Período Pré-Industrial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NATHAN 6 ANO D PROF:MARINA
Advertisements

Neoclassicismo.
Romantismo.
MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
São colunas romanas – uma variação da grega
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Movimentos do Século XIX
A casa, uma parte de mim no mundo
Comunicação, Arte e Cultura
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Arte Romana.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Arte da antiguidade clássica
Romântico e Neoclássico: “ Rupturas e Inovações”
Grécia Antiga: O Despertar
Jean Auguste Dominique Ingres
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
Neoclassicismo e Romantismo
Neoclassicismo. Neoclassicismo, um estilo revolucionário T: final do século XVIII e início do século XIX. E: França. O estilo neoclássico na França recebeu.
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
NEOCLASSICISMO.
BASES HISTÓRICAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Contexto histórico - “A modernidade”
Arte Rococó O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo.
GÊNEROS NA PINTURA. Sabemos que existem diferentes gêneros na história da pintura e os mais conhecidos são: retrato, autorretrato, paisagem, natureza-
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
Expressionismo Abstrato
Art Nouveau.
Período Pré-Industrial
Modernidade: conceito chave para as ciências sociais.
Barroco no Brasil.
Neoclássico.
RESUMO DO RENASCIMENTO
Módulo 29 – Crises dos séculos XIV e XV
Profa.: Consuelo Holanda
“Ciência da Sociedade” (Comte)
FILOSOFIA GREGA.
RENASCIMENTO Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
A Missão Francesa no Brasil
Neoclassicismo.
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO
Art Nouveau.
A ARTE GREGA.
A arte do Renascimento.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
Influências na Arte Brasileira no Século XIX
Forma e Conteúdo na História da Arte
Neoclássico.
Neoclassicismo Romantismo e Realismo
Arte Acadêmica no Brasil
ARTE ROMANA A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística,
O NEOCLÁSSICO.
Neoclassicismo.
Revolução Francesa AP 1 – F2 – M4 – Pág
O NEOCLÁSSICO.
Neoclassicismo.
NEOCLASSICISMO A ERA DA RAZÃO.
O Pensamento Iluminista
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
História da Cultura e das Artes. Jacques-Louis David  As suas figuras surgem em efeito teatral;  As suas figuras são estátuas animadas tratadas com.
Transcrição da apresentação:

Período Pré-Industrial Neoclassicismo

NEOCLASSICISMO MANEIRISMO Ocorre na Europa no fim do século XVIII e início do século XIX. É a fase adulta da revolução Industrial que se soma às mudanças advindas da Revolução Francesa de 1789. O surgimento do proletariado propõe modificações filosófico-políticas em determinados segmentos da velha Europa. Na cidades, essa nova hierarquia social vai se fazer muito presente, e a ciência recém criada do Urbanismo vai tentar resolver o problema = grande população x espaço x cidades não planejadas de formato ainda predominantemente medieval O fortalecimento de fontes de conhecimento como a arqueologia e o urbanismo revelam importantes centros históricos como as cidades antigas, até então soterradas, de Herculano e Pompéia. Irrompe uma intensa mania pelo passado, intituladas de Grecomania e Tutmania. Assim surge a estética do Neoclassicismo, como elogio à essa paixão pelo passado greco-romano redescoberto. Contudo, ocorrem também algumas críticas devido à prática de cópias frias e impessoais desses modelos transportados do passado. Na Pintura, destacam-se Jacques-Louis David (que atuava também como deputado constituinte) e Dominique Ingres. Os temas predominantemente abordam a mitologia.

NEOCLASSICISMO MANEIRISMO Na Escultura temos o representante preferido de Napoleão na figura do italiano Antonio Canova. A Arquitetura floresce por toda a Europa sob o molde de proporção, beleza e poder greco-romano. Torna-se obrigatório o estudo dos templos gregos nas escolas de arquitetura do período. O modelo mais reproduzido é o Partenon. A decoração e mobiliário são conhecidas pelo nome de Estilo Império. Os arquitetos Boulée, e Ledoux são dois grandes representantes do período. Praticavam a modernização dos grandes centros urbanos, as metrópoles, buscando aplicar novamente aquele referencial de beleza e ordem das cidades antigas. Destaca-se aqui a atuação do Barão de Haussman na remodelação da cidade de Paris.

Jacques-Louis David – A Morte de Socrates (1787) Óleo sobre Tela (129 Jacques-Louis David – A Morte de Socrates (1787) Óleo sobre Tela (129.5 x 196.2 cm) The Metropolitan Museum of Art, New York NEOCLASSICISMO David inventou o estilo Neoclassicismo como uma iconografia da moral da Revolução Francesa. Transformou-se no principal pintor da revolução Francesa, reorganizou a arte na França, projetando e dirigindo festivais públicos e pintou retratos de seus heróis.

NEOCLASSICISMO

NEOCLASSICISMO Jean-Auguste-Dominique Ingres Madame Antonia Devaucay de Nittis (1807) Óleo sobre Tela Museu Conde, Chantilly

NEOCLASSICISMO Jean-Auguste-Dominique Ingres Louis-Francois Bertin (1833) Óleo sobre Tela Museu du Louvre, Paris

NEOCLASSICISMO Jean-Auguste-Dominique Ingres (1848) Estudos sobre costumes para Retrato de Madame de Rothschild Lápis sobre papel com crayon MuseU Ingres, Montauban

NEOCLASSICISMO Jean-Auguste-Dominique Ingres (1848) Betty de Rothschild, Baroneza de Rothschild Óleo sobre Tela Coleção Privada

NEOCLASSICISMO Jean-Auguste-Dominique Ingres (1859) Delphine Ramel, Madame Ingres Óleo sobre Tela Oscar Reinhart