UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializanda: Katia Pérez Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Autor: Luis Sauchay Romero Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância- Turma 07   Melhoria das ações de.
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da detenção de câncer de colo do útero e de mama na UBS Manoel Auspicio Bezerra Caraubas-RN Especializando: MARNOLIS ROCHE SEGURA Orientadora: Fernanda de Oliveira Meller

Introdução Importância da ação programática Melhorar a detecção de câncer de colo do útero e de mama na UBS Manoel Auspicio Bezerra, Caraubas-RN

Introdução Caracterização do município Caraúbas está localizado no interior do RN. População de aproximadamente 21750 habitantes (IBGE, 2014). 14 UBS, 9 ESF e 5 tradicionais, 3 UBS vinculadas ao programa mais médicos 1 Hospital Municipal com serviços de urgências 24 horas, laboratório, Raio-x e farmácia 1 NASF 1 CAPS 1 CRAS

Introdução Caracterização da Unidade Básica de Saúde UBS Manoel Auspicio Bezerra Modelo de atenção: ESF Localizada na zona rural População adstrita 2269 usuários Estrutura física: pequena e inadequada Equipe de Saúde da Família: um médico, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, seis agentes comunitários de saúde (ACS), uma técnica de higiene bucal e uma odontóloga.

Introdução Situação da ação programática na Unidade antes da intervenção Baixa cobertura e adesão à realização dos exames de prevenção Não existência de arquivos específicos para os registros Falta de controle sobre o número de mulheres com exame em dia para prevenção de câncer de colo do útero e de mama Não era realizado pela equipe monitoramento nem avaliação dos programas

Objetivo Geral Melhorar a detenção de câncer de colo do útero e de mama na UBS ¨Manoel Auspicio Bezerra ¨, Caraubas-RN

Metodologia O projeto foi desenvolvido no período de 12 semanas. Participaram da intervenção as mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos e de 50 a 69 anos de idade Realizou-se capacitação da equipe em relação aos protocolos da cada programa Foi estabelecida a função de cada membro da equipe durante a intervenção Realizou-se cadastramento de todas as mulheres da área adstrita no programa de prevenção e controle de câncer de colo de útero e mama Contato com lideranças comunitárias sobre importância da ação programática Atendimentos clínicos das mulheres

Metodologia Busca ativa das mulheres faltosas Registro das informações Monitoramento semanal Palestras e atividades educativas com grupos de mulheres e comunidade Na logística foram utilizadas as fichas-espelhos e planilhas de coletas de dados. Foi fornecido pela Secretaria de Saúde o material suficiente para coleta de exame citopatológico

OBJETIVOS ESPECÍFICOS, METAS E RESULTADOS

Resultado: Mês 1: 163 (27,6%), Mês 2: 304 (51,5%), Mês 3: 507(85,9%) Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero e do câncer de mama. Meta 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25-64 anos para 80%. Resultado: Mês 1: 163 (27,6%), Mês 2: 304 (51,5%), Mês 3: 507(85,9%) Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero

Resultado: Mês 1: 14 (7,1%), Mês 2: 66(35,1%), Mês 3: 102 (54,3%) Meta 2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 80%. Resultado: Mês 1: 14 (7,1%), Mês 2: 66(35,1%), Mês 3: 102 (54,3%) Proporção de mulheres entre 50-69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama .

Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção de câncer de colo de útero e de mama. Meta 2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatória do exame citopatologico do colo de útero. Esta meta foi atingida em 100% em todos os meses da intervenção

Objetivo 3:Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.1:Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela UBS Meta 3.2:Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde Meta 3.3:Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Meta 3.4:Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Todas as metas foram atingida em 100% em todos os meses da intervenção

Objetivo 4:Melhorar o registro das informações. Meta 4.1:Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Meta 4.2: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Estas metas foram atingidas em 100% todos os meses da intervenção.

As duas metas foram atingida em 100% todos os meses da intervenção Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.1:Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). Meta 5.2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. As duas metas foram atingida em 100% todos os meses da intervenção .

Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Meta 6.2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. As metas foram atingida em 100% em todos os meses da intervenção

Discussão Importância para o serviço: A intervenção propiciou a ampliação da cobertura de atenção para prevenção e detecção precoce de câncer de colo do útero e de mama Melhoramos os registros das informações Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero e avaliar risco para câncer de mama O grupo da atenção integral a mulher melhorou em quantidade e qualidade das atividades programadas Promover saúde mediante orientações sobre DST e fatores de risco para estas patologias em 100% das mulheres cadastradas Ações de promoção e prevenção - que antes não ocorriam

Discussão Importância para a equipe: Capacitação da equipe Fortaleceu o trabalho conjunto da equipe tendo impacto também em outras atividades no serviço Melhoria do monitoramento e avaliação dos programas pela equipe em cada reunião

Discussão Importância para a comunidade: Melhoria na qualidade de atendimento clínico à mulher Mulheres demonstraram satisfação Participação ativa da comunidade Insatisfação com a realização da mamografia

Discussão A intervenção está incorporada à rotina do serviço Pretendemos continuar ampliando a cobertura Ampliar o trabalho de conscientização da comunidade em relação à necessidade de fazer os exames Diálogo com os gestores para conseguir maior quantidade de mamografias realizadas e ter mamógrafo em nosso município Continuar monitorando todos os indicadores que tínhamos previsto na intervenção, além de pensar em realizar outras intervenções

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Permitiu melhorar nossa qualidade profissional Fortaleceu os conhecimentos e ficamos mais interessados, informados e competentes nas ações de manutenção da saúde da população brasileira Permitiu aumentar nosso conhecimento básico sobre computação Permitiu a troca de conhecimento com outros colegas em um ambiente virtual, o que constitui uma nova experiência Melhor domínio do idioma

Reflexão critica sobre o processo pessoal de aprendizagem Interação com a comunidade Foram promovidas mudanças e melhorias nas ações e serviços de saúde oferecidos a nossa comunidade Identificar os indicadores de cobertura e qualidade Dedicamos tempo para fazer reflexões sobre o andamento do trabalho e nas reuniões foram verificadas as metas atingidas Estimulou minha participação e a autonomia na solução de problemas concretos da UBS Proporcionou visibilidade nas atividades em Saúde da Família e certo protagonismo na geração de mudanças na equipe e UBS

OBRIGADO