Hidrografia GG.06- p.36.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
Advertisements

CIVILIZAÇÕES DE REGADIO
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Aquecimento da água pelo Sol Evaporação Vapor se eleva com o ar quente
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
HIDROGRAFIA Características dos rios Forma de relevo
O CICLO HIDROLÓGICO. O CICLO HIDROLÓGICO DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO PLANETA E NO BRASIL.
Oceano Pacífico Oceano Atlântico Oceano Atlântico Oceano Índico Oceano Índico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Antártico Oceano.
Hidrografia.
IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre.
CONTINENTEASIÁTICOCONTINENTEASIÁTICO  Prof.º Fylipe Alves Pág. 116 a 133.
AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE. AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE.
- Industrialização e urbanização - Clima e seus fatores
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Colégio Jesus Maria José
Ciclo da água Percurso que a água faz no planeta Terra. Etapas:
Dinâmica de uma bacia hidrográfica
Prof. Anderson Lourenço
As principais bacias hidrográficas do mundo
HIDROGRAFIA DO BRASIL Características Gerais:
HIDROGRAFIA GEOGRAFIA- JANDERSON.
Dinâmica da natureza Estrutura geológica
GEOGRAFIA 1º ANO Prof. Gustavo Macieira C L I M A.
Biomas brasileiros.
9º ANO GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira.
As diversas paisagens naturais da Terra
Climas e formações vegetais no mundo Trabalho de geografia.
Climatologia.
Aspectos do relevo.
Aspectos naturais do continente africano
Climas 6º Ano.
Região norte.
Fatores e elementos climáticos
Hidrografia – conceitos, usos e geopolítica
África: aspectos físicos
HIDROSFERA.
Clima do Continente Asiatico.
As Paisagens do continente americano
Hidrografia Brasileira
A influência da Bacia Platina na Geopolítica Sul-americana
Massas de ar.
A distribuição da população a nível mundial
Bacias hidrográficas brasileiras. Características da hidrografia brasileira Riqueza em rios e pobreza em formações lacustres. Riqueza em rios e pobreza.
Conselhos para um bom Semestre
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
Europa Aspectos naturais.
Dinâmica das bacias hidrográficas
ASPECTOS GEOGRÁFICOS DA EUROPA PROFESSOR MARCIANO DANTAS.
Disciplina: HIDROGEOGRAFIA Prof Dr. Luiz Carlos Araújo dos Santos Mestranda: Gizele Barbosa Ferreira.
CLIMA BRASILEIRO.
DINÂMICA CLIMÁTICA CIC –2010.
Enchentes e Deslizamentos de Terra
A distribuição da população a nível mundial
AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Vegetação do Brasil (Fitogeografia brasileira)
A distribuição da população a nível mundial
Capítulo 9 O relevo e suas formas
Climas 6º Ano.
Relevo do Brasil (Orografia Brasileira)
Dinâmica das bacias hidrográficas
Rios 6º Ano.
BACIAS HIDROGRÁFICAS MUNDIAIS
Capítulo 12 Águas Continentais O ciclo da água 1 – Evaporação
Dinâmica das bacias hidrográficas
Continente Asiático (prof. Padovani – 8º ano)
A ÁGUA.
DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Conceito de desertificação A desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas, é a degradação de terras nas zonas.
Águas continentais Grupo: Larissa M., Larissa P., Camila, Mirelly, Mariany.
Relevo O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra) É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também.
Transcrição da apresentação:

Hidrografia GG.06- p.36

Ciclo das águas 98% da água disponível é salgada (mares e oceanos); A água doce (2%) é encontrado nos polos, nas altas montanhas, lençóis subterrâneos (aquíferos), em rios , lagos, na atmosfera e no solo; Sua distribuição no planeta é bastante irregular.

Ciclo das águas A água está em constante movimento entre os continentes, oceanos e atmosfera Clico hidrológico: Evaporação das massas líquidas, Transpiração da vegetação, Transferência da umidade para a atmosfera, Formação de nuvens que condensam em forma de chuva, granizo, neve ou neblina, Parte da água se infiltra no solo alimentando lençóis subterrâneos que dão origem à nascentes. Desmatamento- ação do homem que altera o ambiente e afeta a umidade pela transpiração vegetal, diminuindo-a, tornando o ar mais seco; aumenta a taxa de escoamento pela superfície e diminui a infiltração provocando erosão diminuindo níveis de aquíferos.

Elementos das bacias hidrográficas O rio percorre um curso, desde nascente e desemboca em uma foz; Durante o percurso pode captar água de outras nascente; Bacia hidrográfica- região de influência de vários cursos d’água vindos de diferentes regiões, mas convergem para um mesmo ponto; Divisor de águas- áreas mais altas que separam duas bacias vizinhas.

Elementos das bacias hidrográficas Rio de planalto- em áreas de relevo acidentado, apresenta quedas-d’água; possuem elevado potencial hidroelétrico. Rio de planície- atravessa área com poucos desníveis, formando meandros, são geralmente navegáveis. Influencia na vazão: Regime tipo nival (ou niveal)- sofre grande influência no volume das águas do derretimento de geleiras de montanhas. Regime pluvial- influência das chuvas. Regime glacial- derretimento da calota polar. Os rios podem ser: Perenes- matem o curso d’água o ano todo; Temporários- rios intermitentes. Os cursos fluviais são dividido em: Alto curso- próximo à nascente; Médio curso- porção intermediária; Baixo curso- próximo à foz.

Elementos das bacias hidrográficas Foz em delta- desaguamento de um rio que apresenta ramificações por causa do acumulo de sedimentos, ocorre geralmente em rios de planície. Foz em estatuário- desaguamento sem obstáculos, característico de rios planálticos.

Principais bacias hidrográficas O aproveitamento dos rios é bastante expressivo em sistemas de irrigação, transporte fluvial, abastecimento urbano; O estudo das bacias permite caracterizar o potencial hídrico de um continente quanto à navegabilidade, e a possibilidade de aproveitamento energético;

Continente americano Possuem terras em todas as zonas climáticas, exceto a zona glacial antártica, por isso apresenta rede hidrográfica densa e variada.

Europa Grande quantidade de rios navegáveis, pois o relevo é formado principalmente por terras baixas (parte centro-norte); No norte predominam as planícies, na parte central encontram-se planaltos antigos bastante desgastados; Nestas planícies há canais artificiais que permitem a comunicação entre vários rios, intensificando o uso de hidrovias.

Ásia O mais extenso continente, possui regiões de grandes contrastes climáticos, desde regiões desérticas à tropicais; Na Ásia ocidental predominam climas áridos com baixa pluviosidade; O Sul da Ásia é fortemente influenciado pelas monções: no verão os rios enchem e provocam enchentes, essas grandes inundações favorece o cultivo do arroz, base alimentar das populações locais.

África Região denominada pelo deserto mais quente do mundo-Saara; Hidrografia da África setentrional é menos densa que a da porção sul; Os rios nascem fora do domínio da aridez saariana; A África subsaariana , dominada por climas tropicais, é uma região de riqueza hidrográfica; Seus rios são ramificados e tem maior volume; A bacia do Congo se assemelha à bacia amazônica, recebe afluentes vindos do interior do continente e deságua na costa ocidental da África.