Tomo: 2 - Módulo:XV Roteiro: 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro Espírita Allan Kardec
Advertisements

2. Filosofia 1. Ciência 3. Religião ? É c i ê n c i a !.. É f i l o s o f i a ! Não é religião! mas... LUMEN Editora...sem ser uma religião, conduz essencialmente.
Módulo IV Existência e Sobrevivência do Espírito Módulo IV Existência e Sobrevivência do Espírito Propiciar conhecimento a respeito da existência e da.
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 5
E SPIRITISMO OU D OUTRINA E SPÍRITA : CONCEITO E OBJETO Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 2 1.
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 3
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 3
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 1
Perispírito: conceito
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 1
Tomo: 2 - Módulo:X Roteiro: 4
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 4
Dinâmica de populações
Tomo: 1 - Módulo:V Roteiro: 2
Tomo: 1 - Módulo:V Roteiro: 2
Tomo: 2 - Módulo:X Roteiro: 2
Tomo: 2 - Módulo:XVIII Roteiro: 2
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 5
Caridade e amor ao próximo
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 1
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 2
Tomo: 2 - Módulo:XII Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 2
Pontos principais da Doutrina Espírita
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 2
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 1
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 2
Tomo: 2 - Módulo:XIII Roteiro: 4
Tomo: 2 - Módulo:XIII Roteiro: 4
Tomo: 2 - Módulo:XV Roteiro: 2
Tomo: 2 - Módulo:X Roteiro: 3
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 3
Os caracteres da perfeição moral
Tomo: 2 - Módulo:XIII Roteiro: 2
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 4
Tomo: 2 - Módulo:XVII Roteiro: 3
Justiça e direitos naturais
Tomo: 2 - Módulo:XII Roteiro: 4
PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS
Tomo: 1 - Módulo:VIII Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:VIII Roteiro: 1
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 1
Tomo: 2 - Módulo:XVII Roteiro: 3
Tomo: 1 - Módulo:V Roteiro: 3
Tomo: 2 - Módulo:XII Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:V Roteiro: 3
Penas e gozos terrestres
Caridade e amor ao próximo
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 3
Tomo: 2 - Módulo:XIII Roteiro: 2
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 2
Tomo: 2 - Módulo:XV Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 2
Penas e gozos terrestres
Tomo: 2 - Módulo:XVIII Roteiro: 2
Perispírito: conceito
Atributos da divindade
Tomo: 2 - Módulo:X Roteiro: 2
Tomo: 2 - Módulo:X Roteiro: 4
Atributos da divindade
Curso Básico de Espiritismo
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 4
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Justiça e direitos naturais
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 1
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Terra - escola dos Espíritos
FASES DA VIDA.
Transcrição da apresentação:

Tomo: 2 - Módulo:XV Roteiro: 2 Obstáculos à reprodução Tomo: 2 - Módulo:XV Roteiro: 2

Esclarecer em que condições os obstáculos à reprodução são compatíveis com a lei natural. Analisar, à luz do Espiritismo, a utilização de anticonceptivos no planejamento familiar.

Vimos no Módulo VI, roteiro 3, que não há improvisação nos procedimentos que antecedem as experiências reencarnatórias. Existe, na verdade, uma planificação fundamentada na lógica e na moralidade.

Dessa forma, estarão previstos no planejamento reencarnatório não somente o tipo e o número de Espíritos reencarnantes, mas também as características de cada renascimento. Trata-se, obviamente, de uma planificação flexível, adaptável à realidade da vida no plano físico e de acordo com as provações programadas para o Espírito, uma vez que os Orientadores Espirituais compreendem que uma série de interferências pode ocorrer, independentemente da vontade do reencarnante.

Se um Espírito, por exemplo, não pode renascer como filho de um casal, por força das circunstâncias, retornará como neto, sobrinho, filho adotivo ou sob outra forma que a Providência Divina determinar. O importante é que os planos definidos no planejamento reencarnatório sejam atendidos.

Joanna de Ângelis nos elucida: Alegações ponderosas que merecem consideração vêm sendo arroladas para justificar-se a planificação familiar através do uso dos anticonceptivos de variados tipos. São argumentos de caráter sociológico, ecológico, econômico, demográfico, considerando-se com maior vigor os fatores decorrentes das possibilidades de alimentação numa Terra tida como semi-exaurida de recursos para nutrir aqueles que se multiplicam geometricamente com espantosa celeridade... [...]

Sem dúvida, estamos diante de um problema de alta magnitude, que deve ser, todavia, estudado à luz do Evangelho e não por meio dos complexos cálculos frios da precipitação materialista. O homem pode e deve programar a família que deseja e lhe convém ter: número de filhos, período propício para a maternidade; nunca, porém, se eximirá aos imperiosos resgates a que faz jus, tendo em vista o seu próprio passado.

Podemos também dizer que, desde que os obstáculos à reprodução não firam a moral nem a ética, podem ser utilizados como, por exemplo, nos casos de gestação que põem em risco a vida da gestante. Pode, pois, regular a reprodução, de acordo com as necessidades.

No entanto, criar obstáculos à reprodução em atendimento aos anseios da sensualidade e da luxúria [...] prova a predominância do corpo sobre a alma e quanto o homem é material

Jorge Andréa nos esclarece: No caso da utilização das pílulas anticonceptivas (anuvolatório oral), no seio das quais se encontram combinados estrógenos e progestágeno, haverá inibição dos hormônios gonadrotróficos (FSH e LH) secretados pela hipófise. Conseqüentemente, não existirá, também, estimulação para a maturação dos folículos ovarianos com a respectiva ovulação [...]. Pelo exposto, podemos avaliar o processo agressivo nas estruturas gonádicas, no organismo feminino, que as pílulas anticoncepcionais podem determinar. [...] Se as pílulas atuassem, exclusivamente, nas regiões materiais, estaríamos, de modo irrestrito, ligados aos conceitos defendidos pela ciência, quanto ao seu uso; entretanto, a existência dos campos perispirituais, praticamente a zona de acoplamento com a matéria, possibilita novos pensamentos indispensáveis à própria biologia que, por enquanto, não possui condições de mais precisa abordagem.

Questões

V V V V a) b) c) d) Marque V ou F São contrários à lei da Natureza as leis e os costumes humanos que têm por fim ou por efeito criar obstáculos à reprodução. b) Deus concedeu ao homem, sobre todos os seres vivos, um poder de que ele deve usar, sem abusar. Pode, pois, regular a reprodução, de acordo com as necessidades. c) Obstar à reprodução, para satisfação da sensualidade, isso prova a predominância do corpo sobre a alma e quanto o homem é material. d) Em outras palavras, podemos também dizer que, desde que os obstáculos à reprodução não firam a moral nem a ética, podem ser utilizados como, por exemplo, nos casos de gestação que põem em risco a vida da gestante. V V V V

Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos: Bibliografia : Janeiro: FEB, 2004. Cap. 15 (Anotações oportunas), p. 2.67 1. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 84. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003, questão 693, p. 334. 2. ______. Questão 693-a, p. 334. 3. ______. Questão 694, p. 334. 4. CALLIGARIS, Rodolfo. As leis morais. 11. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. Item: A lei de reprodução, p. 71. 5. FRANCO, Divaldo Pereira. S.O.S família. Por diversos Espíritos. 3. ed. Salvador [BA]: LEAL, 1994. Item: Anticonceptivos e planejamento familiar (mensagem do Espírito Joanna de Ângelis), p. 41. 6. SANTOS, Jorge Andréa. Forças sexuais da alma. 9. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002. Cap. III, item: Pílula anticoncepcional. Controle de natalidade, p. 94. 7. ______. p. 94-95. 8. XAVIER, Francisco Cândido. Ação e reação. 25. ed. Rio de Vade Mecum on line: http://www.vademecumespirita.com.br Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos: http://www.ipeak.com.br/site/estudo.php?idioma=1

Sociedade Beneficente Espírita Email para contado: sociedadebeneficenteespirita@gmail.com Curtam nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/sociedadebeneficenteespirita Home Page: www.sbesociedadebeneficenteesprita.wordpress.com