Espectros, Radiações e Energia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TERCEIRO MODELO ATÔMICO
Advertisements

A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
Profª. NORILDA MODELO ATÔMICO DE BOHR Profª. NORILDA
Radiação do corpo negro
Introdução à Detecção Remota
Luzes e Cores: A visão da Física
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
TEORIA ATOMICA Ricardo Junior.
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
COR.
Física e Química – 8º Ano Som e Luz Cláudia Narciso Hugo Pereira
E f e i t o fotoeléctrico Carlos Corrêa Departamento de Química (FCUP)
3. INTERACÇÃO RADIAÇÃO-MATÉRIA. ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE
Prof. Regis Guimarães Colégio Planeta Transmissão do Calor.
1. ARQUITECTURA DO UNIVERSO
Disciplina: Métodos Instrumentais de Análise Física do Ambiente
Parceria entre professor e centro de ciências...
Teoria da Cor.
Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien
EFEITO FOTOELÉCTRICO Consiste na emissão de electrões por acção de uma dada radiação electromagnética sobre uma substância, que fica carregada positivamente.
Disciplina: LEB Física para Biologia
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Modelo atômico de Bohr.
Química no cotidiano FOGOS DE ARTIFÍCIOS.
Acção da atmosfera sobre a radiação solar
Corpo Negro E a teoria quântica Programa do 10º ano
Excitação eletrônica Absorção de Energia Emissão de Energia.
PRINCÍPIO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO
Mecanismos de transferência de calor
ESPECTROSCOPIA O universo em cores
ESPECTRO DO ÁTOMO DE H  = 3,29 x ( 1 / 22 – 1 / n2 excitado )
COR UM EFEITO DA LUZ Carlos A. Olivieri
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Óptica Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lâmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossível.
ESPECTROS Um espectro é o conjunto de radiações simples (obtidas por decomposição com um prisma, rede de difracção, etc) que foram emitidas por uma fonte.
Por que não existem estrelas verdes? Andrea Greff.
Emissão e absorção de radiação
Efeito Estufa.
Energia: do Sol para a Terra
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
Comunicação de informação a longas distâncias
Luz e Cor A luz solar é denominada de luz branca;
Indicadores de pH Profa Dra Mara E.F.Braibante
Universidade Federal de Itajubá
Modelo atômico de Böhr Principais postulados de Böhr:
LUZ.
Radiação do corpo negro
2.3. Espetro do átomo de hidrogénio
Introdução à Detecção Remota. Algumas referências John R. Jensen, Remote Sensing of the Environment: An Earth Resource Perspective (Prentice Hall).
Leis de Radiação para Corpos Negros
Modelos Atômicos – Sequência Histórica
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
Unidade Um Das Estrelas ao Átomo
Trabalho realizado por: André Rocha nº2 Maria Inês Teixeira nº8
Métodos de estudo bioquímicos
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA
Viagem Pelo Universo. 1.1 Posição da Terra no Universo 1.2 Expansão do Universo 1.3 Origem do Universo - Teroria do Big-Bang 1.4 Escalas de Tempo / Comprimento.
Luz e a Biologia.... A Luz e Sua Natureza Corpuscular A luz é conhecida por agir em forma de corpúsculos de energia conhecidos como fótons. Os fótons.
Prof. Rodrigo Alves do Carmo
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
Átomo de Hidrogénio Série espectral – conjunto de radiações emitidas por um átomo quando os seus eletrões transitam de níveis energéticos mais elevados.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
LUZ E COR.
Espectroscopia no Ultravioleta e no visível
LÂMPADA INCANDESCENTE
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Outubro de 2011.
Espectros, Radiações e Energia Adaptado de Corrêa, C. (2007), química, Porto Editora por Marília Peres 2007/2008.
ESPECTROFOTOMETRIA.
Transcrição da apresentação:

Espectros, Radiações e Energia Adaptado de Corrêa, C. (2007), química, Porto Editora por Marília Peres 2007/2008

Espectros. Espectros de emissão e de absorção. A natureza destas e de outras figuras multicolores era desconhecida e encarada como algo de fantasmagórico. Por isso lhes chamaram ... ESPECTROS!

A luz branca é o resultado da mistura das várias cores do arco-íris O arco-íris foi o primeiro espectro observado. Resulta da decomposição da luz branca. A luz branca é o resultado da mistura das várias cores do arco-íris

Newton estudou de modo sistemático a decomposição da luz solar. Fac-símile de Opticks de Newton– Book I, Part II, Plate IV (1704)

TIPOS DE ESPECTROS ESPECTROS He São as riscas de Fraunhofer Contínuos Descontínuos ou de riscas He Se o espectro solar for observado em espectroscópios mais potentes, encontra-se uma série de riscas negras (riscas de absorção). São as riscas de Fraunhofer

Fraunhofer observando espectros Espectro solar obtido por Fraunhofer em 1814

As riscas negras resultam da absorção de radiação por elementos presentes na parte mais externa do Sol Riscas de absorção Absorção por elementos presentes no Sol o o

Temos assim: ESPECTROS de emissão: de absorção: Energia Espectro de (riscas) Substância que absorve certas radiações % Absorção

Cada elemento tem um espectro de emissão próprio. As riscas características são as suas “impressões digitais” (como um código de barras). Hidrogénio Hélio Sódio Ferro Comprimento de onda

Se um pouco de um dado elemento X for atravessado por luz branca, o elemento absorve as mesmas radiações (mesma energia) que é capaz de emitir. l1 l2 l3 X excitado Emissão Espectro de emissão X Espectro de absorção X Luz branca Absorção l1 l2 l3

O fogo de artifício resulta da emissão de luz de várias cores por parte dos átomos excitados pelo calor libertado na combustão dos foguetes. SAIS COR da CHAMA Sais de potássio Violeta Sais de sódio Amarela Sais de lítio Vermelho-carmesim Sais de bário Verde-amarelado Sais de estrôncio Carmesim Sais de cálcio Vermelha-alaranjada Sais de magnésio Branco brilhante Sais de cobre(II) Verde As cores conferidas às chamas utilizam-se na análise elementar por via seca (ensaios de chama).

Haverá radiações para cada um dos lados do visível? O espectro electromagnético. Comparação das radiações quanto à sua energia e efeito térmico Comprimento de onda ? ? Visível Haverá radiações para cada um dos lados do visível? Há. A luz visível é apenas uma pequena parte das radiações electromagnéticas.

A luz visível é apenas uma pequena parte das radiações electromagnéticas.

As radiações ultravioletas (UV) são ....?..... energéticas que as visíveis; podem iniciar várias reacções químicas (por ex. Impressionar uma chapa fotográfica). mais As radiações infravermelhas (IV) são menos energéticas que as ...............?................... ; manifestam-se sob a forma de calor. visíveis e ultravioletas; Todas as radiações transportam ......?...... ENERGIA.

As radiações ultravioletas (UV) têm comprimentos de onda menores que as visíveis. As radiações infravermelhas (IV) têm comprimentos de onda maiores que as visíveis. A IV B UV < l > l B

A intensidade* das radiações depende da fonte e do comprimento de onda (cor). *A intensidade de uma radiação é proporcional ao número de fotões emitidos por unidade de tempo

Como será possível saber que elementos existem no Sol e noutras estrelas mais longínquas? Resposta: a partir da análise dos espectros de emissão e de absorção da luz proveniente dessas estrelas.

Se uma dada estrela emite luz com esta composição: certamente que contém .......?........ hidrogénio Espectro de emissão de um elemento X l l Espectro de emissão do H

Comparando os espectro de um dado elemento na Terra com o espectro desse elemento na luz proveniente das estrelas verifica-se que a posição de todas as riscas no espectro estrelar está um pouco desviada no sentido do vermelho, ou seja, no sentido das radiações de maior comprimento de onda. Este efeito é uma consequência da estrela se estar a afastar, ou seja, da expansão do Universo. Espectro do elemento na Terra: Espectro do elemento na estrela: Red shift l