DE ADOÇÃO.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Portal do Registro Mercantil Integrado – REGIN
SISTEMA DE PRONTUARIO SOCIAL INTEGRADO (SPSI)
Sistema Integrado para Gestão Portuária
117o CONFAZ – Maceió (AL) 5a Reunião do GEFIN
Acompanhamento Familiar
Projetos Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização.
Copa 2014 – Desafios para Segurança Pública
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
UPI - Unidade Provedora Internet
Mauro Zaque de Jesus Promotor de Justiça
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
Governo Eletrônico no Brasil
Gestão de Processos e Tecnologia da Informação
15 anos desenvolvendo soluções criativas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Acompanhamento Familiar
Marketing de Relacionamento
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Otimizando sua TI, maximizando seus negócios
Experiência de Integração
Secretaria de Gestão Pública Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Estado da Fazenda Departamento de Despesa de Pessoal do Estado Sistema de.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Segurança em ambientes computacionais Resumo do Painel – Sala /09/2014 Relator: Rodrigo Assad Apresentação: Rodrigo Fragola V RENASIC.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Instituto Nacional de Identificação
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Reunião Descentralizada do CNAS – São Paulo Automatização dos Processos de Trabalho e Fluxos do Controle Social O SICNASweb
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS. Aquisição de Buc´s, Modens e LNB´s Aquisição de certificados digitais Solução de alta disponibilidade Renovação.
COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO - CGMA INTEGRAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INFORMAÇÕES, DADOS E INDICADORES SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA E CRIME.
PROJETO. COORDENAÇÃO COLEGIADA: - FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES - FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DO PARANÁ - FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Módulo de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Sistema de Regulação, Controle e Avaliação – SISRCA Outubro 2012 Ministério da Saúde Secretaria.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA E JUSTIÇA

Situação da Rede INFOSEG (novembro/2003)

Defasagem de atualização dos dados; Pouca participação dos Estados (descrédito); Arquitetura dependente de tecnologia Proprietária; Dificuldades na operacionalização das rotinas; Grande dificuldade de difundir acesso para viaturas policiais (palms, celulares, rádios, etc); Problemas com a equipe técnica; Ações judiciais (estados e governo federal); Problemas na estrutura de força (elétrica); Administração do Sistema (auditoria frágil); Problemas na consulta de veículos e CNH; Desconhecimento da rede INFOSEG(órgãos); Baixa utilização da rede; Grande falta de CREDIBILIDADE;

Questionamentos Objetivos?? É ou não uma boa idéia?? Como proceder? Qual a saída? Continuamos com o projeto? É viável? Por onde começar? Qual o principal problema? As informações estão seguras?

RESGATE DA CREDIBILIDADE DA REDE INFOSEG. META: RESGATE DA CREDIBILIDADE DA REDE INFOSEG.

Medidas adotadas (gerais) Comando da rede INFOSEG - Gabinete do Secretário; Contato, DIÁRIO, com as UF’s e Órgãos Federais; Detecção dos principais problemas; Busca de parcerias; Divulgação interna (Secretário Nacional); Solução para equipe de suporte; Adequação, redefinição dos objetivos da REDE;

Objetivos A Rede INFOSEG tem por objetivo principal a disponibilização e integração das informações dos órgãos de segurança publica, justiça e fiscalização. Induzir uma padronização de tecnologia e de procedimentos, como também a difusão de uma cultura de compartilhamento de informações, com segurança, entre os órgãos estaduais e federais.

Medidas adotadas (específicas) PRINCIPAL ponto: ATUALIZAÇÃO dos dados(cobrança); Articulação com os entes Federados e órgãos federais; Busca de soluções para atender às diferentes realidades; Levantamento da situação dos estados (SENASP/ABEP); Plataforma utilizada pelas UF’s e condições de uso; Reunião com as empresas e fundações(padronização); Suspensão dos recursos para os estados (setembro/2004); Parcerias - DENATRAN, FENASEG, ABEP, etc;

Medidas adotadas (específicas) Aplicação e Rede Adoção de padrões abertos de interoperabilidade do e-Ping; Baixo custo e garantia de evolução. Implementação da atualização on-line; Nova plataforma (Java, WebServices e XML); Novo modelo de Auditoria e Autenticação (perfil de acesso); Reestruturação do parque computacional; Aumento da capacidade de armazenamento; Reestruturação da Rede Elétrica (No-Break e Grupo Gerador); Aumento da velocidade dos Links;

Medidas adotadas (específicas) Segurança da Informação Convencimento da alta cúpula da necessidade de aprimorar a segurança da informação que trafega na rede; Levantamento/análise dos riscos existentes nos ativos de informação; Projeto de Segurança da Informação; Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade. Melhoria na infra-estrutura; Melhoria na segurança da rede (proteção em camadas); Implementação de firewall, IPS, HIDS; Treinamento da equipe de manutenção da rede; Mudança de paradigma (palestra, debate, treinamento); Educação do usuário (fator humano) – diretivas, procedimentos, etc

Medidas adotadas (específicas) Integração entre Sistemas (otimização da rede) Sistema INFOSEG; SINESPJC (estatísticas); RENACH e RENAVAM (DENATRAN); SINIVEM – PROJETO FRONTEIRAS; SISME (MERCOSUL); ALERTA (PRF); SINARM (DPF); SINIC (DPF); SIGMA (armas EB); CPF e CNPJ (SRF); SINDRE (Drogas); AFIS.

Resultados Alcançados (Julho/2005)

Resultados Alcançados 16/12/2004 – Lançamento da nova Rede INFOSEG; Visibilidade dos trabalhos; Dissipar a “nuvem de descrédito” Todos os estados e órgãos federais atualizando as informações na Rede INFOSEG (23 estados, DPF e PRF /on-line); Módulos de Atualização e Consulta já desenvolvidos; Nova plataforma em funcionamento via Internet; Recadastramento; Intercâmbio de plataformas tecnológicas (ABEP);

Resultados Alcançados Aumento da capacidade de processamento e armazenamento; Capacidade de atualizar as informações no Índice Nacional em tempo real; Capacidade de difundir as informações da rede, via celular, satélite, palm, rádio - viaturas policiais; Possibilidade de integrar diversas plataformas sem investimentos em licenças de softwares e preservando o ambiente tecnológico encontrado nos estados; Integração com qualquer sistema, independente da plataforma;

Resultados Alcançados Tráfego de informações na rede com segurança; Várias prisões efetuadas após consulta INFOSEG; Aumento das solicitações de acesso (novos órgãos); Melhor qualidade dos dados; Crítica interna do sistema; Integração entres órgãos estaduais e federais; Nova estrutura de auditoria em funcionamento;

Resultados Alcançados Autonomia dos bancos de dados e aplicações (estados e órgãos federais); Novas informações na rede INFOSEG (TC, CPF, CNPJ, SIGMA-EB, ENCLA–STJ, etc); Fotos da CNH (resolução 168). Maior disponibilidade da rede; Aumento das consultas;

Benefícios da Rede INFOSEG Integração das informações; Melhor acessibilidade (facilidade de acesso); Desburocratização (agilização); Padronização tecnológica; Subsídios para planejamento; Rede de fácil operacionalização;

Ações em andamento (principais) Articulações para inserção de novos bancos de dados; Recadastramento geral de usuários; Aumento do quadro de pessoal técnico; Desenvolvimento do projeto de BOE; Projeto de inteligência artificial (redes neurais artificiais); Novos mecanismos de segurança: “Limite” de acesso diário; Autenticação on-line com CPF; Autenticação on-line com matrícula (cadastro); Consulta on-line no índice de indivíduos dos usuários.

www.infoseg.gov.br Odécio Rodrigues Carneiro Diretor Nacional do Projeto INFOSEG Telefone: 55 61 32266540 Fax: 55 61 32237365 odecio.carneiro@mj.gov.br odecio.carneiro@infoseg.gov.br www.infoseg.gov.br Fim!