UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidad Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Departamento de Medicina social
  Melhoria da qualidade da atenção da Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na UBS Belo Jardim II, Rio Branco/AC Especializanda: Roxana Gallardo Zaballa Orientador:
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPel ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Qualificação.
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Especializada: Ariagna Gardon Exposito
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
FABIANA SAMPAIO SOARES
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Especializando: Osmar Young Ramos
Orientadora: Mariana Gonzalez Cademartori
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Christopher Berwig Turma 4
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Universidade Federal de Pelotas
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
  UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Turma 7 – Grupo 5 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Orientadora: Danieli B. da Silva
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Maricela Velázquez Hernández Rogéria Amaral Dos Santos
Cristiane Wottrich Orientadora: Gabriela silva dos santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 messes,
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Marcio Antunes de Chaves
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança da UBS - ESF III no Município Crissiumal.
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Programa de Valorização a Atenção Básica
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção à saúde da criança de zero até setenta e dois meses na ESF Areias. Amarante/PI Especializando: Dra. Yaimara Nieves Lopez Ferrera Orientador: Ailton Brant Gomes

Introdução. A atenção a saúde da criança é importante, já que se garantirmos uma boa saúde para elas, conseguiremos um adulto saudável no futuro.

Introdução. Amarante tem uma extensão de 1336,8 km². Fica à beira do Rio Parnaíba e tem como municípios limítrofes: Ao norte – Palmeirais A oeste – Barão de Guarajú - MA e São Francisco do Maranhão – MA. Ao sul: Floriano e Francisco Ayres. Ao leste: Regeneração.

Introdução. Amarante possui 17.153 habitantes. Densidade demográfica de 14,8 habitantes por km². Serviço de saúde: formado por 14 UBS tradicionais. Dessas 6 são equipes da ESF, 7 equipes de saúde, 1 NASF, 1 CAPS, 1 hospital regional com 24 leitos.

Introdução. Esta UBS tem uma estrutura pequena, contando com: Recepção, sala de vacina, Consultório médico, Consultório de enfermagem, Consultório odontológico e; Dois banheiros divididos por gênero; Possuímos em nossa área de abrangência um total de 1936 usuários, distribuídos em 647 famílias

Introdução. Situação da ação programática na sua unidade antes da intervenção. Antes da intervenção eram realizadas muitas ações mais de forma desorganizada. A consulta de odontológica estava desorganizada. Não se realizava teste da orelinha

Objetivo. Melhorar a atenção à saúde da criança de zero a 72 meses na estratégia saúde da família areias, no município de Amarante/PI.

Metodologia Este projeto está estruturado para ser desenvolvido no período de 12 semanas no posto de saúde areias, no município de Amarante/PI. Participarão da intervenção crianças de zero a 72 meses de idade que fazem parte da área de abrangência desta UBS. Eixos de ações: Monitoramento e avaliação Organização e gestão do serviço Engajamento público Qualificação da prática clínica

Metodologia Cadastro das crianças de 0 - 72 meses; Utilização do caderno 33 do ministério da saúde; Organização do atendimento; Realização de busca ativa; Realização de consulta na primeira semana de vida; Definição de atribuições; Elaboração de material impresso; Vinculação de vacinação à puericultura; Suplementação de ferro; Preenchimento das fichas-espelhos; Esclarecimento à comunidade sobre a intervenção; Orientações aos familiares; Capacitação da equipe

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 1. Ampliar a cobertura do programa de saúde da criança. Meta 1.1 Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 100% das crianças entre zero e 72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade de saúde. Resultado: 1 mês 43 crianças 2 mês 90 crianças 3 mês 110 crianças

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.1 Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas na área de abrangência da UBS. Resultado: 1 mês 43 crianças (100%) 2 mês 90 crianças (100%) 3 mês 110 crianças (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.2: Realizar monitoramento de crescimento em 100% das crianças cadastradas na área de abrangência da UBS. Resultado: 1 mês 43 crianças (100%) 2 mês 90 crianças (100%) 3 mês 110 crianças (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.3: Monitorar 100% das crianças com déficit de peso. Resultados: No primeiro mês diagnosticamos 1 crianças com déficit de peso, no segundo e terceiro mês chegamos a 03 (100%) crianças em acompanhamento. Totalizando 3 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.4: Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. Resultados: Duas das crianças cursaram com excesso de peso diagnosticadas uma no primeiro mês da intervenção e uma no segundo mês, a qual se manteve no terceiro mês. Tivemos 100% ao longo dos 03 meses.

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.5: Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças. Resultado: 1 mês 43 crianças (100%) 2 mês 90 crianças (100%) 3 mês 110 crianças (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.6: Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. Resultado: 1 mês 43 crianças (100%) 2 mês 90 crianças (100%) 3 mês 110 crianças (100%) .

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.7: Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 24 meses. Resultados: 1º mês 25 receberam suplemento de ferro (96,2%). 2º mês 37 (97,4%) 3º mês 46 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.8: Realizar triagem auditiva em 100% das crianças. Resultados: 1º mês 8 (18,6%) 2º mês 26 (28,9%) 3º mês 43 (39,1%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 2: melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.9: realizar teste do pezinho em 100% das crianças até 7 dias de vida. Resultados: 1º mês 40 (93,0%) 2º mês 80 (88,9%) 3º mês 100 crianças (90,9%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.10: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 a 72 meses de idade. Resultados: 1º mês 39 crianças (100%) 2º mês 83 crianças (100%) 3º mês 102 crianças (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.11: Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de 6 a 72 meses de idade. Resultados: 1º mês 39 (100%) 2º mês 83 (100%) 3º mês 102 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 3: Melhorar a adesão ao programa de saúde da criança. Meta 3.1: Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas. Resultados: 1º mês, não tivemos crianças que faltaram à consulta, 2º mês tivemos seis por diferentes motivos e que não foram recuperadas esse mês (0%) 3º mês as 06 (100%) crianças faltosas foram procuradas e atendidas.

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho de 100% das crianças cadastradas no programa saúde da criança. Resultado: 1 mês 43 crianças (100%) 2 mês 90 crianças (100%) 3 mês 110 crianças (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 5: Mapear as crianças de risco pertencentes à área da UBS. Meta 5.1: Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa saúde da criança. Resultado: 1 mês 43 crianças (100%) 2 mês 90 crianças (100%) 3 mês 110 crianças (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 6: promover a saúde das crianças. Meta 6.1: Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas programáticas. Resultado: 1 mês 43 crianças (100%) 2 mês 90 crianças (100%) 3 mês 110 crianças (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 6: promover a saúde das crianças Meta 6.2: colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta. Resultado: 1 mês 43 crianças (100%) 2 mês 90 crianças (100%) 3 mês 110 crianças (100%)  

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 6: promover a saúde das crianças. Meta 6.3: fornecer orientações nutricionais de acordo com a faixa etária para 100% das crianças. Resultado: 1 mês 43 crianças (100%) 2 mês 90 crianças (100%) 3 mês 110 crianças (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 6: promover a saúde das crianças. Meta 6.4: Fornecer orientações sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da cárie para 100% das crianças de acordo com a faixa etária. Resultado: 1 mês 43 crianças (100%) 2 mês 90 crianças (100%) 3 mês 110 crianças (100%)

Discussão Foi muito importante a realização da intervenção para equipe já que com ela conseguimos organizar o atendimento das crianças Tivemos úteis capacitações no dia a dia. Feitas durante este projeto. Isto vai oferecer um melhor serviço para a população e com ele a satisfação da comunidade. Já esta incorporada a nossa rotina as atividades realizadas durante a intervenção que garantem a saúde das crianças. Continuaremos com estas atividades verificando seu cumprimento mensalmente.

Reflexão sobre processo pessoal de aprendizagem Permitiu-me conhecer os protocolos de saúde da criança do brasil e transmitir esses conhecimentos a todos os membros da equipe. Ajudou-me e a nossa equipe a conhecer a situação de saúde das crianças e a organizar o trabalho do dia a dia. Mostrou-me como introduzir as coisas aprendidas a nossa rotina para assim diminuir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida desta população.

OBRIGADA!!!