PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PARAFUSOS DE POTÊNCIA Universidade Federal de Goiás
Advertisements

Disciplina Elementos de Maquina Tema II. Elementos de fixação e união.
MEC. E RESIST. DOS MATERIAIS
Aula 7 - Tensões e deformações em barras, análise de tensões e deformações na torção Torção se refere ao giro de uma barra retilínea quando carregada por.
FADIGA.
MONTAGEM-TORQUE Tendo visto que o pré-carregamento é desejado em uniões importantes, deve-se agora considerar os meios de assegurar que o pré-carregamento.
PRÉ CARREGAMENTO EM PARAFUSOS
Sistema Biela-manivela
Aperto do parafuso que une o cabeçote ao bloco do motor
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
Aula 10 – Cisalhamento Puro
SEM 0326 – Complementos de Elementos de Máquinas I
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada
Prof. Dr. Alcebíades Negrão Macêdo
Projeto Estrutural e Segurança
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada
Aula 7 Técnicas de Manutenção Parafusos e Rebites
LOM3081 – Introdução à Mecânica dos Sólidos
Comportamento mecânico dos materiais
Material didático desenvolvido pelo Profº Valentino Funções:. proteger as peças, parafuso e a porca evitando desgaste e deformações nas superfícies de.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Micrômetro A precisão de medição que se obtém com o paquímetro, às vezes, não é suficiente. Para medições mais rigorosas, utiliza- se o micrômetro, que.
PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO
Tensões e deformações em peças mecânicas Curso Técnico de Mecânica Automotiva Elementos de máquinas Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
Elementos de fixação e de apoio Curso Técnico de Mecânica Automotiva Elementos de máquinas Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada Prof. Dr. João Paulo Pascon DEMAR / EEL / USP.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
Cálculo III Professor Michell Thompson. Objetivos da Disciplina: Estudar integrais de funções de duas e três variáveis, aplicações e interpretações na.
LOM Mecânica dos Materiais
Por Coni, Gipiela, D’Oliveira e Marcondes
Estática – Conceitos e princípios fundamentais
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
Base de pilares - Placas de Base - Tipos de bases
Elementos de transmissão flexívies
Elementos de transmissão flexíveis
Elementos de máquinas II
Prof. Walter Antonio Kapp
Ligação com conectores ou prendedores
Preparativos Antes da Montagem
 Seções transversais usuais:
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Exercícios 6.3 Um corpo-de-prova de alumínio que possui um seção retangular de 10 mm x 12,7 mm é puxado em tração com uma força de N produzindo.
Elementos de transmissão flexívies
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
Mecânica dos Materiais 2
Instalação Hidrossanitária
Elementos de máquinas II
Ligação com conectores ou prendedores
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
Aula 2 Propagação de erros
Exercícios Cap. 7.
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
Propriedades Mecânicas
MECÂNICA ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS
DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS Alunos: Kennedy Glauber e Aline Magalhães.
Capítulo 1: Tensão.
Curso de Projeto e Cálculo de Estruturas metálicas
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Primeira lista de exercícios Mecânica dos Fluidos TM-240 (turma B) Prof. Marcos C. Campos.
DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS Alunos: Kennedy Glauber e Aline Magalhães.
PARAFUSOS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
ARRUELAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
1. TEXTURA E ANISOTROPIA Prof. Me. Lucas Zavistanovicz. Passo Fundo, CONFORMAÇÃO PLÁSTICA 2.
Transcrição da apresentação:

PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá Prof. Walter Antonio Kapp

JUNÇÕES – RIGIDEZ DE FIXADORES Pré-carga de junções em tração: o torque necessário para a pré-cara deve ser estimado. É comum pré-carregar a junta apertando os parafusos com suficiente torque para criar cargas de tração que se aproximam às respectivas resistências de prova ( até 90% Sp Permanentes e 75 % Sp Desmontáveis). . O coeficiente de atrito do colar varia de 0,12 a 0,20. LG

JUNÇÕES – RIGIDEZ DE FIXADORES A Junta a ser analisada em FEA Usando um parafuso M8x50

JUNÇÕES – RIGIDEZ DE FIXADORES A Junta não tem esforço axial e o parafuso não tem pré-carga

JUNÇÕES – RIGIDEZ DE FIXADORES b) O parafuso possui agora uma pré-carga de tração de 27 kN, através de uma deformação de 140 µm no parafuso; a peça tem então 27 kN de carga compressiva. A carga externa na Junta é zero A tensão no parafuso é de 722 MPA A pressão compressiva entre os membros da junta é de 46 MPa

JUNÇÕES – RIGIDEZ DE FIXADORES c) O parafuso possui agora uma pré-carga de tração de 27 kN: A carga externa na junta é 9 kN. A tensão no parafuso é de 723 MPA A pressão compressiva entre os membros da junta é de 50 MPa

JUNÇÕES – RIGIDEZ DE FIXADORES c) O parafuso possui agora uma pré-carga de tração de 27 kN. A carga externa na junta é 18 kN. A tensão no parafuso é de 732 MPA A pressão compressiva entre os membros da junta é de 14 MPa

JUNÇÕES – RIGIDEZ DE FIXADORES c) O parafuso possui agora uma pré-carga de tração de 27 kN. A carga externa na junta é 27 kN. A tensão no parafuso é de 747 MPA A pressão compressiva entre os membros da junta é Zero

JUNÇÕES – RIGIDEZ DE FIXADORES c) O parafuso possui agora uma pré-carga de tração de 27 kN. A carga externa na junta é 36 kN. A tensão no parafuso é de 798 MPA A pressão compressiva entre os membros da junta é Zero

JUNÇÕES – Torque de Montagem O diâmetro da face da arruela de uma porca hexagonal é igual a largura entre as faces opostas e a 1 ½ vez o tamanho nominal. Assim, o diâmetro médio do colar é:

JUNÇÕES – Torque de Montagem Fatores de torque K:

JUNÇÕES – Torque de Montagem Experimento de pré carga de 20 juntas parafusadas, com roscas e colar não lubrificados, com mesmo torque de montagem de 90 N*m: Fonte: Shigley´s Mechanical Engineering Design

JUNÇÕES – Torque de Montagem Valor médio da carga medida axialmente: 34,3 kN Desvio padrão: 4,91 kN Incerteza na carga axial, considerando 95% de confiabilidade: 10,3 kN (30%) Como então podemos garantir a segurança de pré carga de 75% do σp para juntas desmontáveis ou 90% do σp permanentes? Não há garantia, os parafuso podem mesmo quebrar durante a montagem com torquímetro.

JUNÇÕES – Torque de Montagem Solução: Montagem com torque e ângulo. Carrega-se de 10% a 20% da pré carga com torquímetro para acomodar a junção. Calcula-se a rigidez da junta e a deformação causada pela pré carga. Calcula o giro da porca para os 80% da deformação para completar o aperto.

JUNÇÕES – Torque de Montagem Solução: Montagem com torque e ângulo. Assim, tem-se 20%x30%=6% de incerteza na carga devido ao processo de torqueamento. No ângulo tem-se tipicamente 5° de incerteza. Para ângulos maiores que 60° (quando se recomenda usar o método de torque ângulo), a incerteza será de 80%x8%=7%. Como os dois métodos são linearmente independentes podemos fazer uma soma quadrática: 6% 2 + 7% 2 =9%, Assim é possível garantir 75% +/- 9% ou 90% +/-9% nas oficinas de montagem.

JUNÇÕES – Torque de Montagem Solução: Montagem com torque e ângulo. Quando usar: Parafusos ou prisioneiros longos, acima de 6x o diâmetro do parafusos de corpo livre em juntas de aço e acima de 3x rm juntas de alumínio; Parafusos de roscas finas; Parafusos com diâmetros menores que M10 mm usar 20% da pré carga com torque; Parafusos entre M10 e M30 mm usar 15% de pré carga com torque; Parafusos entre M30 e M80 mm usar 10% de pré carga.

JUNÇÕES – Torque de Montagem Solução: Montagem com torque e ângulo. Quando não é vantagem Parafusos com classe inferior a 8.8 Para juntas menos espeças do que o recomendado no parágrafo anterior Para parafusos com diâmetro superior a M80 Soluções para garantir a montagem quando a técnica mis precisa com torque ângulo não é aplicável: Usar arruelas trava, mecânica ou elásticas; Amarrar com arame; Usar cola na rosca (trava rosca) Para parafusos maiores que M80 usar estiramento direto com macaco hidráulico e só encostar a porca, e dai aliviar o macaco.

Exemplo continuado no MathCAD