LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através.
Advertisements

ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através de.
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
Física Aula 03 - Eletricidade
ESCOLA CASTELO BRANCO Física Ensino Médio, 3°Ano Lei de Coulomb.
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
Lei de Coulomb força elétrica
Física Eletrostática – Lei De Coulomb Eduardo Kilder e Ilan Rodrigues.
Bacharelado em Engenharia Civil
Ciências da Natureza e suas
Bloco 1 Bloco 2  , igualamos (1) e (2) 
ELETROTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Prof. André Pires.
Trabalho de Física Nome: Cleison Nº 3 Serie: 1º ano Médio.
Dinâmica. Principio fundamental da Dinâmica 1.O que faz um corpo mudar o seu estado de equilíbrio (saia do repouso, por exemplo)? 2.Por que os astronautas.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina GRAVITAÇÃO -A lei da Gravitação de Newton -Energia Potencial Gravitacional -As Leis de Kepler.
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
Corpos rígidos: Sistemas equivalentes forças 2014 Profº Osvaldo Kojiro Iha.
Força Força é um puxão ou um empurrão Uma força está associada a um par de corpos Par: Pé e Bola.
Física Geral Experimental III Ívina Assis Bibliografia Adotada HALLIDAY, D.; RESNICK, R., WALKER, J. Fundamentos da Física – Eletromagnetismo. Vol. 3,
ELETRICIDADE Cargas Elétricas Campo Elétrico Potencial Elétrico Corrente Elétrica ELETROSTÁTICA ELETRODINÂMICA.
Geometria Analítica: Estudo das cônicas: Elipse. Definição: Uma elipse é o lugar geométrico formado pelas posições ocupadas por um ponto que se move em.
Processos de eletrização
Unidade 5 / CAPÍTULO 24 Introdução ao estudo da Óptica e Natureza da Luz Professor: ISRAEL AVEIRO
Resultante de um sistema de forças
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Capacitores Elétricos
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DIFERENCIAL
Análise de Estruturas.
Análise de Estruturas.
Mecânica Geral I Introdução Edmundo Sahd Neto.
Leis qualitativas das ações eletrostáticas:
Circuitos elétricos a (aula 2) INTRODUÇÃO AS GRANDEZAS ELÉTRICAS
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte
Professor Bruno Nascimento
4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB
cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos
Leis de Newton Leis de Newton 1º Lei de Newton Lei da Inércia
ELETROSTÁTICA Lei de Coulomb FORÇA ELÉTRICA PROF. Lucas Xavier.
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
1. Um projétil é lançado com uma velocidade de módulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ângulo de 60°. Calcule os componentes horizontal e vertical.
Frente B: Eletricidade
2º/2015 Equilíbrio e Momento AULA Nº 5 CURSO: Engenharia Civil
Definição O potencial elétrico é uma grandeza escalar, que mede a energia potencial elétrica existente em um sistema, por unidade de carga de prova. A.
O CAMPO ELÉTRICO.
Eletrostática Capítulo 10 Livro 02
Equilíbrio de um ponto material
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Equações Diferenciais Ordinárias
Professora Paula Melo Silva
Introdução à Estrutura Atmosférica
ELETROMAGNETISMO ELETROSTÁTICA PROFESSOR :ADENAIR BEZERRA
O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.
HIDROSTÁTICA MECÂNICA DO FLUIDOS.
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO
MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO o estudo do movimento
CAPACITÂNCIA, CAPACITORES E DIELÉTRICOS
EQUILÍBRIO ESTÁTICO E MOMENTO
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
O que você deve saber sobre
Lei de Coulomb 12º ano [Imagem: fineartamerica.com]
FORÇA ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB
CAMPO GRAVITACIONAL E ELÉTRICO
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
Vibrações Mecânicas Prof. Dr. Newton Soeiro VIBRAÇÕES MECÂNICAS SISTEMAS CONTÍNUOS VIBRAÇÕES TRANSVERSAIS DE CORDA OU CABO.
2008 CAMPO ELÉTRICO Abud.
+ _ ROTEIRO R01 Fundamentos de Eletrostática Eletrização
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
Lei de Coulomb (Força Elétrica)
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA Foi o francês Charles Augustim de Coulomb quem formulou, em 1785, a lei matemática que rege as interações entre partículas eletrizadas. Usando o modelo newtoniano, ele estabeleceu que a interação eletrostática entre essas partículas manifestava-se por meio de forças de atração e repulsão, dependendo dos sinais das cargas. Imagem: ArtMechanic / domínio público

LEI DE COULOMB INTERAÇÃO ELETROSTÁTICA Cargas Opostas = Atração Cargas Iguais = Repulsão

LEI DE COULOMB Consideremos dois corpos eletrizados (com cargas Q1 e Q2) e separados por uma distância d. Quando as dimensões desses corpos são muito menores do que a distância d, podemos representá-los por pontos e chamá-los de cargas elétricas puntiformes.

LEI DE COULOMB Como os corpos estão eletrizados, há uma interação elétrica (força F) entre eles. A intensidade de diminui à medida que se aumenta a distância de separação d. A direção de é a direção da reta que une os corpos.

SENTIDO DA FORÇA ELÉTRICA LEI DE COULOMB SENTIDO DA FORÇA ELÉTRICA 1 - Se os corpos forem eletrizados com cargas elétricas de mesma natureza (mesmo sinal), a força elétrica será de repulsão. + + - -

SENTIDO DA FORÇA ELÉTRICA LEI DE COULOMB SENTIDO DA FORÇA ELÉTRICA 2 - Se os corpos forem eletrizados com cargas elétricas de sinais contrários, a força elétrica será de atração. + -

COULOMB CONSTATOU QUE: LEI DE COULOMB COULOMB CONSTATOU QUE: DEFINIÇÃO O módulo da força de interação entre duas cargas elétricas puntiformes (Q1 e Q2) é diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos (módulos) das duas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância d entre elas.

Lei de Coulomb Suponha que duas cargas puntiformes Q1 e Q2 estão no vácuo, a uma distância d uma da outra. Se Q1e Q2 tiverem o mesmo sinal, elas se repelirão; se tiverem sinais opostos, então elas se atrairão. A força sobre uma carga, exercida pela outra, é dada pela Lei de Coulomb, Onde: F = força elétrica (N) Q1 e Q2 = são as cargas elétricas puntiformes (C) d = distância entre as cargas (m) K= é a constante eletrostática do meio (Nm2/C2)

CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE LEI DE COULOMB CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE O valor da constante K, denominada constante eletrostática, depende do meio em que as cargas se encontram. Essa constante K é definida, no SI, por: onde  é a permissividade absoluta do meio onde se encontram as cargas.

LEI DE COULOMB CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE Como o meio considerado é o vácuo, nesse dielétrico temos, no SI:

Se mantivermos fixos os valores das cargas e variarmos apenas a distância entre elas, o gráfico da intensidade de F em função da distância (d) tem o aspecto de uma hipérbole. GRÁFICO F x d F (N) d (m) F d F/4 2d F/16 4d 4F d/2 16F d/4 d(m) 16F 4F Hipérbole Cúbica F d/4 d/2 d 2d 4d

Forças exercidas por várias cargas Se houverem várias cargas no sistema, a força sobre uma determinada carga será dada pela soma vetorial das forças exercidas sobre ela por cada uma das demais (princípio da superposição). Num exemplo com três cargas iguais e de mesmo sinal, temos: q

Lei da Gravitação Universal ANALOGIA ENTRE A LEI DE COULOMB E A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Lei de Coulomb Lei da Gravitação Universal , em que: K é uma constante. Q1 e Q2 são medidas de cargas elétricas. G é uma constante. M e m são medidas de massas. A força elétrica de Coulomb pode ser de atração ou de repulsão, enquanto a força gravitacional de Newton só pode ser de atração.

APLICAÇÃO DA LEI DE COULOMB FÍSICA, 3º Ano do Ensino Médio Lei de Coulomb APLICAÇÃO DA LEI DE COULOMB Determine a força de interação entre as cargas QA e QB. 3,0m QA = 3µC QB = -4mC = 12 N

Exercícios: Duas moedas no vácuo estão separadas por uma distância de 1,5m. Elas tem cargas elétricas idênticas. Qual é a carga de cada uma se a força entre elas é de 0,2 N. 2) Uma carga pontual de + 3,1210-6 C está a 12,3 cm de distância de uma outra de -1,4810-6 C. calcule a intensidade da força sobre cada carga. Faça um esboço indicando a força sobre as cargas.

3) Duas partículas igualmente carregadas, mantidas a 3,2 mm de distância uma da outra, são liberadas a partir do repouso. Observa-se que a aceleração inicial da primeira partícula é de 7,22 m/s2 e que a segunda é de 9,16 m/s2. A massa da primeira é de 6,31  10-7 Kg. Encontre a massa da segunda partícula e o módulo da carga comum às duas. 4) Duas cargas estão colocadas no eixo x: Q1 = +3C em x = 0 e Q2 = -5C em x = 40 cm. Onde devemos colocar uma terceira carga Q3=+q para que a força resultante sobre ela seja zero.

5) A figura 5a mostra duas cargas q1 e q2, mantidas a uma distância fixa d uma da outra.. (a) Encontre a intensidade da força elétrica que age sobre q1. Suponha que q1=q2=21,3 C e que d=1,52 m. (b) Coloca-se uma terceira carga q3=21,3C conforme mostra a figura 5b. Encontre agora a intensidade da força elétrica sobre q1. 6) Na figura encontre, o módulo e direção da força elétrica resultante, sobre a carga situada no vértice inferior esquerdo do quadrado. Suponha que q = 1,13 C e a = 15,2 cm e que as cargas estejam em repouso.

7) A figura mostra duas bolas idênticas em equilíbrio, sob a ação de várias forças. Cada bola tem massa igual a 100 g e cargas iguais. A posição final do sistema é mostrada na figura. Calcule a carga de cada bola. 8) Duas cargas de intensidade q1= 4C e q2 = 6 C, estão colocadas sobre o eixo x, nas posições x = 0 e x = 40 cm, respectivamente. Onde devemos colocar uma terceira carga q para que a força sobre ela seja zero?