Inovações científicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovações científicas
Advertisements

AINEL: QUESTÕES AMBIENTAIS DE IVORÁ. Meio Ambiente e Uso dos Recursos Naturais Aspectos da nossa região.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Ciências Naturais – 9.o ano
Revolução Industrial Século XVIII. INGLATERRA Rica Burguesia Lei dos cercamentos Êxodo rural Localização Geográfica Reserva de carvão mineral.
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
EFEITO ESTUFA DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DO AR.
REVISÃO PARA EXAME Claudio Paris – Magrão 24/11/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULOS 10 a 14 APOSTILAS 3 e 4.
ESTRUTURA VERTICAL DA ATMOSFERA Exosfera Tropopausa Estratopausa Mesopausa Termopausa Ficha 1 (parte I) Troposfera Mesosfera Termosfera Estratosfera.
Unidade de ensino “INTERFERÊNCIA DO HOMEM NO ECOSSISTEMA” O Homem, como ser vivo que é, faz parte da biosfera, interage com os outros seres vivos mantendo.
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PROF.ª THAÍS SUEMI MORITA.
Usina Nuclear. Desvantagens da energia nuclear ● Existem muitos riscos desconhecidos como os desastres naturais e ataques terroristas. ● Se esse tipo.
Clique para iniciar....
Ambiente e Sociedade Aquecimento Global.
Professor: Hélcio Júnior Biólogo
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CAMADA DE OZÔNIO A camada de ozônio é uma região da atmosfera terrestre, em torno de 25 a 30 km de altura, onde a concentração do gás ozônio é maior.
FONTES DE ENERGIA GEOGRAFIA – CIC/2017.
AR-CONDICIONADO SUSTENTÁVEL Allan Henrique Galvão Rodrigues; Bruno de Lucca Pinheiro da Silva; Marcos Whisley Viana Nobre(Orientador) Instituto São José.
Ciências da Natureza 5º Ano
Energias renováveis em Portugal
Poluição no Ar e Poluição do Solo
Energia.
POLUIÇãO DA ÁGUA.
rema.ufsc.br Área de Competência: BIOTECNOLOGIAS AMBIENTAIS
Diversidade Biológica
Efeitos da energia elétrica no dia a dia, destacando conceitos, grandezas, e aplicações tecnológicas Profª Renata A Franco.
2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera
Perturbações no equílibrio dos Ecossistemas
Ciências da Natureza e suas
Protocolo de Kyoto.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRISE AMBIENTAL
Ozônio.
Desenvolvimento sustentável
recursos não energéticos
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Ciências Naturais – 8.º ano
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
Grupo1 – MIEM José Pereira Luís Tunes Maria Barbosa Paulo Abreu
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
Ciências Naturais – 8.º ano
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA FONTE PRIMÁRIA NUCLEAR
A importância do ar para os seres vivos
Efeito estufa.
Destruição da camada de ozono
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Camada de Ozônio é responsável por filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol que atingem a Terra.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Ciências Naturais – 8.º ano
TROCAS GASOSAS NAS PLANTAS
Consumo de energia Perspectivas e desafios.
Interação da energia com a Terra
Ciências Naturais – 8.º ano
Engenharia e Sustentabilidade – IFSC/Joinville
FONTES DE ENERGIA UT12 ALTERNATIVAS
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
AULA 01: FUNDAMENTOS AMBIENTAIS Prof. Rogério Frade da Silva Souza 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE.
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
Desenvolvimento sustentável
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
recursos não energéticos
3° Revolução Industrial. O que é? Também chamada de Revolução Digital ou Revolução Técnico- Cientifica-Informacional É o momento que a indústria começa.
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
Cristiana Bento Daniela Medina Patrícia Almeida. O que é a Globalização? A história da Globalização Abrangência de problemas ambientais Riscos Ecológicos.
Transcrição da apresentação:

Inovações científicas R1 Inovações científicas e tecnológicas CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano

2/8

Mergulho Deepsea Challenger (2012) Chegada a Marte do Curiosity (2012) Desastre Deepwater Horizon (2010) Expansão dos biocombustíveis (2005) Satélite de observação (1997) Aerogerador no oceano (1991) Explosão nuclear de Chernobyl (1986) Maior derrame por petroleiro (1978) Revolução verde (década de 60) Plástico (1954) Painel solar (1954) Bomba nuclear (1945) Reator nuclear (1942) Massificação do automóvel (1903) Lâmpada incandescente (1879) Poço de petróleo (1859) Revolução industrial (1760-1840) Revolução agrícola (950) L M N Q P O K N F M O L K J P H J I G Q I H G E C F D E R D B C B A A 3/8

Ao longo da História da Ciência, a espécie humana foi capaz de resolver sucessivos problemas e de transformar o planeta para dele retirar grandes benefícios. O desenvolvimento científico pode conduzir a tecnologias de grande impacte na transformação do planeta e na qualidade de vida das populações. 4/8

Ameaças à sustentabilidade da Terra: O crescimento populacional, A excessiva exploração e consumo de recursos naturais, A poluição, A perda de biodiversidade. 5/8

do desenvolvimento científico e tecnológico Avanços e problemas do desenvolvimento científico e tecnológico Aplicação industrial em larga escala, em sistemas de refrigeração e aerossóis. Inofensivo para os seres vivos. Avanço Problema Instável na estratosfera, liberta o cloro e destrói a camada de ozono colocando em risco a filtração das radiações ultravioleta nocivas. CFC 6/8

do desenvolvimento científico e tecnológico Avanços e problemas do desenvolvimento científico e tecnológico Avanço Muita energia barata e limpa (sem emissões de carbono para a atmosfera). Problema Opção de risco elevado devido aos custos ambientais, económicos e sociais da contaminação radioativa, em caso de acidente. Energia nuclear 7/8

do desenvolvimento científico e tecnológico Avanços e problemas do desenvolvimento científico e tecnológico Avanço Combustível barato e pouco poluente. Problema Abate de florestas, perda de biodiversidade, grandes consumos de água, pesticidas e fertilizantes, desertificação e poluição da água. Biocombustíveis 8/8