PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPRIEDADES COLIGATIVAS.
Advertisements

Propriedades Coligativas
PROPRIEDADES COLIGATIVAS.
Propriedades Coligativas Professor Claudio Reinke
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Profº Silvio. É uma modificação em certas propriedades de um solvente quando nele adicionados um soluto não-volátil, a qual só depende do número de partículas.
Líquidos e soluções Aula 11.
Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física REFRIGERADOR.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
Propriedades físicas e químicas 1 CFQ 7.º ano M. Augusta.
A ÁGUA NO PLANETA SUBTITULO: ÁGUA POTÁVEL E NÃO POTAVEL - FUMAROLA Trabalho elaborado por: Kaushal, David, Mariana e Cátia abril 2016.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
A água H20. O QUE É A ÁGUA? Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogenio e um de oxigênio.
Diagrama de Fases Professor John Disciplina Física.
Ciências da Natureza e suas O CONGELAMENTO DOS LAGOS
Questões Avaliativas (trabalho de classe)
QFL – Estrutura e propriedades de Compostos Orgânicos
CINÉTICA QUÍMICA.
Estudo dos Gases 1.
Psicrometria Psicrometria: Parte da termodinâmica com o objetivo de estudo das misturas de ar e vapor d´água, isto é, o estudo do ar úmido (no limite,
Professor: Janilson Cordeiro
Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael
Ciências da Natureza e suas
Concentração O meio de fermentação é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
Evolução Estelar e Equilíbrio Hidrostático
TERMODINÂMICA.
Professor: Guilherme Vieira
ESTADOS DA MATÉRIA Página 94.
1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura.
Gabarito revisão 1. O tempo se refere às condições atmosféricas em momento e lugar específicos, já que varia com o dia. Já o clima consiste em um conjunto.
Prof. Klecius Celestino
FO.09 – ESCALAS DE TEMPERATURA FO.10 – TROCAS DE CALOR
FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
Temperatura e equilíbrio térmico
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Capítulo 01: Introdução.
O Estudo da Matéria.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA.
MISTURAS Prof.: Renê Machado.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Clima e formações vegetais
Correção da 4.ª ficha de avaliação
PROPRIEDADES COLIGATIVAS LÍQUIDO SÓLIDO GASOSO Pressão Temperatura S.
ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos.
Professor Caio Gomes – Aula 2
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
Sólido, líquido ou gasoso
TERMOLOGIA.
Psicrometria e carta psicrométrica
Fundamentos da termodinâmica
Aula 2 – Ciências Naturais Mudanças de estado físico
NO BARÔMETRO HÁ A NECESSIDADE DE CONHECER A TEMPERATURA, ISTO PARA QUE POSSAMOS TRABALHAR COM O PESO ESPECÍFICO CORRETO DO.
Concentração O meio fermentado é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
PROPRIEDADES DO AR.
Termologia Prof. VALDEILSON
QUÍMICA Prof. Alonso.
Fatores e elementos climáticos Aula 2
Características físicas do estado gasoso
Estado gasoso Miguel Neta, dezembro de 2018
Professor: Diones Charles
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Estudo das Soluções e de suas Propriedades
Propriedades Coligativas
CINÉTICA QUÍMICA.
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

PROPRIEDADES COLIGATIVAS Fator de Van’t Hoff Tonoscopia Ebulioscopia Crioscopia e diagrama de fases Osmoscopia

PROPRIEDADES COLIGATIVAS São propriedades observadas em uma solução, quando comparada com seu solvente puro, que dependem apenas da quantidade do soluto PROPRIEDADES DE UMA SUBSTÂNCIA Dentre as propriedades físicas que caracterizam uma substância pura, temos as temperaturas nas quais ocorrem as MUDANÇAS DE ESTADO

DIAGRAMA DE FASES pressão (atm) LÍQUIDO SÓLIDO GASOSO T L + G SÓLIDO GASOSO S + G T S + L + G temperatura(°C)

01) No diagrama de fases da água: Pressão (mmHg) 760 tA (°C) tA tB As temperaturas tA e tB são, respectivamente: a) pontos normais de fusão e ebulição. b) pontos normais de ebulição e fusão. c) pontos de sublimação e fusão. d) pontos de ebulição e sublimação. e) dois pontos triplos que a água possui.

02) A figura a seguir representa o diagrama de fases da água. Através desse diagrama, podemos obter importantes informações sobre o equilíbrio entre fases. As linhas nele presentes representam a coexistência das fases: sólido-líquido, líquido-vapor e sólido-vapor. Pressão (mmHg) 760 A B II I III t (°C) 100 0 0 A fase sólida é a fase mais estável na região I. 1 1 A fase mais estável na região III do diagrama é a fase vapor. 2 2 No ponto B do diagrama estão em equilíbrio as fases sólida e vapor. 3 3 No ponto A estão em equilíbrio as fases sólida, líquida e vapor. 4 4 Na região II do diagrama a fase mais estável é a líquida.

a) A, tem-se o equilíbrio entre água sólida e água líquida. 03) (Mackenzie-SP) Relativamente ao diagrama de fases da água pura, é incorreto afirmar que, no ponto: Pressão (mmHg) M N A 760 B T C R D t (°C) 0,0098 100 a) A, tem-se o equilíbrio entre água sólida e água líquida. b) B, tem-se o equilíbrio entre água líquida e vapor. c) C, tem-se, somente, água na fase vapor. d) T, as três fases coexistem em equilíbrio. e) D, coexistem as fases vapor e líquida.

água pura. A linha que representa o fenômeno de granizo é: 04) (UFRGS) Considere o diagrama que representa o equilíbrio entre fases da água pura. A linha que representa o fenômeno de granizo é: a) (1) – (2). b) (2) – (1). c) (4) – (3). d) (5) – (6). e) (6) – (5). Pressão (mmHg) LÍQUIDO 5 ---------- 6 3 --------- 4 SÓLIDO GASOSO 1 ---------- 2 t (°C)

PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR VÁCUO TEMPO 0 mmHg a 20°C 17,5 mmHg a 20°C ÁGUA ÁGUA Temos um líquido que se encontra em um recipiente fechado e que entre o líquido e a tampa do recipiente tem vácuo A pressão que o vapor exerce no equilíbrio líquido-vapor denomina-se de PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR Inicialmente o líquido evapora rapidamente e, depois esta evaporação vai diminuindo, até ficar constante

NA PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR FATORES QUE INFLUEM NA PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR 17,5 mmHg a 20°C 442 mmHg a 20°C ÁGUA ÉTER NATUREZA DO LÍQUIDO Líquidos MAIS VOLÁTEIS possuem MAIOR PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR

NA PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR FATORES QUE INFLUEM NA PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR 26 mmHg a 27°C 79 mmHg a 47°C ÁGUA ÁGUA TEMPERATURA EM QUE SE ENCONTRA O LÍQUIDO Como a formação dos vapores é um fenômeno endotérmico, um aumento de temperatura favorece a sua formação, aumentando, assim, a pressão máxima dos vapores.

01) Tendo em vista o momento em que um líquido se encontra em equilíbrio com seu vapor, leia as afirmações a seguir: V I. A evaporação e a condensação ocorrem com a mesma velocidade F II. Não há transferência de moléculas entre o líquido e o vapor V III. A pressão de vapor do sistema se mantém constante F IV. A concentração do vapor depende do tempo Das afirmações citadas, são FALSAS a) I e III. b) II e IV. c) II e III. d) I e II. e) III e IV.

02) Temos uma solução de partes iguais de água, éter etílico e etanol (álcool comum) em um recipiente fechado. As pressões parciais dos vapores dos líquidos estão na seguinte ordem crescente: a) etanol, água, éter. b) água, etanol, éter. c) éter, álcool, água. d) éter, água, álcool. e) água, éter, álcool. ÁGUA < ETANOL < ÉTER

A EBULIÇÃO DE UM LÍQUIDO Quando um líquido está sendo aquecido, algumas moléculas colidem violentamente entre si e tornam-se livres A ebulição de um líquido depende da pressão externa, isto é, quanto menor for a pressão externa menor será a sua temperatura de ebulição Estas bolhas não sobem à superfície imediatamente, isto só ocorre quando a pressão dentro da bolha iguala-se à pressão externa Com isso, forma-se porções de vapores no interior da massa líquida, constituindo desta forma as bolhas A esse fenômeno damos o nome de EBULIÇÃO

01) Devido à sua altitude, a pressão atmosférica no topo do Pico da Bandeira é menor do que 1 atm. Entretanto, ao nível do mar pode ser considerada igual a 1 atm. Em um recipiente aberto: A água entra em ebulição a 100ºC, tanto no topo do Pico da Bandeira como ao nível do mar. A temperatura de ebulição da água é maior do que 100ºC no Pico da Bandeira. A temperatura de ebulição da água é menor do que 100ºC no Pico da Bandeira. A temperatura de ebulição da água é maior do que 100ºC ao nível do mar. A temperatura de ebulição da água é menor do que 100ºC ao nível do mar.

AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS SÃO: TONOSCOPIA EBULIOSCOPIA CRIOSCOPIA OSMOMETRIA

TONOSCOPIA É o estudo da diminuição da 17,5 mmHg a 20°C ÁGUA 15 mmHg + GLICOSE É o estudo da diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente, provocada pela adição, a este solvente, de um soluto não volátil

01) Os três frascos a seguir contêm água pura a 25°C. B C P Vários estudantes, ao medirem a pressão de vapor a 25°C, fizeram quatro anotações: PA = PB ; PA = PC ; PC = PB ; PA = PB = PC Quantas dessas anotações estão corretas? a) uma. b) duas. c) três. d) todas. e) nenhuma.

02) (UNESP – SP) Comparando duas panelas, simultaneamente sobre dois queimadores iguais de um mesmo fogão, observa-se que a pressão dos gases sobre a água fervente na panela de pressão fechada é maior que aquela sobre a água fervente numa panela aberta. Nessa situação, e se elas contêm exatamente as mesmas quantidades de todos os ingredientes, podemos afirmar que, comparando com o que ocorre na panela aberta, o tempo de cozimento na panela de pressão fechada será ... a) menor, pois a temperatura de ebulição será menor. b) menor, pois a temperatura de ebulição será maior. c) menor, pois a temperatura de ebulição não varia com a pressão. d) igual, pois a temperatura de ebulição independe da pressão. e) maior, pois a pressão será maior.