FONTES DE ALIMENTAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 8 – Hard Disk.
Advertisements

Prof. Paulo de Tarso Pedrosa Rezende
Fonte de Alimentação.
Arquitetura de Computadores
FONTES DE ALIMENTAÇÃO Aula 03.
Fundamentos de Informatica
Fonte de Alimentação Curso Técnico em Informática
Introdução à Computação
Fontes de Alimentação.
Montagem e configuração de computadores (Conceitos - unidade 2 )
O item A mostra o local onde o processador deve ser conectado.
Fontes de Alimentação.
Placa Mãe – Procedimento de Montagem
Curso Técnico Integrado em Informática Eletricidade Instrumental Leis de Kirchhoff Resistores e Código de Cores Prof. César Augusto.
Preceitos básicos da Introdução à informática: João Paulo de Lima Raphael Brasil.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
1.Quais os nomes das fabricantes de processadores para PC atualmente ? 2.Quais as fabricantes de processador para a linha Mobile ? 3.Oque significa Core.
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 2
ATERRAMENTO. ATERRAMENTO Ligação elétrica –Intencional e de baixa impedância à Terra. Finalidades –Caminho de retorno de sistema MRT. –Caminho seguro.
MANUTENÇÃO DE MICRO- Partes do Computador
CARACTERISTICAS DO CLP - Fácil diagnóstico de funcionamento ainda em fase de projeto do sistema e/ou reparos que venham a ocorrer.
Objetivo Geral: Apresentar os conceitos básicos à Correção da fator de potência; Específicos: Apresentar os conceitos de potência alternada e contínua;
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Aula 1 – conceitos básicos
Placa Mãe e seus dispositivos
Manutenção de Periféricos II
IFAC1 Hardware e software.
Informática I Professor Marcelo.
Apresentação de redes de computadores
Os componentes do computador
Introdução à Computação
Soluções Básicas em informática
Ana de Oliveira Rodrigues Julho de Curso Office for Kids
Barramento ou Bus de um Sistema Informático
Noções Básicas de Eletricidade
Introdução a Informática Hardware e Software
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 10 – Parte 2 Prof
Atividade 7 – O micro não liga
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
TRABALHO REALIZADO POR Fábio Rodrigues, Sandro Garcia, Rafael Lourenço
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
Processadores Intel e AMD Clock Processadores Soquete Cooler
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
Como funciona o computador? Modulo 1 AULA 3 Noções de informática Prof.: Alexlima.
Jackson Mallmann Disciplina: Hardware
NOÇÕES DE HARDWARE.
Alessandro D. R. Fazenda CONECTORES Alessandro D. R. Fazenda
Os Automatismos João Páscoa Nº Exemplo de autómato programável
Atividades 1: Alimentação
Trabalho realizado: Inês Pereira nº11 Ernesto Cunha nº18
Estrutura física do computador - Hardware
MEMORIAS.
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
E suas funcionalidades. Hardware livre Software livre Diferentes modelos Simples e confiável Robusto o suficiente para a maioria das atividades de robótica.
Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?
Motherboard & Chipsets
Gabintes e fontes de alimentação
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS
Suporte Técnico Fonte Prof. Wesley.
Aula 2 TOPOLOGÍAS.
Arquitetura de Computadores
Instituto Educacional Cecília Meireles Prof.º Daniel Augusto de Oliveira CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO INFORMÁTICA APLICADA.
Placa mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
Placa Mãe Professor Roney sousa. O que é a Placa Mãe É a maior e mais importante placa de nosso computador, onde todos os demais componentes são ligados.
Hardware QuickPath Interconnect (QPI) e HyperTransport
Hardware – Montagem e Manutenção Educador Prof. Alexsand Farias.
Turma Técnico em Informática. - Módulo: Redes de Computadores. Prof. Arthur Gonçalves - Bacharel em Sistemas de Informação. ESAMAZ TEC CURSOS TÉCNICOS.
Sistema Computacional Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados Hardware: Componente físico de um sistema.
 Não? Tudo Bem!  O periférico é todo e qualquer.
Transcrição da apresentação:

FONTES DE ALIMENTAÇÃO

Fontes É o responsável por converter corrente alternada (tomada) para corrente contínua. É o responsável, também, por alimentar o PC com energia.

Fontes AT Conector da fonte à placa-mãe: 2x6Pinos Valores de Tensão: 5V, 12V, -5V e -12V Ligada ao gabinete por um conector de quatro pinos chamado rocker switch ou push switch

Principais Padrões de Fontes de Alimentação Figura 1: Conexão de uma fonte de alimentação AT em uma placa-mãe AT

Fonte ATX Conector da fonte à placa-mãe: 1x20 Pinos Valores de Tensão: 3,3V, 5V, 12V, -5V, 12V Ligada ao gabinete por um conector chamado Power Switch ou Power Button

Principais Padrões de Fontes de Alimentação Figura 2: Conexão de uma fonte de alimentação ATX em uma placa-mãe ATX.

3) Fonte ATX12V As fontes de alimentação modernas são chamadas ATX12V. Elas possuem, além do conector principal de alimentação, mais dois conectores: Conector de 12 volts: fornece mais corrente na tensão de +12 volts. Muitas placas de CPU atuais exigem este conector. As fontes ATX12V são conhecidas popularmente como “Fontes de Pentium 4”. Mas isto não significa que servam apenas para Pentium 4.

Principais Padrões de Fontes de Alimentação Figura 3: Conector de quatro pinos de 12 V em uma placa-mãe ATX12V (+12V Power Connector)

Principais Padrões de Fontes de Alimentação Figura 4: Conector de quatro pinos de 12 V em uma fonte de alimentação ATX12V v1.x.

Principais Padrões de Fontes de Alimentação Figura 5: Conector auxiliar de seis pinos em uma fonte de alimentação ATX12V v1.x., Usado no padrão AGP Pro 50

Principais Padrões de Fontes de Alimentação Figura 6: Conector de alimentação Serial ATA de quinze pinos introduzido nas fontes ATX12V v1.3

Principais Padrões de Fontes de Alimentação Figura 7: Conector de 24 pinos em uma placa-mãe ATX12V v2.x

Principais Padrões de Fontes de Alimentação Figura 8: Adaptador 24 pinos para 20 pinos.

Principais Padrões de Fontes de Alimentação

Principais Padrões de Fontes de Alimentação Conectores: fonte ATX / AT

Principais Padrões de Fontes de Alimentação Conectores para HDs e CD-ROMs

Alimentação dos drives servem para alimentar discos rígidos, drives de CD-ROM, gravadores de CDs, drives de DVD, gravadores de DVDs, etc.

Alimentação dos drives Detalhe dos dois tipos de conectores para alimentar drives de disquetes (o conector menor), discos rígidos, drives de CD-ROM, DVD e gravadores

Fontes de Alimentação

Fontes de Alimentação

Fontes de Alimentação

Fontes de Alimentação

Fontes de Alimentação

Fontes de Alimentação Ventilação O fluxo de ar dentro do micro funciona da seguinte forma: o ar frio entra através de ranhuras existente na parte frontal do gabinete. Esse ar é aquecido devido a trocas de calor com outros dispositivos, como o processador, placas de vídeo, chipset, etc. Como o ar quente é menos denso do que o ar frio, a sua tendência natural é subir. Com isso, o ar quente fica retido na parte superior do gabinete.

Fontes de Alimentação A ventoinha existente na fonte de alimentação funciona como um exaustor, puxando o ar quente desta região e soprando-o para fora do micro. As fontes de alimentação mais robustas possuem duas ou três ventoinhas. Alguns gabinetes têm espaço apropriado para a instalação de uma nova ventoinha na parte traseira do gabinete, o que melhora ainda mais a circulação de ar dentro do gabinete do micro.

Fontes de Alimentação Figura 11: Fluxo de ar dentro do gabinete do micro

Fontes: Determinando a Potência Item Consumo Processadores de Alto Desempenho 60 W - 110 W Processadores Econômicos 30 W - 80 Placa-mãe 20 W - 100 W HDs e drives de 25 W - 35 W Placa de vídeo sem instruções em 3D 15 W - 25 W Placa de vídeo com instruções em 3D 35 W - 110 W Módulos de memória 2W - 10 W Placas de expansão (placa de rede, placa de som, etc) 5 W - 10 W Cooler Teclado e mouse 1 W - 15 W

Fontes: Determinando a Potência Exemplo: Determinar a potência para um computador, com processador Athlon 64 FX, com dois HDs, um drive de CD/DVD, placa de vídeo 3D, mouse óptico e dois módulos de memória.

Fontes: Determinando a Potência Athlon 64 FX: 80 W HD: 2x 25 W (50W) Drive de CD/DVD: 25 W Placa de vídeo 3D: 80 W Mouse óptico + teclado: 10 W Placa-mãe: 80 W Memória: 2x 10 W (20 W) Total: 345 W

Fontes: Substituição • Quando for anexado um componente à CPU que requeira uma quantidade maior de energia (potência); • Quando esporadicamente o Disco Rígido não inicializa; • Quando a fonte possui problemas de ventilação; • Quando o computador não inicializar;

Fontes: Substituição Para a substituição da fonte não basta selecionar uma com a quantidade de Watts requerida. Os requisitos de qualidade, compatibilidade e o próprio aspecto físico para instalação do gabinete têm que ser considerada. Na retirada, tomar alguns cuidados: • Desligar o computador; • Desligar o cabo da alimentação; • Eliminar a eletricidade estática; • Retirar primeiramente os conectores da CPU e depois os restantes.

Anomalias no Sistema de Alimentação Excesso de Tensão A pior forma de poluição da rede elétrica é o excesso de voltagem, que são picos de alta potência semelhantes a raios que invadem o PC e podem danificar os circuitos de silício. Em geral, os danos são invisíveis exceto pelo fato - visível - de não haver imagem no monitor de vídeo.

Instalação Elétrica A instalação elétrica vai refletir em um duradouro e confiável funcionamento do equipamento, evitando principalmente problemas esporádicos ou intermitentes, muitas vezes difíceis de descobrir sua fonte. As posições dos sinais terra, neutro e fase devem obedecer aos padrões internacionais.

Instalação Elétrica O FASE é o fio que conduz a energia, é o fio que dá o choque elétrico. O NEUTRO é o retorno, a referência do FASE, este não dá choque elétrico. Figura: Tomada

Aterramento O computador deve ser ligado a uma rede elétrica com aterramento, usando tomadas de 3 pinos: FASE NEUTRO TERRA É altamente recomendável ainda que seja usado um estabilizador de voltagem.

Não faça isso! A falta do fio de terra prejudica o funcionamento do computador. Pior ainda, a possibilidade de inversão entre FASE e NEUTRO pode resultar na queima de equipamentos.

Aterramento O aterramento é de extrema necessidade para evitar todos os problemas citados, e precaver alguns outros, que a falta ou o mau aterramento pode causar. Num ideal aterramento a diferença de potencial entre o terra e o neutro não pode variar mais de 3 VOLTS A/C.

Aterramento

Aterramento