Diversidade na Biosfera

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SERES VIVOS, AMBIENTE E ENERGIA
Advertisements

Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Planeta Terra — 8.º ano. Qual é a fonte de energia dos ecossistemas? Para realizarmos qualquer actividade, necessitamos de energia. De onde vem essa energia?
CADEIA ALIMENTAR. Cadeia alimentar ➲ Cadeia alimentar e um animal dependendo do outro exemplo:gato
Estudo de ciências no 7º ano!!! Biodiversidade : você sabe o que é? É a variedade de espécies de seres vivos que existe em nosso planeta, assim como a.
ECOLOGIA :. Ecologia Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos entre si e com os componentes do ambiente. Ecologia: oikos = casa (E. Haeckel)
CIRCULAÇÃO DE MATÉRIA NA NATUREZA Claudio Paris – Magrão 14/04/2010 twitter.com/profmagrao MÓDULO 4 – BIO III APOSTILA 1.
Ecologia: conceitos básicos Disciplina: Ecologia Professor: Thiago Ruffo Curso Técnico em Meio Ambiente.
A alimentação das plantas.
ECOLOGIA IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
GRANDES ECOSSISTEMAS DA TERRA
Aula: Níveis de Organização
Hábitats Naturais Universidade de São Paulo
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
O que é Ecologia?.
Diversidade Biológica
Cadeias Alimentares.
Relações tróficas nos ecossistemas
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Fluxo de Energia e Ciclos de Matéria
Ufrgs Bict Disciplina de Fundamentos de Ecologia A Fatores Ecológicos
Estudante; Letícia Lina, Thaís Martins
Ciências Naturais – 5.o ano
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Do gr. Oikos, casa + logos, estudo
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Ciências Naturais – 8.º ano
Kytos (célula) + Logos (estudo)
A VIDA NA TERRA Página 99.
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
A VIDA NO SOLO Página 111.
FLUXO DE ENERGIA.
Ciências Naturais – 8.º ano
Relações tróficas nos ecossistemas
Relações tróficas entre os seres vivos
Ecossistema, definição:
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Seres vivos, Ambiente e Energia
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Capítulo 1 Estudando a célula
Ciclos Biogeoquímicos Carlota Ribeiro; Carlota Fernandes; Inês Rocha; Joana Sousa 8ºA.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ecologia A ciências da natureza.
Conceitos básicos da ecologia
Transferência de energia
Fundamentos em Ecologia
Biologia da Conservação
Ecologia.
Cadeia Alimentar.
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Cadeia Alimentar.
Aulão de Revisão Ciências
Cadeias Alimentares.
SERES VIVOS.
ECOLOGIA Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Aulão de Revisão Ciências
Transferência de energia
FLUXO DE ENERGIA.
Diversidade biológica ou biodiversidade
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Ciências Naturais – 8.º ano
Professor Marcus Magarinho
Atividade dos seres vivos
Diversidade da vida.
ECOLOGIA Conceitos fundamentais.
Transcrição da apresentação:

Diversidade na Biosfera

Biosfera Camada superficial da Terra capaz de suportar vida. Diversidade na Biosfera Biosfera Camada superficial da Terra capaz de suportar vida. É um sistema global que inclui toda a vida na Terra, os respetivos ambientes e todas as relações estabelecidas por si.

A Biosfera tem uma grande Biodiversidade ou Diversidade Biológica Diversidade na Biosfera A Biosfera tem uma grande Biodiversidade ou Diversidade Biológica Quantidade e variedade de seres vivos Musgo Medusa Rotífero Bactérias Foca Cogumelo Girassol Percebes

Diversidade na Biosfera São conhecidas cerca de 1 milhão e 800 mil espécies mas supõe-se que existem cerca de 30 milhões de espécies…

Diversidade na Biosfera PROTOZOÁRIOS FUNGOS BACTÉRIAS

Espécies conhecidas vs Espécies por descobrir Diversidade na Biosfera Espécies conhecidas vs Espécies por descobrir

Biodiversidade ou Diversidade Biológica Diversidade na Biosfera Biodiversidade ou Diversidade Biológica (ver pág. 11) Diversidade ecológica Diversidade de espécies Diversidade genética

Biodiversidade ou Diversidade Biológica Diversidade na Biosfera Biodiversidade ou Diversidade Biológica Diversidade de espécies Riqueza em espécies Abundância relativa das diferentes espécies Número total de diferentes espécies Número de indivíduos de cada espécie

Hierarquia dos sistemas biológicos Diversidade na Biosfera Hierarquia dos sistemas biológicos

Hierarquia dos sistemas biológicos Diversidade na Biosfera Hierarquia dos sistemas biológicos Biosfera Ecossistema Comunidade População Espécie Organismo Sistema de órgãos Órgão Tecido Célula Organelo Molécula Átomo

Diversidade na Biosfera Cadeias Alimentares Os seres vivos de um ecossistema estabelecem relações tróficas (alimentares), que envolvem transferências de matéria e energia quer entre os seres vivos quer entre os seres vivos e o meio. Cadeia Alimentar - sequência de seres vivos que se interrelacionam a nível alimentar.

Diversidade na Biosfera Teia Alimentar Cadeias alimentares interligadas entre si. Um ser vivo pode pertencer a várias cadeias alimentares e por isso ocupar níveis tróficos diferentes nas teias alimentares.

Níveis Tróficos Numa teia alimentar pode considerar-se três categorias Diversidade na Biosfera Níveis Tróficos Posição que um ser vivo ocupa numa cadeia ou teia alimentar. Numa teia alimentar pode considerar-se três categorias de seres vivos: - Produtores - Consumidores - Decompositores

Diversidade na Biosfera Produtores Seres vivos capazes de produzir compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos – seres autotróficos - usando uma fonte de energia externa (energia luminosa). Exemplos: plantas, algumas bactérias, algas, fitoplâncton …

Diversidade na Biosfera Consumidores Seres vivos incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos – seres heterotróficos – e, por isso alimentam-se direta ou indiretamente da matéria elaborada pelos produtores. Exemplos: o zooplâncton, os herbívoros e os carnívoros.

Diversidade na Biosfera Decompositores Seres vivos que obtêm a matéria orgânica a partir de outros seres vivos, decompondo os cadáveres e os excrementos. Transformam a matéria orgânica em matéria mineral, assegurando a devolução dos minerais (inicialmente incorporados pelos produtores) ao meio. Exemplos: algumas bactérias e alguns fungos.

Diversidade na Biosfera Ciclo de matéria Decompositores Produtores Consumidores Morte Solo Água e Sais Minerais

Diversidade na Biosfera Fluxo de energia Fatores possíveis de perda de energia: - Funções vitais (transpiração, respiração, excreção); - Produção de novas células; - Manutenção da temperatura corporal. NOTA: apenas 10% de energia passa para o nível trófico seguinte. Por esse facto, as cadeias alimentares, normalmente, não ultrapassam o quinto nível trófico, pois a partir deste a energia disponível é mínima.

Diversidade na Biosfera Ciclo de matéria Fluxo de energia A matéria circula de forma cíclica, ou seja, nos ecossistemas a matéria orgânica circula dos produtores, para os consumidores e regressa ao solo, sob a forma de matéria mineral, pela ação dos decompositores. No solo esta matéria mineral fica disponível para ser utilizada durante a fotossíntese pelos produtores, reiniciando-se assim o ciclo. O fluxo de energia que atravessa um ecossistema é unidirecional começando sempre com a luz solar incidindo sobre os produtores e diminuindo à medida que aumenta o nível trófico.

Diversidade na Biosfera Pirâmide Ecológica Pirâmide energética

Diversidade na Biosfera Extinção de espécies

Extinção de espécies Um sem número de espécies terão sido extintas. Diversidade na Biosfera Extinção de espécies Um sem número de espécies terão sido extintas. Redução do número de indivíduos de cada espécie até ao seu desaparecimento

Espécies em vias de extinção em Portugal Diversidade na Biosfera Espécies em vias de extinção em Portugal Águia Real Pombo Trocaz Cachalote Bufo Real Lince Ibérico Lobo Ibérico

Conservação de espécies Diversidade na Biosfera Conservação de espécies A necessidade de conservação da biodiversidade tem levado muitos países, entre outras medidas, à criação de zonas de proteção especial ou áreas protegidas. Estes locais pretendem manter as espécies e os ecossistemas livres da ação do Homem, permitindo conservar um património natural, não só para as gerações atuais como para as gerações futuras.

Áreas protegidas de Portugal Diversidade na Biosfera Áreas protegidas de Portugal

Importância dos ecossistemas para a Humanidade Diversidade na Biosfera Importância dos ecossistemas para a Humanidade O bom funcionamento dos ecossistemas depende: A manutenção da fertilidade dos solos; A prevenção da erosão dos solos; A desintoxicação e reciclagem de produtos residuais; A regulação do ciclo da água e da composição da atmosfera; O controlo de pragas na agricultura; A polinização; A biodiversidade, da qual o Homem depende para obter drogas, medicamentos, etc. A qualidade estética da paisagem.