Trabalho de Conclusão de Curso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializanda: Katia Pérez Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Qualificação.
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Autor: Luis Sauchay Romero Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5   Melhoria na atenção ao controle.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância- Turma 07   Melhoria das ações de.
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância MELHORIA NA DETECÇÃO DE CÂNCER DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Trabalho de Conclusão de Curso MELHORAR A PREVENÇÃO E O CONTROLE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA NA UBS/ESF DE SEPÉ, SANTO ÂNGELO/RS Irela Hernández Rodríguez Orientador: Deison Fernando Frederico Co-Orientador: Tâmara Vieira Santos Pelotas,2015

Predomínio de habitantes do sexo feminino. Santo Ângelo/RS População: 76.976 habitantes (IBGE, 2010) População estimada em 2015: 78.976 habitantes. Área de 680.498 Km2 Área adstrita da UBS -1.929 habitantes Sexo masculino 852 usuários. Sexo feminino 1.077 usuárias. Predomínio de habitantes do sexo feminino.

UBS/ESF de Sepé - Santo Ângelo/RS Município dispõe de 19 Unidades (9 UBS/ESF e 10 UBS); UBS/ESF - localizada na zona urbana; Equipe Saúde da família, composta por: 01 médico clínico geral 01 enfermeira e 01 técnico de enfermagem 01 odontólogo e 01 auxiliar de saúde bucal 04 ACS e 01 auxiliar de serviços gerais Hospital de Caridade Santo Ângelo; Hospital Privado UPA; CEO; CAPS infantil; CAPS

Introdução Elevada incidência e mortalidade por câncer do colo do útero e da mama no Brasil; Elaboração e a implementação de Políticas Públicas na Atenção Básica; No Brasil, em 2012 são estimados 52.680 casos novos de câncer de mama e 17.540 de câncer do colo do útero; Adesão da população feminina da área é muito baixa. Desconhecimento da realização dos exames, para a detecção precoce; Importância da Intervenção. BRASIL, 2013; INCA 2011

Por que escolher a ação programática para a população? CAP – Baixos indicadores de cobertura e de qualidade; Cadastros/registros inadequados e desatualizados; Baixa adesão as ações de promoção de saúde e prevenção de doenças; Ausência de grupos de educação em saúde com regularidade; Hábitos alimentares inadequados; Necessidade de qualificar a equipe - protocolos do MS; Estimular o Engajamento Público;

Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde das usuárias acompanhadas no programa de prevenção do câncer de colo de útero e controle do câncer de mama na UBS de Sepé, Santo Ângelo/RS.

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde; Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia Melhorar o registro das informações Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde

Metodologia Intervenção realizada em 16 semanas – Fevereiro a Junho de 2015. Ações em 4 eixos temáticos: monitoramento e avaliação; organização e gestão do serviço; engajamento público e qualificação da prática clínica. Baseados no Caderno da Atenção Básica Rastreamento Volume II, (caderno 29) publicado pelo Ministério da Saúde em 2013; Registro em ficha-espelho, planilha de coleta de dados; prontuário clínico;

Logística Adoção de protocolos do MS; Capacitação/Qualificação da Equipe; Cadastramento de todas as mulheres de 25 a 64 anos e de 50 a 69 da área de cobertura. Acolhimento das usuárias do programa; Registro na planilha de coletas de dados, ficha espelho, livro específico, prontuário clínico. Identificação de mulheres com exames alterados e aquelas sem acompanhamento pela UBS. Busca ativa a mulheres faltosas com exames alterados. Sensibilização da comunidade.

Objetivos, Metas e Resultados Na área adstrita à UBS existem 484 usuárias (faixa etária de 25 a 64 anos) e 185 (faixa etária de 50 a 69 anos). CAP são: 531 números estimados de faixa etária de 25 a 64 anos 199 números estimados de faixa etária de 50 a 69 anos

Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Meta 1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 25%. Mês 1: 39 Mês 2: 78 Mês 3: 109 Mês 4: 123 Figura 1 Gráfico: Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de colo de útero, na UBS Sepé, Santo Ângelo/RS. Fonte: Planilha de Coleta de Dados – UFPel.

Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Meta 1.2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 32,9%. Mês 1: 21 Mês 2: 40 Mês 3: 52 Mês 4: 58 Figura 2 Gráfico: Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama na UBS Sepé, Santo Ângelo/RS. Fonte: Planilha de Coleta de Dados – UFPel.

Atingirmos 100% das metas durante os quatros meses da intervenção. Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero na unidade de saúde.   Meta 2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. Atingirmos 100% das metas durante os quatros meses da intervenção. Das 123 usuárias com exame citopatológico em dia, todas apresentaram amostras satisfatórias. É essencial coletar amostras satisfatórias para conseguirmos um diagnóstico confiável

Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.1: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Três primeiros meses não tivemos mulheres faltosas; Quarto mês - 10 exames alterados. 7 usuárias não retornaram a procura de seus resultados Figura 3 Gráfico: Proporção de mulheres que tiveram exame citopatológico de colo de útero alterado, que não retornaram para conhecer seus resultados na UBS Sepé, Santo Ângelo/RS. Fonte: Planilha de Coleta de Dados – UFPel.

Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. 3 casos com mamografia alterada, mas já estão em acompanhamento, segundo o protocolo estabelecido para estes casos. Usuárias conscientizadas da importância de retornar a UBS com os resultados da mamografia.

Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.3: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. 7 exames citopatológicos alterados, que foram registrados e realizado a busca ativa Figura 4 Gráfico: Proporção de mulheres com exame citopatológico de colo de útero alterado, que não retornaram para o resultado e foi feita a busca ativa, na UBS Sepé, Santo Ângelo/RS. Fonte: Planilha de Coleta de Dados – UFPel.

Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. 3 resultados de mamografias alterados e todas usuárias compareceram a consulta médica para verificar os resultados (100%).

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.1: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Mês 1: 39 Mês 2: 78 (apenas 1 não tinha o registro) Mês 3: 109 Mês 4: 128 Figura 5 Gráfico: Proporção de mulheres com registro adequado do exame citopatológico de colo de útero na UBS Sepé, Santo Ângelo/RS. Fonte: Planilha de Coleta de Dados – UFPel.

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.2: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Mês 1: 21 (1 usuária nunca fez o exame) Mês 2: 39 (2 completaria 50 anos) Mês 3: 50 Mês 4: 60 Figura 6 Gráfico: Proporção de mulheres com registro adequado da mamografia na UBS Sepé, Santo Ângelo/RS. Fonte: Planilha de Coleta de Dados – UFPel.

Objetivo 5. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.1: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). Meta 5.2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. Conseguimos alcançar a meta de 100% para este indicador de qualidade de atenção. Resultado de diversas ações desenvolvidas na UBS durante a intervenção.

Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Meta 6.2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Todas usuárias receberam orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero e mama.

Ações realizadas....

Preenchimento de ficha espelho Consulta clínica Exame clínico das mamas

Discussão Importância para a equipe, serviço e comunidade. Qualificação e integração da equipe; Organização da ações do serviço; Ampliação da cobertura e das ações de qualidade; Melhoria do acolhimento, triagem e atendimento; Monitoramento das ações/Melhoria nos registros; Aumento da procura para a realização dos exames; Aumento das ações de promoção de saúde e prevenção de doença. Satisfação da comunidade; Maior divulgação das ações

Reflexão crítica do processo de aprendizagem Início do curso foi difícil, pois não tinha experiência em ensino à distância; Apoio da equipe e a ajuda de meu orientador, mantive a confiança; Muitos desafios ao longo do curso; Aquisição de novos conhecimentos da Atenção Básica; Aperfeiçoamento profissional – Curso de Especialização; Melhorias na qualidade da atenção e união da equipe.

Muito obrigado!