Memórias Memória RAM É a principal memória do computador.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 2 Armazenamento de dados
Advertisements

1) Para que serve o HD de um computador? a) b) c) d) Para Gravar arquivos em CD Para rodar DVD Para gravar dados e programas do computador Para gravar.
Software e Hardware Nome: Gilmar Semedo Nº 26. Dispositivos de 1/0.
Prof. Paulo Barreto O hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco.
SEMINÁRIO TÉCNICO Novos Produtos Impulsionados pela Impressão Digital Impresso interativo: Conectando o impresso às mídias eletrônicas.
HARDWARE (Parte II). 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são (ou serão) manipuladas.
TRABALHO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Professor: Anderson Cidade Junior Memórias Os periféricos O Processador Arquivos e pastas Nomenclaturas e organização Extensões de arquivos Gerenciamento.
Técnico em Eletrotécnica Disciplina: Informática 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Elaborado por: Prof. Ronaldo Apresentado por: Prof. Gustavo.
Máquinas Virtuais Professoras: Márcia Jani / Kathia.
David de moraes junior Márcia batista souza. ARQUITETURAS PROPRIETÁRIAS Apenas um fabricante lança produtos compatíveis com a sua própria arquitetura.
São memórias absolutamente indispensáveis ao funcionamento do sistema informático (ROM e RAM) Memória ROM Memória RAM Memórias Principais.
Disciplina de Fundamentos de Informática Professor Eduardo Alberto Felippsen Ensino Médio Integrado – Técnico em Informática 2015.
Protótipo de uma aplicação rica de internet para monitoramento de vídeo através de streaming e Silverlight Thiago da Silva Negherbon – Acadêmico Roosevelt.
LACS Tech Support Client Treinamento básico de RAID DELL CONFIDENTIAL1 1 L2 Team - Desktops.
MANUTENÇÃO DE MICRO- Partes do Computador
Prof. Arthur Albertin.
Atividades em sala (6) Componentes de armazenamento. HD
Introdução à Computação para Engenharia MAC2166
Os componentes do computador
Organização de Computadores 2º Semestre Aula 13 – Parte 3 Prof
Soluções Básicas em informática
Caracterização do equipamento
Sua função é a interconexão entre componentes
Coloque mais cores na sua vida com o Tablet M10A
Ab ARQUITETURA E ORGANIZACAO
Memória Principal.
Componentes básicos de um computador
/07/ Memórias RAM Memória ROM Memoria Cache Interfaces
PLC – PowerLine Communications
ESCOLA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES DIRETOR: MARCOS ANTÔNIO DA SILVA REICHEL COORDENADORA: LEILA APARECIDA DA SILVA PROGETEC: LUZIA BENTO SOARES PROFESSOR:
Disciplina: Manutenção e organização de Computadores
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Prof. Wellington Franco
Tema 5 – Arquitetura de Banco de Dados
Prof. Arthur Albertin.
Arquitetura e organização de computadores
Placas On-Board e Off-board Barramentos Fabricantes e Cd de Instalação
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Funções de um computador
NOÇÕES DE HARDWARE.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Alessandro D. R. Fazenda CONECTORES Alessandro D. R. Fazenda
Representação dos dados
Os diversos tipos de memorias
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
13 Tecnologias (Trabalhos)
Tecnologias da Informação e Comunicação
Caracterização do equipamento
Boot Post CMOS,BIOS Setup Virtualização Sistema Operacional
Trabalho realizado: Inês Pereira nº11 Ernesto Cunha nº18
INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL
ESCOLA ESTADUAL TÉCNICO INDUSTRIAL PROFESSOR FONTES
MEMORIAS.
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
Suporte Técnico memória Prof. Wesley.
Curso Técnico em Informática
Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos.
A UCP e suas conexões (barramentos)
Disco rígido e unidades removíveis
BANG 734-X SISTEMA OPERACIONAL ANTES (CONSOLE) RUN DCC LD-128
Computação e Informática
Arquitetura de Computadores
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Hardware – Montagem e Manutenção Educador Prof. Alexsand Farias.
O mundo além do processamento de jogos.
Sistema Computacional Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados Hardware: Componente físico de um sistema.
Transcrição da apresentação:

Memórias Memória RAM É a principal memória do computador. Responsável por armazenar temporariamente todos os dados interpretados pelo processador. A memória RAM é segunda pela mais importante do computador.

A memória RAM é a segunda peça mais importante do computador, já que dentro dela são carregados todos os dados em utilização pelo usuário, estes dados podem ser um Sistema Operacional, programas, jogos, musicas, entre outros.

Kingston Fabricantes de Memória RAM A principal fabricante de memória RAM no mundo, a Kingston ficou famosa na década de 80, por dar garantia vitalícia aos pentes de memória vendidos na época.

Patriot Atualmente empresa Patriot é a maior distribuidora de memória do mundo, muitas vezes criando chips que são usados inclusive por outras marcas. A Patriot cresceu no mercado das memórias RAM graças à altíssima qualidade oferecida.

OCZ Uma das mais antigas fabricantes é a OCZ, revolucionou o mundo da informática por trazer projetos considerados ousados para a época, por exemplo, o primeiro pente de memória RAM refrigerado à água.

G.Skill Foi considerado a melhor fabricante de memória RAM para jogos e programas de computação gráfica.

Corsair Por muitos considerados a melhor fabricante de memórias RAM para servidores por elevar ao máximo o nível da freqüência entre a memória e processador tornando assim rápido a resposta do computador.

Memória ROM Não é necessariamente um tipo de memória, e sim uma característica presente em alguns tipos de memória. O conteúdo da memória ROM não pode ser apagada, apenas lido. Um CD-ROM contendo um programa, não pode ser excluído, mas pode ser executado.

PROM Pode ser gravada por um dispositivo especial, mas não podem mais ser apagadas ou modificadas após a gravação. Exemplo: CD-RW, DVD-RW.

EPROM Pode ser alterada depois de gravada por dispositivos, através de luz Ultravioleta. Exemplo: CD-RW, DVD-RW.

EEPROM Exemplo: BIOS

MEMÓRIA CACHE É uma memória de acesso rápido, que tem por finalidade auxiliar o processador, efetuando buscas dentro da memória RAM e carregando parte dos processos a fim de tornar menor o trabalho do processador.

CACHE U Menor nível de cache tem entre 16 kb e 128 kb, é dividida em duas partes, armazenamento de dados e instruções, que determina para que serve cada dado armazenado.

CACHE L2 O segundo nível de cache do processador é relativamente maior que o primeiro, criado justamente para suprir a falta de espaço no primeiro nível de cache, o L2 tem uma desvantagem em relação ao LI por ser mais lento. Atualmente o tamanho Do L2 é de 12MB.

CACHE L3 Foi usado durante a geração do K6-III de processadores da AMD, e inicialmente, era encontrado externo ao processador, em um slot na placa mãe, atualmente o cache L3 tem o mesmo tamanho de cache L2, porém em velocidade superior.

Memórias auxiliares São memórias de armazenamento. Levando em conta que a memória principal do computador é temporária, se o computador for desligado ou reiniciado, todas as informações dentro da memória RAM, são apagadas, por esse motivo existem as memórias auxiliares, ou memória de armazenamento.

Exemplos de memórias auxiliares Disco rígido (HD, HARD DISK) A principal auxiliar criada, o HD é indispensável para o bom funcionamento de um computador. O HD foi criado na década de 50 pela IBM, para substituir os antigos disquetes. O primeiro disco rígido foi o da IBM, tinha uma capacidade de armazenamento de 5 MB.

O funcionamento Os dados são gravados de forma magnética. Para isso, o HD usa discos de ferro, e volta dos discos de ferro, existe um fina camada de magnetismo, que é onde as informações ficam armazenadas, quanto mais fino for a camada magnética, maior o conteúdo de informações que o HD é capaz de armazenar.

É importante ressaltar que a capacidade de fábrica do HD, não é a sua capacidade real de armazenamento. Em cada disco de ferro do HD são gravados as trilhas, os setores, as divisões de clusters e a MBR, a quantidade de espaço usado para criar essa estrutura, é automaticamente debitada da quantidade total da capacidade do HD.

Quantidade disponivel para uso Quantidade Total Quantidade disponivel para uso 40 GB 37,25 GB 80 GB 74,53 GB 120 GB 111,76 GB 160 GB 149,01 GB 200 GB 186,2 GB 500 GB 465,66 GB 1000 GB 931,32 GB

CD/DVD Foi inicialmente desenvolvido para músicas, e o padrão era conhecido como CD-DA, o formato começou a ser utilizado para gravação também de programas a partir da década de 90, onde ganhou destaque como uma segunda memória auxiliar.

Tipo de CD Tempo de gravação Tamanho máximo de gravação MniCD 21 Minutos 200 MB CD 89 minutos 700 MB CD-RW 650 MB DVD 74 minutos 4.7 GB DVD-RW 120 minutos 4.7 DVD-R

Blue-Ray É mais nova tecnologia criada pela Sony para substituir o CD e o DVD tem capacidade de 25 GB a 50 GB de armazenamento.

Memória Flash Capacidade 32 MB a 120 GB É uma memória de acesso rápido, e permanente. Atualmente a tecnologia da memória flash e utilizada na produção de pendrivers, cartões de memória, câmeras digitais, celulares e dispositivos de reprodução de músicas. Capacidade 32 MB a 120 GB

interfaces IDE SCSI SATA Os HDs são conectados ao computador através de interfaces capazes de transmitir os dados entre um e outro de maneira segura e eficiente. IDE SCSI SATA

IDE Os primeiros HDs e interfaces IDE chegaram ao mercado em 1986, mas inicialmente não existia um padrão bem definido, o que fez com que os primeiros anos fossem marcados por problemas de compatibilidade entre os produtos dos diferentes fabricantes.

As interfaces IDE/ATA passaram por um longo caminho evolutivo As interfaces IDE/ATA passaram por um longo caminho evolutivo. As interfaces antigas, usadas em micros 386/486 e nos primeiros micros Pentium, suportam (de acordo com seu nível de atualização), cinco modos de operação. Modo de Operação Taxa de transferência ATA-4 (Ultra ATA/33, UDMA 33) 33 MB/s ATA-5 (Ultra ATA/66, UDMA 66) 66 MB/s ATA-6 (Ultra ATA/100, UDMA 100) 100 MB/s ATA-7 (Ultra ATA/133, UDMA 133) 133 MB/s

SCSI São as tradicionais concorrentes das interfaces IDE. As vantagens dos Hds SCSI não se resumem apenas à questão da velocidade, mas também das compatibilidades e estabilidade. É aplicado principalmente em servidores e em aplicações de missão crítica.

SATA A partir de um certo ponto, ficou claro que o padrão IDE/ATA estava chegando ao seu limite e que mudanças mais profundas só poderiam ser feitas com a introdução de um novo padrão. Surgiu então o SATA (Serial ATA). é um barramento serial, onde é transmitido um único bit por vez em cada sentido. Isso elimina os problemas de sincronização e interferência encontrados nas interfaces paralelas, permitindo que sejam usadas freqüências mais altas.

O HD SATA é uma tecnologia para discos rígidos, unidades ópticas e outros dispositivos de armazenamento de dados que surgiu no mercado no ano 2000 para substituir a tradicional interface PATA. (ATA, IDE)

1. Está substituindo o DVD. 2. Principal memória do computador 3. Classificação de uma memória que guarda os dados mesmo sem energia elétrica. 4. Usado em câmeras digitais, celulares e vídeo-games 5. Tipo de conexão dos HDs atuais

6. CD em inglês 7. Classificação de uma memória que se apaga quando o computador é desligado. 8. Dispositivo portátil para armazenamento de dados 9. Substituiu o CD. 10. Responsável por guardar dados quando o computador está desligado.

Atividades também do slide Atividades pág. 50 Atividades também do slide