Período Pré-Industrial Neoclassicismo
NEOCLASSICISMO MANEIRISMO Ocorre na Europa no fim do século XVIII e início do século XIX. É a fase adulta da revolução Industrial que se soma às mudanças advindas da Revolução Francesa de 1789. O surgimento do proletariado propõe modificações filosófico-políticas em determinados segmentos da velha Europa. Na cidades, essa nova hierarquia social vai se fazer muito presente, e a ciência recém criada do Urbanismo vai tentar resolver o problema = grande população x espaço x cidades não planejadas de formato ainda predominantemente medieval O fortalecimento de fontes de conhecimento como a arqueologia e o urbanismo revelam importantes centros históricos como as cidades antigas, até então soterradas, de Herculano e Pompéia. Irrompe uma intensa mania pelo passado, intituladas de Grecomania e Tutmania. Assim surge a estética do Neoclassicismo, como elogio à essa paixão pelo passado greco-romano redescoberto. Contudo, ocorrem também algumas críticas devido à prática de cópias frias e impessoais desses modelos transportados do passado. Na Pintura, destacam-se Jacques-Louis David (que atuava também como deputado constituinte) e Dominique Ingres. Os temas predominantemente abordam a mitologia.
NEOCLASSICISMO MANEIRISMO Na Escultura temos o representante preferido de Napoleão na figura do italiano Antonio Canova. A Arquitetura floresce por toda a Europa sob o molde de proporção, beleza e poder greco-romano. Torna-se obrigatório o estudo dos templos gregos nas escolas de arquitetura do período. O modelo mais reproduzido é o Partenon. A decoração e mobiliário são conhecidas pelo nome de Estilo Império. Os arquitetos Boulée, e Ledoux são dois grandes representantes do período. Praticavam a modernização dos grandes centros urbanos, as metrópoles, buscando aplicar novamente aquele referencial de beleza e ordem das cidades antigas. Destaca-se aqui a atuação do Barão de Haussman na remodelação da cidade de Paris.
Jacques-Louis David – A Morte de Socrates (1787) Óleo sobre Tela (129 Jacques-Louis David – A Morte de Socrates (1787) Óleo sobre Tela (129.5 x 196.2 cm) The Metropolitan Museum of Art, New York NEOCLASSICISMO David inventou o estilo Neoclassicismo como uma iconografia da moral da Revolução Francesa. Transformou-se no principal pintor da revolução Francesa, reorganizou a arte na França, projetando e dirigindo festivais públicos e pintou retratos de seus heróis.
NEOCLASSICISMO
NEOCLASSICISMO Jean-Auguste-Dominique Ingres Madame Antonia Devaucay de Nittis (1807) Óleo sobre Tela Museu Conde, Chantilly
NEOCLASSICISMO Jean-Auguste-Dominique Ingres Louis-Francois Bertin (1833) Óleo sobre Tela Museu du Louvre, Paris
NEOCLASSICISMO Jean-Auguste-Dominique Ingres (1848) Estudos sobre costumes para Retrato de Madame de Rothschild Lápis sobre papel com crayon MuseU Ingres, Montauban
NEOCLASSICISMO Jean-Auguste-Dominique Ingres (1848) Betty de Rothschild, Baroneza de Rothschild Óleo sobre Tela Coleção Privada
NEOCLASSICISMO Jean-Auguste-Dominique Ingres (1859) Delphine Ramel, Madame Ingres Óleo sobre Tela Oscar Reinhart