Ciências da Natureza e suas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
Advertisements

CIRCULAÇÃO DA ATMOSFERA
Escola do Viso CEF IOSI Bruno Soares.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Gabriel Colares Schuindt Ribeiro turma:603 Prof. Ciências: Daniele Prof. Informática: Alex 2011.
E L N IÑO E L A N IÑA Aquecimento Resfriamento 1ª Série EM – Clima Prof. Gerson Diniz Lima.
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
Trabalho de física Aluna: Maiane Gabrielly Da Silva Rodrigues. Prf: Desirée Serie:''1'' Turma:''A'' Assunto: Turbulência.. Ano:2014.
Acessos e Privilégios. Privilégios  O gerenciamento de usuários e seus respectivos privilégios aos objetos do banco de dados, dependendo do número de.
1.3. As estrelas e a sua evolução M3. Nuvens interestelares Entre as estrelas existem gases e poeiras. Muitas vezes esses gases e poeiras formam grandes.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Ciências da Natureza e suas
Atmosfera: o ar que nos rodeia
Ciências da Natureza e suas
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
Ciências da Natureza e suas
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DIFERENCIAL
A² b² a b c . c² ? POSSO CONHECER A VONTADE DE DEUS EBD 2017.
Ciências da Natureza e suas
Dinâmica da natureza Estrutura geológica
Mad volta para casa- O Jogo
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Estudando para o ENEM de forma invertida
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017
“Estudando para o Enem de forma invertida”
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS DA CRIAÇÃO 1ª P Cap. III
Ciências da Natureza e suas
ANÁLISE FATORIAL.
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
CLIMA e CLIMAS Fatores climáticos Elementos do clima Tipos de clima
Estudando para o ENEM de forma invertida
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Climatologia.
TÍTULO: Subtítulo Introdução Materiais e métodos Considerações finais
Efeitos Não-Newtoneanos em Polímeros
Hidráulica Prof. Eudes José Arantes
Ciências da Natureza e suas
Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Trabalho elaborado por: Marta Nunes, 7ºC, nº14
Ciências da Natureza e suas
Fatores e elementos climáticos
1.2. Sistema Solar: a sua origem e os seus astros.
Capítulo: 27 Refração da Luz
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Aspectos Meteorológicos Associados à Tempestades
As Estrelas e a sua evolução
Curva Característica do Ventilador
Ciências da Natureza e suas
Quem de vocês nunca viu uma imagem parecida com essa a seguir?
RESULTADOS E DISCUSSÕES
O ar se movimenta? Vamos descobrir?.
Estatística: Conceitos Básicos
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
Dez Mandamentos de Qualidade do Dia-a-dia
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL Prof. Irapuã Pacheco Martins Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia.
COMO SE DESLOCAM OS ANIMAIS
UNIVERSO SISTEMA SOLAR.
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTO (Opcional) REFERÊNCIAS (Opcional)
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek.
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
9. Introdução à Teoria das Probabilidades
Prof. Dr. Emerson Galvani Laboratório de Climatologia e Biogeografia Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade.
Pontencial e Conquista
TÍTULO: Subtítulo Introdução Materiais e métodos Considerações finais
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima. Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TORNADOS

TORNADOS O tornado é uma coluna de ar em rotação acelerada cujo centro apresenta pressão extremamente baixa. Os tornados são comuns na primavera e no começo do verão, sobretudo nas grandes planícies americanas. Embora os meteorologistas possam alertar a população quando as condições são favoráveis ao aparecimento de tornados, somente agora os estudos estão avançando na compreensão de suas origens e comportamento. Coletar dados sobre eles é extremamente difícil, tendem a aparecer e a desaparecer em uma área antes que os pesquisadores tenham a oportunidade de se aproximar.

Apenas recentemente, com a ajuda do radar Doppler, foi possível registrar a exata velocidade do vento de um tornado, que nos mais violentos pode chegar a 450 quilômetros por hora. Mesmo que todos os detalhes ainda não sejam conhecidos, os meteorologistas possuem idéias gerais de como o processo começa. Como os tornados ocorrem mais freqüentemente, mas não sempre, quando estão presentes tempestades, é lógico supor que as condições necessárias para a formação das tempestades são também favoráveis para os tornados. Ou seja, ambientes quentes e úmidos. Uma nuvem em funil é comumente a observação do início de um tornado. Se por acaso atingir o solo, ela passa para a próxima fase e é oficialmente designada como um tornado. As paredes de um tornado não são sempre visíveis (como as nuvens), mas são freqüentemente definidas pelos detritos e poeira que sugam até o vórtex.

Mesmo que todos os detalhes ainda não sejam conhecidos, os meteorologistas possuem idéias gerais de como o processo começa. Como os tornados ocorrem mais freqüentemente, mas não sempre, quando estão presentes tempestades, é lógico supor que as condições necessárias para a formação das tempestades são também favoráveis para os tornados. Ou seja, ambientes quentes e úmidos. Uma nuvem em funil é comumente a observação do início de um tornado. Se por acaso atingir o solo, ela passa para a próxima fase e é oficialmente designada como um tornado. As paredes de um tornado não são sempre visíveis (como as nuvens), mas são freqüentemente definidas pelos detritos e poeira que sugam até o vórtex.

Quando o funil de um tornado atinge sua largura máxima, algo entre 15 metros e alguns quilômetros, e está perpendicular ao solo, o tornado passa para sua terceira fase e pode ser chamado de tornado maduro. Um tornado maduro é um tornado em sua fase mais violenta, destruindo praticamente tudo em seu caminho. Há um certo mistério envolvendo a criação e o comportamento dos tornados. As pesquisas deverão afastar esse mistério, mas a fascinação por essa poderosa criação da natureza deve permanecer.