Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arquitetura e organização de computadores Aula 02 Conceitos Gerais Prof. Diovani Milhorim.
Advertisements

Sistema Multiutilizador
Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino.
REVISÃO VAMOS REVISAR O QUE ESTUDAMOS NESTE BIMESTRE?
Willian O.Yamaguchi Analise e Desenvolvimento de Sistemas 1 ● Aluno: Willian de Oliveira Yamaguchi ● Turma: Análise e Desenvolvimento de Sistema 1ª Semestre.
O que é Inteligência Artificial O que é IA A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais,
DSC/CEEI/UFCG Hardware (Parte I) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo
Preceitos básicos da Introdução à informática: João Paulo de Lima Raphael Brasil.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
- 39 Etec Cidade Tiradentes Curso técnico de Química Aplicativos informatizados (Informática)
Curso técnico de Administração Aplicativos informatizados (Informática)
Conhecendo o Computador. CPU Periféricos Internos Periféricos externos BIOS Upgrade de BIOS POST Setup CMOS.
O Hardware do Computador Objetivos deste tópico: 1.Descrever a importância do Hardware e apresentar a CPU e a Memória do Computador; 2.Apresentar a hierarquia.
Unidade 2 Conceitos Gerais Hardware. HARDWARE Unidades de Entrada Unidades de Saída Memória Principal Memória Auxiliar CPU Sistema Central Periféricos.
Introdução aos Sistemas de Informação. A TI era tratada e operacionalizada em uma visão muito estreita (CPD – Centro de processamento de dados); A.
Gerência de Arquivos.
INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.
Aula 1 – conceitos básicos
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
Manutenção de Periféricos II
IFAC1 Hardware e software.
Os componentes do computador
Arquitetura de Computadores
Introdução à Computação
Caracterização do equipamento
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Ana de Oliveira Rodrigues Julho de Curso Office for Kids
Mapeamento de Entrada e Saída em Sistemas Digitais
Jorge ramos 7ºb | nº12 André Carvalho 7ºb | nº2
Organização de Computadores 2º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Organização e arquitetura de computadores
Barramento ou Bus de um Sistema Informático
SISTEMAS OPERACIONAIS AULA 01 - Introdução aos Sistemas Operacionais
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
Arquitetura e organização de computadores
Administração de Gerência de servidores
Informática Básica Raphael de Melo Galvão
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
TRABALHO REALIZADO POR Fábio Rodrigues, Sandro Garcia, Rafael Lourenço
Administração de Sistemas Operacionais I
Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários II 3º Semestre Aula 01 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
Componentes de Redes de Computadores
Redes de Computadores 5º Semestre Aula 07 Prof
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Funções de um computador
O Power Point na Sala de Aula
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
NOÇÕES DE HARDWARE.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas
GEOPROCESSAMENTO.
Conceitos Básicos de Informática
Tecnologias da Informação e Comunicação
Notas de aula baseadas no livro de William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8a Edição Capítulo 1 Introdução.
Técnicas de Transmissão
Sistemas Operacionais I
Sistemas operacionais
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS
Arquitetura de Computadores
Instalação e Manutenção de Computadores Técnico em Informática MAI1
Instituto Educacional Cecília Meireles Prof.º Daniel Augusto de Oliveira CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO INFORMÁTICA APLICADA.
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
Hardware – Montagem e Manutenção Educador Prof. Alexsand Farias.
CLP – Controladores Lógicos Programáveis Iniciou-se em 1968, pela General Motors. Foi uma alternativa para substituir as lógicas á relé.
Sistema Computacional Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados Hardware: Componente físico de um sistema.
 Não? Tudo Bem!  O periférico é todo e qualquer.
Introdução à Informática. IE – Introdução à Informática 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática.
Transcrição da apresentação:

Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof. Carlos Vinícius cvalves@senacrs.edu.br SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

Visão Geral O que significa Organização e Arquitetura de um Computador?

Visão Geral Arquitetura Atributos de um sistema visíveis ao programador; Atributos que têm impacto direto sobre a execução lógica de um programa. Organização de um Computador Unidades operacionais e suas interconexões; Implementam as especificações da sua arquitetura.

Visão Geral Atributos de Arquitetura CONJUNTO DE INSTRUÇÕES NÚMERO DE BITS USADOS PARA REPRESENTAR OS VÁRIOS TIPOS DE DADOS (NÚMEROS , CARACTERES)... OS MECANISMOS DE E/S; AS TÉCNICAS DE ENDEREÇAMENTO DE MEMÓRIA

Visão Geral Atributos de Organização DETALHES DE HARDWARE TRANSPARENTES AO PROGRAMADOR SINAIS DE CONTROLE INTERFACES ENTRE O COMPUTADOR E PERIFÉRICOS TECNOLOGIA DE MEMÓRIA UTILIZADA

Visão Geral Piadinha Nerd: Existem 10 tipos de pessoas... Os que gostam de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e os que não gostam...

Introdução Computador: Máquina que responde a estímulos; Máquina que resolve problemas executando uma série de instruções que são fornecidas. Programa: Conjunto de instruções que descreve a maneira de se realizar uma tarefa.

Dados X Informação Qual a diferença???

Dados X Informação Dados: Compostos por fatos básicos; Cadeia de caracteres sem interpretação; Elementos em sua forma bruta que por si só não conduzem a conclusões, fatos...

Dados X Informação Informação: Dados Organizados; Com alguma relevância; Conclusivos. Podem ajudar em tomada de decisão.

Processamento Conjunto de tarefas relacionadas que aplicadas transformam dados em informação; Criar o processo de transformação de dados em informação exige CONHECIMENTO.

Introdução a Sistemas de Informação Conhecimento Entender as informações do sistema; Interpretar de forma correta; Esforço de investigação para descobrir aquilo que está oculto; Capacidade de deduzir soluções e resultados baseados na informação.

Introdução a Sistemas de Informação Processo de transformação de dados em informação DADOS PROCESSAMENTO ENTRADA SAÍDA

Computador Computador é uma máquina constituída de diversos componentes físicos, desde menores (transistores, resistores, capacitores, transformadores e etc). O conjunto desses componentes chama-se hardware. Para que o hardware funcione precisa-se de: Energia Software

Dispositivos de E/S O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de E/S ou I/O devices). UCP Monitor Teclado

Dispositivos de E/S Os dispositivos de entrada e saída tem como funções básicas: A comunicação do usuário com o computador; A comunicação do computador com o meio ambiente (dispositivos externos a serem monitorados ou controlados); Armazenamento (gravação de dados).

Dispositivos de E/S A comunicação de cada um dos dispositivos de E/S (entrada e saída) com o núcleo do computador (composto de UCP e memória principal) são muito diferentes entre si. Cada dispositivo de E/S se comunica com o núcleo de forma diversa do outro.

Dispositivos de E/S Problemas: Os dispositivos de entrada e saída são muito mais lentos que o computador... Forma de ligações dos sinais dos dispositivos...

Dispositivos de E/S Solução: Mouse (serial) Conector (DB9) UCP Impressora (paralela) Conector (DB25) UCP Solução: Software gerenciava a lentidão e escalonava novas tarefas para o processador; Interfaces (placas) conexões/barramentos padrão ligam os dados.

Dispositivos de E/S Esquema de ligação dos dispositivos de E/S

Dispositivos de E/S Os dispositivos de ENTRADA são: teclado, mouses, scanners, leitoras óticas, leitoras de cartões magnéticos, leitoras biométricas, câmeras de vídeo, microfones, sensores, etc. As funções desses dispositivos são coletar informações e introduzir as informações na máquina, converter informações do homem para a máquina e vice-versa, e recuperar informações dos dispositivos de armazenamento.

Dispositivos de E/S Os dispositivos de SAÍDA são: impressoras, monitores de vídeo, plotters, atuadores, etc. As funções desses dispositivos são exibir ou imprimir os resultados do processamento.

Dispositivos de E/S Periféricos Monitor Teclado Mouse

Dispositivos de E/S Periféricos Impressora Scanner Disco Rígido

Dispositivos de E/S Periféricos Processador Memória Motherboard / Placa-mãe

Dispositivos de E/S Periféricos Placa de vídeo Modem