UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Advertisements

Orientadora: Erica Almeida Coelho
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializanda: Katia Pérez Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da Atenção à Saúde.
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
Autor: Luis Sauchay Romero Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5   Melhoria na atenção ao controle.
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
. Aluna: Lisane Cardoso Mendes Orientadora: Helen Pereira Rocha
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção à prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama na UBS Ibiraiaras, Ibiraiaras/ RS Especializando : Diorvis Fernandez Leyva Orientadora: Fabiana Barros Marinho Maia Pelotas, 2015

INTRODUÇÃO IMPORTÂNCIA DA AÇÃO PROGRAMÁTICA Juntos o câncer de mama e o câncer de colo do útero são a 2ª causa de morte do mundo nas mulheres; O Câncer de mama e de colo de útero são o 2º tipo mais frequente de câncer no mundo e o mais comum entre as mulheres; Aumentar o cadastramento das mulheres entre 25-69 anos de idade.

INTRODUÇÃO CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO: Município : Ibiraiaras RS População:7990 Equipes de saúde da família : 2 UPA :1 Hospital: pequeno- observação até 72 horas

Equipe saúde da família Ibiraiaras

INTRODUÇÃO UBS IBIRAIARAS RS Tradicional 02 Equipes Saúde da família População 7990 pessoas: Urbana/Rural. 1 Equipe de Saúde Bucal 1 NASF

Antes da intervenção: Não havia registro de mamografias em nenhum livro de registros específico e prontuários das mulheres; Pouca busca ativa das mulheres com exame atrasado; Maioria dos exames citopatológicos agendados; Não havia entrega dos exames no domicílio.

Objetivo Geral: Melhoria da atenção à prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama na UBS Ibiraiaras, Ibiraiaras/ RS.

Metodologia As ações foram desenvolvidas nos seguintes eixos: Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

Metodologia/Ações Intervenção: 12 semanas População alvo: Estimativa de 7990 Aumento da solicitação: mamografias e citopatológico; Melhoria da busca ativa; Melhoria dos registros Aumento do número de coletas de exame citopatológico

Metodologia/Ações Ficha espelho disponibilizada pelo curso Prontuário eletrônico Protocolo do MS de 2013 – Controle dos cânceres de colo do útero e da mama Caderno de agendamento das consultas Divulgação do projeto para a comunidade e a equipe; Arquivo para os exames

Metodologia/Ações Monitoramento e avaliação: . Monitorar a cobertura do programa de prevenção do câncer de colo de útero e de mama periodicamente (mensalmente). Avaliar a cobertura do programa de câncer de colo de útero e de mama periodicamente Organização e gestão do serviço: Acolher as mulheres de 25-69 anos de idade . Cadastrar todas as mulheres de 25-69 anos de idade da área de cobertura da unidade de saúde. Acolher todas as mulheres de 25-69 anos de idade da área de abrangência; .

Metodologia/Ações Engajamento público Esclarecer a comunidade sobre a importância da realização dos exames preventivos e sobre as facilidades de realizá-lo na unidade de saúde. Esclarecer a comunidade sobre a prioridade de atendimento às mulheres com câncer de colo de útero e de mama assim de aquelas com preventivo alterado. Explicar para a comunidade o significado do projeto e a importância da sua realização de forma continua em nosso município

Metodologia/Ações Qualificação da prática clínica Capacitar a equipe no acolhimento às mulheres de 25-69 anos de idade. Capacitar os ACS na busca daquelas que não estão realizando acompanhamento em nenhum serviço. Capacitar a equipe para orientar as mulheres sobre a importância da realização da consulta preventiva e do período que a mesma deve ser feita.

Logística Censo e recadastramento das mulheres entre 25 e 69 anos de idade; Capacitação da equipe; Acolhimento e cadastramento na UBS; Utilização de ficha espelho; Utilização do Caderno de Atenção Básica nº 13, Controle dos cânceres do colo do útero e da mama, Ministério da Saúde, 2013

OBJETIVOS ESPECÍFICOS/METAS Objetivo 1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama META 1.1 Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para um 60 %. . Figura 1: Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos de idade com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero. Ibiraiaras/ RS

META 1.2 Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 100%. Figura 2. Proporção de mulheres entre 50 a 69 anos de idade com exame em dia para detecção precoce do câncer de mama. Ibiraiaras/ RS

Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde META: 2.1 Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero Figura 3. Proporção de mulheres com amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. Ibiraiaras/ RS

0%, pois não obteve nehuma alterada Objetivo 3. Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. META 3.1 Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde META 3.2 Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. 0%, pois não obteve nehuma alterada Figura 4. Proporção de mulheres com exame citopatologico alterado que não retornaram para conhecer o resultado. Ibiraiaras/ RS

META 3.3 Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela Unidade de Saude. Figura 5. Proporção de mulheres com exame citopatologico alterado que não retornaram para conhecer o resultado e foi feita busca ativa. Ibiraiaras/ RS

Figura 6. Proporção de mulheres com exame citopatologico alterado que não retornaram para conhecer o resultado e foi feita busca ativa. Ibiraiaras/ RS META 3.4 Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde.

Objetivo 4. Melhorar o registro das informações META 4 Objetivo 4. Melhorar o registro das informações META 4.1 Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Figura 7. Proporção de mulheres com registro adequado do exame citopatológico. Ibiraiaras/ RS

META 4.2 Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Figura 8. Proporção de mulheres com registro adequado da mamografia. Ibiraiaras/ RS

Objetivo 5. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama META 5.1 Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). Figura 9. Proporção da mulheres entre 25 a 64 anos de idade com pesquisa de sinais de alerta para câncer de colo de útero. Ibiraiaras/ RS

META 5.2 Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. . Figura 10. Proporção de mulheres entre 50 a 69 anos de idade com avaliação de risco para câncer de mama. Ibiraiaras/ RS

Objetivo 6. Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. META 6.1 Orientar 100 % das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Figura 11. Proporção de mulheres entre 25 a 64 anos que receberam orientação sobre DSTs e fatores de risco para câncer de colo de útero. Ibiraiaras/ RS

META 6.2 Orientar 100 % das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Figura 12, Proporção de mulheres entre 50 a 69 anos que receberam orientação sobre DSTs e fatores de risco para câncer de mama. Ibiraiaras/ RS

Resultados Inicialmente tínhamos seis objetivos e suas metas (10 indicadores em que 2 eram de cobertura); O controle do câncer de mama ficou abaixo do que tínhamos proposto; Apresentou melhora na qualidade da assistência bem como seus registros; Aperfeiçoamento da prática profissional

Discussão Importância para a equipe: Aperfeiçoamento da prática profissional; Maior comprometimento da equipe; Trabalho desenvolvido em equipe.

Discussão Importância para o serviço: Entrega de exames no domicílio; Melhoramento da busca ativa; Melhora nos registros e informações relevantes.

Discussão Importância para a comunidade: Recebimento de exames em casa; Conhecimento adquirido; Exames em dia; Facilidade de acesso; Realização dos exames com brevidade.

Reflexão crítica sobre aprendizagem Seriedade e comprometimento do curso; Além das expectativas por ser EaD; Prática profissional aprimorada de todos os profissionais envolvidos; Comprometimento na qualidade da assistência e registros das informações.