língua portuguesa 3º ano - ensino médio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Advertisements

O QUE FALO SOBRE O SUJEITO?
Verbo no infinitivo pessoal e impessoal.  É aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso.  Exemplos: para eu amar, para tu.
ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os alunos do 7º ano 14 de Setembro 2009 TurmaMais.
Formas nominais dos verbos “Os verbos possuem 3 formas nominais.”
Concordância Verbal O verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito simples posposto ou anteposto.
COMO FAZER UMA RESENHA. Como um gênero textual,uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado.
Lei n /08 Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos.
Análise sintática - Sujeito Sujeito – sobre o que ou sobre quem se fala. Papel importante na concordância verbal. Achar o sujeito: o que? Quem?antes do.
Verbos Título. O que é verbo? Verbo é o nome dado a classe gramatical que designa uma ocorrÊncia ou situação.É Uma das duas classes gramaticais nucleares.
II UNIDADE.  Os verbos são ferramentas importantes para a construção de sentido nos textos, expressando as ações, os estados, os fatos e os fenômenos.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 20. Termos Determinantes do Verbo Complementos Verbais AULA.
Tipos de sujeito Revisão. Sujeito determinado simples: Os funcionários entraram em greve. Quem entrou em greve? → Os funcionários. Núcleo do sujeito:
As palavras ou expressões que estabelecem relação de modificação do sentido de outras dentro de uma frase são chamadas de modificadores.
Colégio Liessin Língua Portuguesa Professora Vanusa 8º ano / 2016.
Sujeito oculto e Sujeito indeterminado. Sujeito oculto e sujeito indeterminado É muito comum as pessoas confundirem sujeito oculto com sujeito indeterminado,
Regra geral O verbo concorda com o núcleo do sujeito, mesmo que o sujeito apareça DEPOIS do verbo. Concordância verbal.
CONCORDÂNCIA VERBAL COMPOSTO. Sujeito composto Regra geral: o verbo vai para o plural. Ex.: João e Maria foram passear no bosque.
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Verbo + palavra SE. 1º. caso Verbo na voz passiva sintética VTD + se.
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
Profª Giovana Uggioni Silveira
GRAMÁTICA 1ª série – 2º trimestre (ênfase para o PAS/UEM)
LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE: Análise Sintática (volume 2)
ENTRE AGORA E GARANTA O SEU DESCONTO!
Concordância Verbal.
Verbos Escola Municipal Etalívio Pereira Martins.
Prof. Deivis Luís André.
Programa de Língua Portuguesa/ Questões Textuais
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
Origem da palavra Ética e Moral
Concordância verbal: VERBO SER
Oração Sem Sujeito: é formada apenas pelo predicado e articula-se a partir de um verbo impessoal. Observe a estrutura destas orações:    É possível constatar.
Contagem – Probabilidade
OS ERROS MAIS COMUNS DO PORTUGUÊS
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
Prof.: Benedito Salazar Sousa
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Verbo Complexo verbal Porto Editora.
PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
GRAMÁTICA Estudo do Sujeito I PROF. THAREN.
Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão
Concordância e variação linguística
Termos essenciais da oração.
O advérbio e a construção de sentido no texto
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:
Vírgula.
CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
HÁ… ou… À?.
Concordância Nominal Prof: Juliano Zamperete.
Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.
O EGA chega à Escola. Hoje o Ega acordou bastante entusiasmado. Ia ser o seu primeiro dia na nova escola. Ontem ele e a sua família chegaram à Ilha da.
Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.
Prof. Rafael Santos Novembro de 2018
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
GÊNERO: O PROBLEMA ATUAL NAS ESCOLAS
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
VERBOS DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO
Unidade 4 VERBOS.
16/08/19 Professora Fernanda .
CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL
Transcrição da apresentação:

língua portuguesa 3º ano - ensino médio concordância verbal PARTE II língua portuguesa 3º ano - ensino médio

Silepse: concordância ideológica Concordância ideológica: não leva em consideração a pessoa gramatical para estabelecer a concordância, mas a ideia exprimida pela palavra que ao verbo de relaciona.

Silepse de número Silepse de gênero

Silepse de Número [singular-plural] “A torcida ficou tão eufórica com a vitória da seleção que, mais de meia hora depois do final da partida, ainda continuavam nas arquibancadas comemorando a goleada na seleção argentina. ” Silepse de número Essa SILEPSE ocorre quando há um sujeito COLETIVO no SINGULAR e o verbo se flexiona no PLURAL.

Silepse errada: “o rebanho andavam sem rumo na planície seca; tentavam inutilmente achar água.” Silepse adequada: ““o rebanho andava sem rumo na planície seca; tentavam inutilmente achar água.”” A SILEPSE DE NÚMERO se justifica apenas quando, entre o sujeito representado por um coletivo (no singular) e a forma verbal, interpõem-se outros termos, distanciando, assim, o verbo de seu sujeito.

Concordância gramatical NÃO ESQUEÇA QUE... A multidão andava sem rumo; reivindicava nada. A) A multidão andava sem rumo; reivindicavam nada. Concordância gramatical Silepse de número A concordância gramatical comum é permitida quando criam-se as condições para ocorrência de silepse de número.

Silepse de pessoa Concordância gramatical Silepse de pessoa Todos os brasileiros falam a mesma língua. Todos os brasileiros falamos a mesma língua. Os gaúchos cultivam as tradições. Os gaúchos cultivamos as tradições. Ocorre quando o EMISSOR se coloca mentalmente como INTEGRANTE de um sujeito em TERCEIRA PESSOA.

A cara do Safadão pós-silepse...

PORCENTAGEM A – Do total de moradores, apenas 2% não dispõem de recursos básicos. B – Do total de moradores, apenas 1% não dispõe de recursos básicos. C – É triste que 100% do terceiro ano irá embora. D – É triste que 100% dos alunos do terceiro ano irão embora. A – Porcentagem NÃO seguida de palavra alguma. B – Porcentagem NÃO seguida de palavra alguma. C – Porcentagem seguida de OUTRA PALAVRA no SINGULAR. D – Porcentagem seguida de OUTRA PALAVRA no PLURAL.

Verbos impessoais VERBOS IMPESSOAIS são assim chamados porque NÃO se associam a um sujeito; logo, NÃO estabelecem relação de concordância. Por isso, permanecem na TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR (não se pluralizam).

Um clássico

Haver = Existir1 Antigamente, acreditava-se que houvesseVTD seres inteligentesOD em Marte. Segundo noticiários, não houveVTD incidentesOD na escola. No futuro, vai haverVTD cidades sustentáveisOD. Com a chuva, costuma haverVTD inundaçõesOD. Em salas de aula, deve haverVTD pessoas colandoOD. 1 – Nesse caso, “haver” SEMPRE será impessoal. C, D, E – O mesmo vale para locuções formadas por haver: este ficará no infinitivo e o verbo auxiliar, na terceira pessoa do singular.

Haver e Fazer = Tempo decorrido1 HáVTD dois mesesOD ela morreu. Faz seis anos que moro aqui. Anteontem, deve ter feitoVTD oito meses de nosso amorOD. Puxa! Deve fazerVTD seis mesesOD que reformamos a casa. 1 – Nesse caso, ambos serão SEMPRE impessoais. C, D– O mesmo vale para locuções formadas por “fazer”: este ficará no infinitivo ou no particípio e o verbo auxiliar, na terceira pessoa do singular. Outro caso importante de verbo impessoal: verbos que indicam FENÔMENOS NATURAIS

Verbo ser1 1 – Em alguns casos, o verbo “ser” (de ligação) PODE ter sua concordância determinada pelo SUJEITO ou pelo PREDICATIVO. Em outros, por designar PESSOA HUMANA, concordam com ela.

“SER” para “pessoa humana” Tu, meu amigo, foste as angústias da família. Os alunos do Eduardo são, para ele, uma preciosidade. SUJEITO “PESSOA HUMANA”

“Ser”: concordância indiferente1 As mentiras deslavadas SUJEITO sempre foram a sua única estratégiaPREDICATIVO. As mentiras deslavadas SUJEITO sempre foi a sua única estratégiaPREDICATIVO. Concordância opcional com o SUJEITO Concordância opcional com o PREDICATIVO 1 – Nesse caso, a concordância de “ser” é indiferente com o sujeito ou o predicativo porque ambos NÃO designam seres humanos.

Infinitivo flexionado

Todos supõem serem os dois gerentes os culpados. Os professores se dedicam para formar as novas gerações. Sujeitos diferentes: o infinitivo SE FLEXIONA. Sujeitos iguais: o infinitivo NÃO se flexiona.

acabou

NÃO ESQUEÇAM DE FAZER O DOWNLOAD DO ARQUIVO NO SITE DA ESCOLA, QUERIDOS!!!!!!