1.1.2 Dimensões à escala atómica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONVERSÃO DE UNIDADES DE MEDIDA EM MB
Advertisements

Escalas de tempo, comprimento e temperatura
do muito grande ao muito pequeno
Nanotecnologia em sensores em fibras ópticas
3) Síntese do grafite e nanofitas de grafeno
Pedro Milanez Brogni Guilherme Rohsig Dannebrock
Oportunidades com a nanotecnologia
SUMÁRIO: Ordens de grandeza e escalas de comprimento. Dimensões à escala atómica e nanotecnologia. Constituição do átomo. Massa isotópica e massa.
Grandezas químicas Como sabemos quanto pesa 1 átomo?
INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA | Workshop Unidade EMBRAPII INT Financiamento para pesquisa, desenvolvimento e inovação Instituto Nacional.
Aplicações da Radioatividade Professor:Bruno Santana Ensino Médio.
AÇO. to= 1,27 cm; i=2,21cm t 0= 10,2mm = 1,02cm tabela A6.3.
Nanotecnologia. O que é Nanotecnologia?  É o estudo que permite a manipulação de átomos individuais, o desenvolvimento de materiais aprimorados e a miniaturização.
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
Nanomedicina Camila Rodrigues 1. Definição: Nanotecnologia: tecnologia que trabalha em escala nanométrica, aplicada à exploração, criação, manipulação.
Alotropia Prof. Marcelo. Substância Simples e Alotropia Substância simples é toda substância pura formada de um único elemento químico. Substância simples.
Química Geral Aula 3 – Tabela e Ligações. Tabela Periódica.
Radiação de corpo negro Aula 1: intro e as leis de Stefan- Boltzmann e Wien Liliana Sanz Mecânica Quântica
Energia de ligação e reações químicas
CAMADA DE OZÔNIO A camada de ozônio é uma região da atmosfera terrestre, em torno de 25 a 30 km de altura, onde a concentração do gás ozônio é maior.
Óptica Física Anne L. Scarinci
Laboratório.
Meios Físicos de Transmissão
2.3.1 Energia de ligação e reações químicas
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
DE ELÉTRONS E FEIXE DE ÍONS
ESTADO SÓLIDO Enfoque: Propriedades Elétricas (cap. 42 –Fundamentos de Física – vol. 4 – 6ª. Ed.) Condutividade Semicondutores Metais Revisão: Moléculas.
Aplicar a microscopia na descoberta do mundo “invisível”
SUMÁRIO: Interpretação do espetro de emissão do átomo de hidrogénio. Modelo atómico de Bohr e a quantização da energia Séries espetrais do átomo de.
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
2.2.1 Lei de Avogadro, volume molar e massa volúmica
Radioatividade, o espectro eletromagnético e a radiação não ionizante
Prof. Sérgio Luiz Morelhão - Depto. de Física Aplicada IFUSP
Átomo e Modelos Atómicos
Caracterização de Polímeros: Testes Simples
Nanopartículas fluorescentes para sensores
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Estrutura molecular e ligações de orbitais e orbitais hibridas
Química Nova Interativa -
2.2. O modelo atómico de Bohr
Templates Nano-porosas
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
Energia eólica.
Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos
2.2 Modelo de Bohr.
Ciências da Natureza Juçara Bio C
I - INTRODUÇÃO II - EXTRUTURA DAS TELAS INTENSIFICADORAS III - PROPRIEDADES DAS TELAS INTENSIFICADORAS IV - TIPOS DE ÉCRANS V - CUIDADOS COM A TELA VI.
Método de Kernel aplicado à análise espacial dos focos de queimada da Região Hidrográfica da Bacia do Paraguai Discentes: Camila Caroline Braun Da Cruz.
Massa e tamanho dos átomos
Laser; Funcionamento e características de um laser
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Espectro Eletromagnético
Grandezas luminotécnicas
1.3. TABELA PERIÓDICA Evolução histórica da Tabela Periódica
SUMÁRIO: Interações eletrostáticas no átomo. Energia de remoção eletrónica. Resolução de exercícios e problemas para consolidação dos conteúdos lecionados.
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução. Sensoriamento Remoto: revisão Definição Definição É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos.
Curso de Engenharia Elétrica Ciência e Tecnologia dos Materiais
2.4 Configurações eletrónicas dos átomos
Tópicos de Cristalografia Profª Drª Luciana Magalhães Joel Félix Diniz.
Cadeias Alimentares.
Indústria 4.0  Indústria 4.0 é um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação,
INTRODUÇÃO À RADIOATIVIDADE Radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos,
Introdução à Bioquímica Disciplina: Bioquímica Prof.ª MSc. Danielle Ayr Tavares de Almeida 2015.
Nanotecnologia Mariane Aldrighi, Nebai Schmitt | Prof. Fabian Primo | Universidade Católica de Pelotas.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
1.1.2 Dimensões à escala atómica. 2 Escala atómica A utilização da microscopia de alta resolução permite, atualmente, obter imagens que demonstram a estrutura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Transcrição da apresentação:

1.1.2 Dimensões à escala atómica

Escala atómica A utilização da microscopia de alta resolução permite, atualmente, obter imagens que demonstram a estrutura da matéria à escala atómica e molecular. Através dessas imagens é possível fazer estimativas de dimensões à escala atómica e molecular. Átomos de uma superfície de ouro

Escala atómica O diâmetro da base do agregado de átomos de ouro é aproximadamente 1 nm, o que corresponde a 6 átomos de carbono alinhados. Ou seja, o diâmetro dos átomos de carbono é 1/6 desse valor, cerca de 0,17 nm. Escala atómica: átomos de ouro depositados numa camada de átomos de carbono

Escala nanométrica e micrométrica Comprimentos entre 1 e 100 nanómetros pertencem à escala nanométrica. Como comprimentos de algumas centenas de picómetros já estão próximos de 1 nanómetro, é possível escrever 0,1 nm em vez de 100 pm. Também é possível escrever 0,010 μm em vez de 10 nm. No entanto é mais correto escrever 1 μm em vez de 1000 nm, pois este já representa a escala micrométrica.

A tabela exprime comprimentos em várias unidades A tabela exprime comprimentos em várias unidades. As escalas indicadas a preto são as mais adequadas. Comprimento /m centi mili micro nano pico 10-3 0,1 cm 1 mm 1000 µm 10-4 0,01 cm 0,1 mm 100 µm 10-5 0,001 cm 0,01 mm 10 µm 10000 nm 10-6 0,001 mm 1 µm 1000 nm 10-7 0,1 µm 100 nm 10-8 0,01 µm 10 nm 10000 pm 10-9 0,001 µm 1 nm 1000 pm 10-10 0,1 nm 100 pm 10-11 0,01 nm 10 pm 10-12 0,001 nm 1 pm

Nanotecnologia A nanotecnologia é uma área emergente que se dedica à construção de estruturas à escala atómica e molecular, isto é, manipulando átomos e moléculas. As propriedades físicas e químicas dos nanomateriais podem ser muito diferentes daquelas que encontramos na matéria manipulada em larga escala. A estrutura da matéria pode ser modificada à escala atómica ou molecular para conferir ou incrementar propriedades desejáveis.

Nanomedicina A nanomedicina estuda, projeta e fabrica estruturas em nanoescala capazes de prevenir, diagnosticar e tratar variadas doenças. Atualmente desenvolvem-se dispositivos muitíssimo pequenos que encapsulam medicamentos e são capazes de os largar em tecidos cancerosos evitando, efeitos secundários indesejáveis. Medicamentos

Fulereno Nanotubos Grafeno Nanotecnologia Exemplos de materiais produzidos com base em nanotecnologia: Fulereno Nanotubos Grafeno

X Espetros de emissão e de absorção Fulereno contínuos de riscas de absorção Descoberto no final do séc. XX; Molécula esférica. Resultam da luz emitida por um corpo Resultam da absorção parcial da luz ao atravessar a matéria

X Espetros de emissão e de absorção Nanotubos contínuos de riscas de absorção Descoberto no final do séc. XX; Folha de átomos de carbono enrolada. Resultam da luz emitida por um corpo Resultam da absorção parcial da luz ao atravessar a matéria

X Espetros de emissão e de absorção Grafeno contínuos de riscas de absorção Descoberto no início do séc. XXI; Folha plana de átomos de carbono. Resultam da luz emitida por um corpo Resultam da absorção parcial da luz ao atravessar a matéria

Aplicações da nanotecnologia Área Materiais Energia Aplicações Nanocristais; Nanopartículas; Nanotubos; Monocamadas. Células fotovoltaicas; Células de combustível; Microfones de energia.

Aplicações da nanotecnologia Área Biotecnologia Computação Eletrónica Aplicações Biochips; Biossensores; Diagnóstico; Nanocirurgia. Computadores moleculares; Computadores óticos; Computadores de ADN. Bens inteligentes; Nanoeletrónica; Sistema de imagiologia.