Especializando: Giordano Santos / Orientadora: Simone Damásio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Universidade Aberta do SUS – UnaSUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância  Turma 2 INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
Leydi Nayla Montoya Hernández
Especialização em Saúde da Família
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
Melhoria da atenção ao pré-natal
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Modalidade a Distância
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Autora: Karine Bombardelli
Universidade Federal de Pelotas
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7   Trabalho de Conclusão de.
Especializando: Angel Lambert Perez.
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
Universidade Federal de Pelotas Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Navegantes, Pelotas, RS.
Igor Soares Amorim Orientadora: Elisiane Bisognin Natal RN, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
Marelis Pileta Labañino Orientadora: Mariaza Alves Freita
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Estratégia de Saúde da Família Getúlio Vargas, Pelotas/RS Especializando: Cayo Otávio Moraes Lopes.
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério, na UBS da família da planaltina, no município.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação de Especialização em Saúde da Família Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Equipe de Saúde da Família-1 de Cachoeira do Sul - RS Aluna: Daniela Yumi Kitashima.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria da atenção ao Pré-natal.
Talita de Aquino César Figueiredo Orientadora: Ângela Wilma Rocha
Viviane Serafim - Enfermeira
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Flávia Peterini Boeira Orientadora: Ariane da Cruz Guedes
Trabalho de conclusão de curso
Especialização em Saúde da Família
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Marcos Roberio Barbosa de Santana
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF São José de Mipibu
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
Ludnilanne de Moura Santos Orientadora: Seiko Nomiyama
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhora da atenção ao pré-natal.
Geanine Carpenedo dos Santos
Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

Especializando: Giordano Santos / Orientadora: Simone Damásio Pré-Natal: “Qualificação da assistência ao Pré-Natal e Puerpério na Estratégia de Saúde da Família II no Município de Florânia/RN.” UNASUS - UFPEL Especializando: Giordano Santos / Orientadora: Simone Damásio

INTRODUÇÃO Engajamento público; Melhorar a assistência materno- infantil; Fortalecimento da equipe; Conscientizar sobre a importância do Pré-Natal.

O MUNICÍPIO DE FLORÂNIA-RN Possui 9.672 habitantes; Considerada cidade de extrema pobreza; Interior do Seridó Oriental do RN; Distante 216 Km da Capital.

A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA II É urbana, atendendo 2.225 usuários; Sendo 1.137 do sexo feminino para 1.108 do sexo masculino ; A equipe completa; Funcionando desde sua inauguração em uma Unidade Mista.

ESF II – ANTES DA INTERVENÇÃO Funcionando conjuntamente a Maternidade e Hospital; Grande demanda; Programas da atenção básica ficavam prejudicados; Descaracterização da ESF.

OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério, no Município de Florânia, no ESF II – Passagem das Flores.

Objetivos, metas e resultados A intervenção tratou da melhoria no atendimento às gestantes e puérperas da ESF II - Sítio Passagem das Flores. Na área adscrita, ao final do 4º mês de intervenção, foram cadastradas, entre gestantes e puérperas 21 usuárias, todas acompanhadas integralmente pela UBS.

OBJETIVO: Ampliar a cobertura do pré-natal. Meta: Ampliar para 100% a cobertura das gestantes, residentes na área de abrangência da UBS que frequentam o programa de pré-natal. Gráfico 1: Proporção de gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal e Puerpério da UBS II, no Município de Florânia/RN, 2014.

OBJETIVO: Ampliar a cobertura do pré-natal. Meta: Garantir a captação de 100% das gestantes residentes na área de abrangência da UBS, no primeiro trimestre de gestação. Gráfico 2: Proporção de gestantes captadas, no primeiro trimestre de gestação da UBS II, no Município de Florânia/RN, 2014.

OBJETIVO: Ampliar a cobertura do pré-natal. Meta: Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica, com plano de tratamento, para 100% das gestantes cadastradas. Gráfico 3: Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica da UBS II, no Município de Florânia/RN.

OBJETIVO: Ampliar a cobertura do pré-natal. Meta: Realizar primeira consulta odontológica em 100% das gestantes classificadas como alto risco. Gráfico 4: Proporção de gestantes de alto risco com primeira consulta odontológica da UBS II, no Município de Florânia/RN, 2014.

OBJETIVO: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério Meta: Realizar, pelo menos, um exame ginecológico, por trimestre, em 100% das gestantes durante o pré- natal. Gráfico 7: Proporção de gestantes com, pelo menos, um exame ginecológico, por trimestre da UBS II, no Município de Florânia/RN, 2014.

OBJETIVO: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério Meta: Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes, durante o pré-natal. Gráfico 8: Proporção de gestantes com, pelo menos, um exame das mamas, durante o pré-natal da UBS II, no Município de Florânia/RN, 2014.

OBJETIVO: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério Meta: Garantir, a 100% das gestantes, a prescrição de suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo. Gráfico 9: Proporção de gestantes com prescrição de suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico da UBS II, no Município de Florânia/RN, 2014.

OBJETIVO: Promover a Saúde no pré-natal. Todos os indicadores relativos a promoção de saúde tiveram 100% de cobertura durante os 4 meses da intervenção.

DISCUSSÃO Objetivos alcançados; Intervenção será modelo para demais UBS; Grande entrosamento da equipe, gestão e comunidade em pró do SUS; Incorporação da intervenção a rotina da equipe.

CONCLUSÕES Grande satisfação pelos ganhos para a ESF - II; Aperfeiçoamento clínico e como gestor; Ascensão profissional; Realização pessoal.