UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Advertisements

Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Orientador: Caroline Kroning Feijó
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 meses, na UBS de Novo Horizonte, da zona rural do município de São Miguel do Gostoso/RN, 2015 Universidade.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Marcelo Marozzin Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Autora: Juliana Fiss Pothin Orientador: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Especialização em Saúde da Família - EaD UNASUS - UFPEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Especializada: Vilma Juana Reynaldo Fernandez
Alana Maria Vasconcelos Parente
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
Carolina Aquino Alves Faria
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Mari Lucia Alves de Castro Orientadora: Elenir Terezinha R. Anversa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Especialização em Saúde da Família UNASUS – UFPel
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
Orientadora: Elenir Anversa
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializando: Carlos Alberto Granadillo Fiol
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Cristina Beatriz Stein Langaro
ESF Centro de Saúde de Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Marina Muneroli Marin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Orientadora: Luciana Valadão Alves Kebian
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde.
Andrea Nunes Lima Franco Barbosa
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da Atenção às Crianças.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA   Melhoria da atenção à saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Especializado: Yoanis Gonzalez Carmona
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Aberta do SUS
Saúde da Criança.
Dr. Raul Delvis Garcia Martin
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde da criança de zero a 72 meses na UBS Jesuíno de Sousa Lins, Cruzeiro do Sul, Acre. Yoendrys Argote Diaz. Orientadora: Lenise Menezes Seerig 2015

Introdução A adequada atenção à saúde da criança nas UBS desempenha um importante papel na redução das mortalidades infantis, na grande maioria por mortes evitáveis. Através do uso do Manual de Saúde da criança, do MS, os profissionais da atenção básica tem uma forte ferramenta de ajuda. Nele, temas como acompanhamento do crescimento, desenvolvimento, vacinação, orientações sobre a saúde bucal, alimentação e prevenção de acidentes nas crianças são tratados, propiciando que os profissionais possam agir com a qualidade necessária.

Cruzeiro do Sul Municipio do estado Acre. 80 953 habitantes (2014). 29 UBS 13 Urbanas 16 Rurais Hospital Geral Hospital Dermatológico Maternidade CAPS Laboratório Clinico

UBS/ESF Jesuíno de Sousa Lins Composta 3 equipes, cada equipe com: Médico Enfermeira Tec. Enfermagem ACS Odontólogo/ recepcionistas/ administrador/ farmacêutica/ auxiliares de limpeza/ vigias. Projeto 1 equipe 1945 habitantes

Antes da intervenção Não haviam cadastros com dados fidedignos. Registros desatualizados ou inexistentes. A equipe não recebia capacitação nos diversos programas da atenção básica. Porém, realizávamos ações de atenção à saúde da criança como o diagnóstico e tratamento de problemas clínicos em geral e em saúde bucal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunizações, o teste do pezinho, e outras.

Objetivos Objetivo Geral: Melhorar a saúde da criança de zero a 72 meses na UBS Jesuíno de Sousa Lins, Cruzeiro do Sul, Acre. Objetivos específicos: 1. Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança. 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. 3. Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança. 4. Melhorar o registro das informações. 5. Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência. 6. Promover a saúde das crianças.

Metodologia Local: UBS Jesuíno de Sousa Lins. Base teórica: Caderno de Atenção Básica nº 33, Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento. MS, 2012. Grupo alvo: 97 crianças entre zero e 72 meses pertencentes a área de abrangência.

Metodologia Cadastramento das crianças entre 0 – 72 meses na área de abrangência. Capacitação da equipe. Atendimento prioritário. Busca ativa das faltosas. Monitoramento dos registros das crianças. Ações de Educação em Saúde. Imunizações. Teste do pezinho. Suplementação de ferro.

Resultados Objetivo 1. Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança. Meta: Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 60% das crianças entre zero e 72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade saúde. Mês 1: 21 (21.6%) Mês 2: 36 (37%) Mês 3: 67 (68.9%) Proporção de crianças entre zero e 72 meses inscritas no programa da unidade de saúde UBS Jesuíno De Souza Lins, Cruzeiro do Sul/AC, 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados 2015.

Resultados Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Metas: Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas. Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até sete dias de vida. Realizar triagem auditiva em 100% das crianças. Mês 1: 19 (90,5%) Mês 2: 29 (80.6%) Mês 3: 51 (76.1%) Triagem Auditiva : 0 Proporção de crianças com primeira consulta na primeira semana de vida e teste do pezinho realizado até sete dias de vida. Legenda: Planilha de coleta de dados 2015.

Resultados Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. (Cont.) Metas: Monitorar o crescimento em 100% das crianças. Monitorar 100% das crianças com déficit de peso. Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças. Mês 1: 21 100% Mês 2: 36 100% Mês 3: 67 100% Déficit peso 3 crianças (100%)

Resultados Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. (Cont.) Meta: Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. Mês 1: 21 17(81%) Mês 2: 36 32(88.9%) Mês 3: 67 63(94%) Proporção de crianças com vacinação em dia para a idade. UBS Jesuíno De Souza Lins, Cruzeiro do Sul/AC, 2015. Legenda: Planilha de coleta de dados 2015.

Resultados Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. (Cont.) Meta: Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de seis a 24 meses. Mês 1: 9 2(22.2%) Mês 2: 21 100% Mês 3: 37 100% Proporção de crianças de seis a 24 meses com suplementação de ferro. UBS Jesuíno De Souza Lins, Cruzeiro do Sul/AC, 2015. Legenda: Planilha de coleta de dados 2015.

Resultados Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. (Cont.) Metas: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de seis e 72 meses. Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de seis a 72 meses de idade moradoras da área de abrangência, cadastradas na unidade de saúde. 100% avaliação da necessidade de atendimento odontológico. 1ra Consulta Odontológica Mês 1: 15 10(66.7%) Mês 2: 33 22(66.7%) Mês 3: 57 39(68.4%)

Resultados Objetivo 3. Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança. Meta: Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas. Mês 1: 3 100% Mês 2: 13 100% Mês 3: 29 100%

Resultados Objetivo 4. Melhorar o registro das informações. Meta: Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho da saúde da criança de 100% das crianças que consultam no serviço. Mês 1: 16(76.2%) Mês 2: 25(69.4%) Mês 3: 52(77.6%) Proporção de crianças com registro atualizado. UBS Jesuíno De Souza Lins, Cruzeiro do Sul/AC, 2015. Legenda: Planilha de coleta de dados 2015.

Resultados Objetivo 5. Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência. Meta: Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa. Mês 1: 21 100% Mês 2: 36 100% Mês 3: 67 100%

Resultados Objetivo 6. Promover a saúde das crianças. Metas: Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de saúde da criança. Fornecer orientações nutricionais de acordo com a faixa etária para 100% das crianças. Fornecer orientações sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da cárie para 100% das crianças de acordo com a faixa etária. Mês 1: 21 100% Mês 2: 36 100% Mês 3: 67 100%

Resultados Objetivo 6. Promover a saúde das crianças.(Cont.) Meta: Colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta. Mês 1: 21(100%) Mês 2: 29(80.6%) Mês 3: 51(76.1%) Proporção de crianças colocadas para mamar durante a primeira consulta. UBS Jesuíno De Souza Lins Cruzeiro do Sul, Cruzeiro do Sul/AC, 2015. Legenda: Planilha de coleta de dados 2015.

Discussão Satisfação com o trabalho realizado, equipe mais unida. Ampliação da cobertura da atenção as crianças de zero a 72 meses pertencentes a nossa área de abrangência. Capacitação e treinamento profissional da equipe de saúde. Satisfação com o trabalho realizado, equipe mais unida. Ampliamos o vínculo entre a equipe de saúde e a comunidade. Melhoria da qualidade dos registros. Satisfação da comunidade com o projeto realizado. Próximo passo organizar as ações direcionadas a outros focos.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Sistema de aprendizagem novo, todo um desafio. Maior desempenho para ajudar a capacitar minha equipe para oferecer um melhor atendimento de qualidade a população de nossa área de abrangência. Crescimento pessoal e profissional.

OBRIGADO.