Evolução dos Sistemas de Comunicação de Dados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Computação Distribuída
Advertisements

Introdução aos Sistemas Distribuídos Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote –Aumentar a capacidade de processamento de programas –Usuário ia ao computador.
Leandro Clementino Almeida.  Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote:  Aumentar a capacidade de processamento de programas  Usuário ia ao computador.
Curso Superior em Redes de Computadores SSH Prof. Sales Filho.
Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal 5º Ciclo Agosto a Outubro de 2013 Avaliação Trimestral.
Alex Santos Elizeu da Silva José Sousa Luiz Felipe Marcele Damires.
Prof. Paulo Barreto O hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco.
HARDWARE (Parte II). 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são (ou serão) manipuladas.
O Board of European Students of Technology é uma organização Europeia que tem como principal objectivo potenciar a aprendizagem e a internacionalização.
Dispositivos de conexão Secção Objectivos Descrever as funções básicas de um modem Identificar os tipos e normas dos modems Descrever a função dos.
Professor: Kleber Trevisani Alunos: Paulo Roberto Guelfi, Gisele de Oliveira e Marcela. História da Ciência e Tecnologia.
David de moraes junior Márcia batista souza. ARQUITETURAS PROPRIETÁRIAS Apenas um fabricante lança produtos compatíveis com a sua própria arquitetura.
Computação Móvel História da Ciência e Tecnologia – ADS Professor: Kleber Manrique Trevisani Ana Luiza Lima Carolina Pedrosa Diana Ferreira Marielly Barros.
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Projeto de Informatiza ç ão da CAPES. Transferência de Tecnologia Projeto de Informatiza ç ão da CAPES COPPE/UFRJ Maio/1997.
Sistemas de Informação Capítulo 4 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
“Modelo de Camadas OSI e TCP/IP ” Nataniel Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA
Apoio do BNDES para Micro, Pequenas e Médias Empresas
Sistemas Operacionais de Rede
Soluções Básicas em informática
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS COMPUTADORES
Métodos de Validação de Arquivos para Armazenamento em Nuvens
Disciplina: Sistemas de Informação
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo TCP/IP
Curso de Graduação em Administração Informática Básica - Unidade 1
Aula 05 Pilha TCP/IP.
Redes de Telecomunicações I
Tema 5 – Arquitetura de Banco de Dados
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
FONTES DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM BIOTECNOLOGIA:
Modelos de Referência em Camadas
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
Programação para Internet Rica- CCT0081
DISCIPLINA: Administração e Gerência de Redes de Computadores
Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes
INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS
Redes e Comunicação de Dados Modelo de referência OSI
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Diógenes Pereira Jr. Igor Thiago Marques Mendonça
REDES ... RNP, Backbone e Hots Universidade de Passo Fundo
Redes de Computadores Alan Santos.
Engenharia de Software Analise de Riscos
AULA 3.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Informática Básica
INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL
Aula 4 – Planos Táticos Prof. Luís Fernando Garcia
ADMINISTRAÇÃO DE REDES COM SCRIPTS
Curso Técnico em Informática
Protocolos e comunicações de rede
“Internet como canal para novos negócios”
Porque Formar Engenheiros Obsoletos - Um Caso de Estudo
INSTALAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
Trabalho realizado por: Tiago freitas nº7
Há milênios atrás o instrumento de calcular era o ÁBACO
33º Encontros Tele.síntese Os efeitos no mercado das novas políticas governamentais Jorge Salomão Pereira CEO
Redes de computadores I
Acessibilidade, Usabilidade e Navegabilidade
TECNOLOGIAS WEB – AULA 1 PROF. RENATO GUIMARÃES.
Modbus Bernardo da cunha borges Guilherme Garcia gimenez
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
Há milênios atrás o instrumento de calcular era o ÁBACO
Infra Estruturas Computacionais
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Portal Moveleiro Network
ERP - Enterprise Resource Planning
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Transcrição da apresentação:

Evolução dos Sistemas de Comunicação de Dados Departamento de Sistemas de Informação Evolução dos Sistemas de Comunicação de Dados Prof. M.Sc. André Weizmann

Evolução dos Sistemas de Redes Anos 50 Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento de programas Usuário se deslocava ao computador Processamento Seqüencial Processador Central Impressora Leitoras de cartões

Evolução dos Sistemas de Redes Anos 50 Sistema de tipo Lote com E/S através de um sistema auxiliar Dispositivo Especial Transporte manual de fitas “Distribuição local” do processamento. Sistema de Computação Centralizado.

Evolução dos Sistemas de Redes Anos 60 Sistema de Interrupção e Canais de E/S Automação da E/S das fitas Multiprogramação. Sistema de Computação Centralizado.

Evolução dos Sistemas de Redes Anos 60 Sistemas Operacionais de Tempo Compartilhado Aumentar a produtividade dos programadores Computador vai ao usuário Surgimento dos terminais de E/S Surgimento da comunicação de dados e dos sistemas de teleprocessamento Distribuição da Apresentação dos Dados

Evolução dos Sistemas de Redes Anos 60 Departamento de Defesa dos EUA - viabilidade do desenvolvimento de redes. Projeto ARPA ( Advanced Research Project Agency - 1968 ). Meio acadêmico e centros de pesquisa.

Evolução dos Sistemas de Redes Anos 70 1972 - entrou em funcionamento o projeto piloto da rede ARPA. Início da era tecnológica de redes de computadores. Mainframes interligados Distribuição da Apresentação dos Dados (terminais de E/S) Distribuição do Processamento

Evolução dos Sistemas de Redes Projeto ARPA - Anos 70 Evolução da Comunicação de Dados e Teleprocessamento Processamento Centralizado Apresentação da Informação - Distribuída Comutação de pacotes e protocolos adequados. Divisão em camadas funcionais. Arquitetura de Redes de Computadores.

Evolução dos Sistemas de Redes Crescimento da ARPA Interligação de universidades americanas e computadores em outros países Surgimento das redes de longa distância. Surgimento das arquiteturas proprietárias: integração em rede, de produtos de fabricantes de processamento de dados ( SNA, Decnet ). Abertura de novo mercado: oferta de serviços de comunicação de dados por meio de comutação de pacotes. Início da padronização de redes públicas de pacotes. Anos 70

Evolução dos Sistemas de Redes Anos 70 Perspectivas de crescimento das tecnologias de rede. Heterogeneidade dos padrões, protocolos e equipamentos. Solução: padronização de uma modelo de referência para interconexão de sistemas abertos (OSI - Open Systems Interconnection -1978-1984).

Evolução dos Sistemas de Redes Anos 80 Anos 80 - Surgimento dos Microcomputadores Produtividade dos Usuários e desenvolvedores Conexão com os mainframes Apresentação dos dados Crescimento da Distribuição do processamento

Evolução dos Sistemas de Redes Anos 80 Anos 80 - Difusão da Tecnologia da Informação Instrumento de transformação dos processos de negócios das empresas Aumento insignificante dos níveis de produtividade com relação aos investimentos em TI Perda em níveis de produtividade quando profissionais trabalham individualmente

Evolução dos Sistemas de Redes Anos 80 Surgimento das Redes Locais Essência dos Sistemas Distribuídos ou da Computação Distribuída ( atualmente ) Heterogeneidade das redes: falta de compatibilidade. Iniciativa do IEEE ( Institute of Eletrical and Eletronics Engineering ), padronização da tecnologia de redes locais de acordo com modelo OSI e ITU-T. Ambiente de redes interconectadas dentro do projeto ARPA: Internet.

Evolução dos Sistemas de Redes Anos 90 Anos 90 - Interligação dos recursos. Evolução da tecnologia de interconexão de redes repetidor, ponte, roteador e gateway Gerência de redes. Evolução de padrões para sistemas abertos.