Estudo de curto-circuito e de seletividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nome: Ana Beatriz Ferreira Série: 3º Ano Maututino Professor: Vanderley.
Advertisements

POTÊNCIA E ENERGIA ELÉTRICA EM CORRENTE ALTERNADA POTÊNCIA E ENERGIA ELÉTRICA EM CORRENTE ALTERNADA.
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 2995.
1 Acadêmicos do Curso Superior de Engenharia de Produção 2 Orientador: Profº Lauro Rosas Neto. BOYLESTAD, Roberto. Introdução à Análise de Circuitos. 10ª.
PARTIDA DE MOTORES DE INDUÇÃO Na partida os motores de indução solicitam da rede elétrica uma corrente (I p ) da ordem de 6 a 10 vezes a corrente.
1 Estudos para o Estabelecimento de Critérios para Autorização de Conexão de Usinas Eólicas a Redes de Distribuição CELPE / UFPE/ UFCG.
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO Características MÁQUINAS ELÉTRICAS II ROBERLAM GONÇALVES DE MENDONÇA, Dr Prof. Titular do IFG.
PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA - SEP TEMA DA AULA.
REDES TRIFÁSICAS. T1 – Transformador de alimentação Q1 – Disjuntor de entrada T2 – Transformador de medição para corrente T3 – Transformador de medição.
NBR Sistemas elétricos e Eletrônicos Internos na estrutura. Sistemas elétricos e eletrônicos estão sujeitos a surtos e impulsos eletromagnéticos.
Objetivo Geral: Apresentar os conceitos básicos à Correção da fator de potência; Específicos: Apresentar os conceitos de potência alternada e contínua;
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Capacitores Elétricos
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA
Parâmetros Elétricos de Uma Linha de Transmissão.
NOTA: Para alterar a imagem neste diapositivo, selecione a imagem e elimine-a. Em seguida, clique no ícone Imagens no marcador de posição para inserir.
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS Prof. Alexandre Ataide Carniato
Helder Anibal Hermini. Os “termômetros de resistência” funcionam baseados no fato de que a resistência de uma grande gama de materiais varia com a temperatura;
ELETRODINÂMICA BÁSICA
Transformador ideal i2 i1 N1: número de espiras do primário
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
TRANSFORMADORES Fonte: itu.olx.com.br.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Circuitos com excitação Senoidal
Sistemas de Controle III N8SC3
Professor: Marcos Gabriel Tragueta
Professor: Marcos Gabriel Tragueta
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Instituto federal de são paulo campus presidente epitácio
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Circuitos trifásicos Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
TRANSFORMADORES Com eles, podemos transportar a mesma potência com uma corrente mais baixa, diminuindo as perdas com eles, podemos transportar a mesma.
EQUIPAMENTOS ELÉTRICAS DE SUBESTAÇÕES TEMA DA AULA.
SEL 0312 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS II Aula 5
Introdução à Computação
Instalações Elétricas II
Capacitores Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga elétrica e, conseqüentemente, energia potencial elétrica. Podem.
DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO
Riscos em Instalações e Serviços Com Eletricidade Profa. Aline Almeida
Dimensionamento de uma instalação colectiva
Verificação das instalações eléctricas
Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?
Critério do Limite de Queda de Tensão Com o valor da queda de tensão unitária calculado, entramos na tabela de queda de tensão para condutores,
Proteção de Transformadores Grupo nº: 2 Curso: Eletromecânica Classe: 11ª.
Ressonância Série Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
Equipamentos de Transformação Prof. Vilmair E. Wirmond, M.Sc.
REVISÃO BÁSICA SOBRE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS
INDUTORES – BOBINAS.
Indução Eletromagnética
Algarismos e Medições.
1 de Instituto Federal da Bahia – IFBA Professor: Lissandro MODELO IMPEDÂNCIA E CÁLCULO DE REDES Professor: Lissandro Brito Viena
CÁLCULO DAS CORRENTES DE CURTO FCorrente de curto-circuito mínima; Curto-circuito em um cabo MT. CÁLCULO DO CURTO-CIRCUITO TRIFÁSICO.
NBR Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV.
Animações GERAÇÃO DE CORRENTE ALTERNADA TRIFÁSICA TENSÃO LINHA E TENSÃO DE FASE – ESTRELA / TRIÂNGULO.
Métodos de Diagnósticos de Máquinas
Prof. Elmer Pablo Tito Cari
CRITÉRIO DE CAPACIDADE DE CORRENTE PARA ESCOLHA DE CONDUTORES
Disjuntores O que é um disjuntor?
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA Fonte: profezequias.net.
Transcrição da apresentação:

Estudo de curto-circuito e de seletividade

SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO

Curto-circuito e seletividade Esta apresentação visa rever conceitos básicos e introduzir um software para estudo de curto-circuito, seletividade e Arc Flash. Curto-circuito ocorre pelo contato acidental de condutores com tensões diferentes. Procedimentos de projeto e normas relativas à operação e manutenção de equipamentos elétricos visam minimizar os efeitos danosos à planta, aos equipamentos, e a pessoas, decorrentes de curto-circuiuto. Curto-circuito e seletividade

Estudo de curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos A corrente de curto-circuito possui uma componente senoidal de regime e uma componente de corrente contínua cuja amplitude depende do instante de ocorrência do defeito.

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos Capacidade de interrupção de um disjuntor: Corrente máxima que o disjuntor pode interromper de uma forma segura. Considera-se que quando inserido num circuito de alimentação, tendo seus terminais de saída curto- circuitados, a corrente máxima que circulará no mesmo será inferior à sua capacidade de interrupção. A capacidade de interrupção normalmente é especificada para corrente simétrica embora o disjuntor tenha que suportar a corrente máxima.

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos Além do disjuntor, fusíveis são elementos de proteção contra curto-circuito que possuem geralmente maior capacidade de interrupção, mas que tem a desvantagem de terem que ser substituídos em caso de atuação. Elementos de manobra como contatores e chaves motorizadas de abertura rápida possuem pequena capacidade de interrupção, não sendo apropriados para interromper curto- circuito. Os efeitos da corrente de curto-circuito, podem ser térmicos e mecânicos. Suportes de barramento devem aguentar os esforços mecânicos. Em caso de não atuação adequada das proteções podemos ter ainda arco elétrico (arc flash).

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos Existem outros motivos para a ocorrência de assimetrias: O curto-circuito mais frequente não é o trifásico equilibrado, mas sim curto-circuito monofásico ou bifásico, envolvendo ou não a terra. Sistemas trifásicos assimétricos podem ser substituídos por soma de sistemas simétricos de sequência positiva, de sequência negativa e de sequência zero. As impedâncias de transformadores e de cabos limitam o curto-circuito. Motores Síncronos e de Indução funcionam como geradores na ocorrência de curto-circuito nas fases que os alimentam. As impedâncias de sequência positiva, sequência negativa e sequência zero não são sempre iguais.

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos Na ocorrência de curto-circuito a corrente varia como se as impedâncias de máquinas elétricas variassem com o tempo O gráfico mostra a corrente de curto-circuito simétrica variando no tempo devido à variação da reatância da máquina (subtransitória, transitória e síncrona). O fenômeno eletromagnético que acontece na máquina é bem mais complexo. Para efeito prático, a aproximação da variação da impedância é satisfatória.

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos Sistemas trifásicos assimétricos podem ser substituídos por soma de sistemas simétricos de sequência positiva, de sequência negativa e de sequência zero.

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos As correntes de curto-circuito são limitadas pelas impedâncias de transformadores, cabos maquinas elétricas e reatores. Os estudos de curto circuito pressupõe o levantamento destas impedâncias. Geralmente as impedâncias de sequência positiva, negativa e zero são diferentes. Simplificações de cálculo são usadas. Valores em PU e Potência de Curto- Circuito.

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos DISJUNTORES

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos DISJUNTORES

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos DISJUNTORES

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos DISJUNTORES

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos DISJUNTORES

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos A Potência de Curto-Circuito num barramento de uma determinada planta é a Potência aparente para um curto-circuito trifásico neste barramento. Pcc = √3 • U • Icc (Valores Eficazes)

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos As instalações elétricas numa planta possuem normalmente diversos níveis de tensão, diversas fontes de energia, máquinas elétricas e capacitores que em caso de curto- circuito operam como fontes de energia adicionais. Para efeito de análise as impedâncias são refletidas para um único nível de tensão e os cálculos de curto circuito são feitos usando o teorema de Thévenin.

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos A impedância de um transformador em % representa a percentagem da tensão primária que deve ser aplicada para se obter a corrente nominal no primário com o enrolamento secundário em curto- circuito. Na figura a tensão de 1.380V num Trafo de 13.800V no primário com o teste descrito corresponde a uma impedância de 10%.

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos A figura mostra o circuito equivalente do transformador com as impedâncias do secundário refletidas para o primário. A indutância de magnetização Lm é normalmente muito maior que as indutâncias de dispersão Lp e Ls cuja impedância é maior do que o valor das resistências Rp e Rs. O circuito simplificado é o de uma indutância (Lp + Ls) em série com uma resistência (Rp + Rs). As impedâncias de todos os equipamentos devem ser refletidas para um nível único de potêncial.

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos –GRANDEZAS EM PU A equalização de potencial é feita escolhendo um potencial de base e uma potência de base. Em Análise de Redes, os valores percentuais ou PU são determinados a partir das duas relações físicas a seguir: V=Z.I S=V.I Assim, duas grandezas são escolhidas como valores bases e as outras duas são calculadas em relação as bases adotadas. Por convenção são escolhidas a tensão e a potência

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos –GRANDEZAS EM PU

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos –GRANDEZAS EM PU

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos –GRANDEZAS EM PU

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos –GRANDEZAS EM PU

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos –MATRIZES

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos –MATRIZES motor de indução

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Mais de 80% de todos os acidentes elétricos industriais são resultado de arco elétrico e combustão de roupas inflamáveis. A temperatura do Arco pode alcançar 19.000°C isto representa quatro vezes a temperatura do sol. Queimaduras fatais poderão ocorrer a distância de 3m.

Energia de exposição é expressa em cal/cm², ou j/cm². 1 cal/cm2 é igual a exposição de um dedo na brasa do cigarro por 1 segundo. A exposição a uma energia de 1 ou 2 cal/cm² causará queimaduras de segundo grau na pele humana.

Ralph Lee - Método da Máxima Energia Incidente (Teórico) Geralmente aplicado quando as condições de contorno dos outro métodos não são respeitadas. Não é levado em consideração: O sistema de aterramento O nível de tensão As condições da tarefa A tecnologia usada nas instalações

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos

Curto-circuito e seletividade Revisão de conceitos A impedância de um transformador em % representa a percentagem da tensão primária que deve ser aplicada para se obter a corrente nominal no primário com o enrolamento secundário em curto- circuito. Na figura a tensão de 1.380V num Trafo de 13.800V no primário com o teste descrito corresponde a uma impedância de 10%.