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Transcrição da apresentação:

Para abrir o Word Clique no botão iniciar ou Posicione o cursor do mouse na opção: Ou All Programs Posicione o cursor na opção: Visualize e clique em Microsoft Office Word Ou clique no ícone na área de trabalho:

Word 2010 Barra de Acesso Rápido Barra de Títulos Abas Barra de Status Utiliza abas. O símbolo do Windows foi substituído pela aba Arquivo Barra de Acesso Rápido Abas Barra de Títulos Barra de Status Barra de Rolagem Régua

Salvar significa guardar, armazenar em forma de arquivo Salvando um documento Aba: Arquivo ou /Salvar (ou File/ Save) Ou Salvar como (ou Save as) Teclas de atalho: Ctrl+B Ou Shift+F12 Ícone: Salvar significa guardar, armazenar em forma de arquivo

Salvando um documento Sendo a primeira vez que o arquivo será salvo, tanto o Salvar como o Salvar Como abrirá uma janela de diálogo para informarmos: Nome do arquivo Local Tipo (versão)

Salvar ≠ Salvar como Caso o arquivo já tenha sido salvado ao se selecionar a opção: Salvar: o arquivo já gravado será substituído Salvar como: abrirá novamente uma janela onde será possível renomear o arquivo (substituir o nome), e mudar as opções de local (pasta, diretório) onde o arquivo ficará guardado

Copiar Texto da Internet para o Word Selecione o texto : Coloque o ponteiro do mouse no início de texto, clique (botão esquerdo), segure e arraste até o fim do texto e então solte o botão Ou clique no início do texto e use as teclas de atalho SHIFT e Seta Direita

Copiar Texto da Internet para o Word Copie o texto selecionado: Clique com o botão direito do mouse, direcione o ponteiro do mouse até a palavra Copiar, e clique (botão esquerdo) Ou use as teclas de atalho CTRL e C (ao mesmo tempo)

Copiar Texto da Internet para o Word Minimize o browser, abra o Word e cole o texto: Clique com o botão direito na linha em que deseja copiar o texto e escolha na "Opções de Colagem" a opção com a letra A Ou use as teclas de atalho CTRL e V Ou na aba "Página Inicial" clique no botão Copiar e escolha a opção com a letra A

Exercício Pesquise na Internet as letras dos hinos: Hino Nacional Brasileiro Hino do Amazonas Hino da Proclamação da República Copie as letras dos hinos para o Word Salve com o nome: Hinos. Salve no diretório Aluno (D:)/SADM11 Obs: Se não tiver a pasta SADM11 crie

Limpando Formatação Aba: Página Inicial / Estilo / Limpar Formatação Teclas de atalho: Ctrl + Shift +U Desfaz toda a formatação aplicada no texto e deixa no formato padrão do Word

Selecionando texto Pelo mouse: Clica o ponteiro do mouse no inicio do texto, segura e arrasta até o final Pelo teclado é possível utilizar várias teclas de atalho: Shift +  (ou ): Um caractere para a direita (ou a esquerda) Shift +  (ou ): Uma linha para baixo (ou para cima)

Selecionando texto Ctrl + T: Para selecionar o documento inteiro No notepad é Ctrl + A que seleciona o documento inteiro (All = tudo em inglês) Ctrl + Shift +  (ou ): palavra a direita (ou a esquerda) Ctrl + Shift +  (ou ): Até o fim (ou início) do parágrafo Ctrl + End (ou Home): Para o fim (ou início) de uma linha

Selecionando texto Ctrl + Shift + End (ou Home): Para o fim (ou início) de um documento Shift + Page Down (ou Page Up): Uma tela para baixo (ou para cima) Alt + Ctrl + Shift + Page Down: Até o fim de uma janela

Abrindo um documento Aba: Arquivo ou /Abrir Teclas de atalho: Ctrl + A Ou Ctrl+ F12

Exercício Abra um novo documento do Word e digite: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Presidente Figueiredo Seu(s) nome(s) Título do Trabalho Presidente Figueiredo 2014

Formatando um texto Formatar um texto significa mudar sua aparência, organizá-lo visualmente, alterar, por exemplo, o tipo de letra, tamanho, cor, etc. Pra ser possível a formatação, é necessário que o texto, a ser alterado, esteja selecionado É necessário sempre selecionar o texto, ou imagem, ou qualquer objeto que se deseja alterar no Word (válido também pro Excel, Power point...), pois essa é única forma de o programa saber o que você deseja alterar, afinal, o Word não é mágico ;)

Estilo, formato da letra usada no texto Formatando: Fonte Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl+ D Abre caixa de diálogo de "Formatar Fonte“ Estilo, formato da letra usada no texto

Formatando: Tamanho da Fonte Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl + Shift + > (Aumenta) Ou Ctrl + Shift + < (diminui) Ícone:

Formatando: Fonte em Negrito Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl + N Negrito: letra(s) com contorno mais grosso, para realçar o texto

Formatando: Fonte em Itálico Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl + I Itálico: letra(s) com estilo “caído”, usado para destacar palavras e expressões estrangeira Itálico: letra(s) com estilo “caído”, usado para destacar palavras e expressões estrangeira

Formatando: Fonte em Sublinhado Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl + S (sublinha os espaços) Ctrl + Shift + D: Aplica sublinhado duplo ao texto Ctrl + Shift + W: Sublinha apenas as palavras, mas não os espaços Sublinhado: traço abaixo da(s) letra(s) Sublinhado: traço abaixo da(s) letra(s)

Formatando: Maiúscula e Minúscula Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Shift + F3 (abc > Abc > ABC)

Formatando: Sub/Sobrescrito Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl + = (Subscrtito) Ctrl + Shift + + (Sobrescrtito)

Exercício Selecione todo o texto, digitado anteriormente, e aplique as seguintes formatações: Fonte: Arial (ou Times New Roman), 12, cor preta Alinhamento: Centralizado Espaçamento antes e depois: 0 pts Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas

Formatando Parágrafo: Alinhamento Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl + E = centralizar Ctrl + J = justificar Ctrl + G = direita (não funciona no 2007) Ctrl + Q = esquerda Alinhamento: posição do texto em relação a página (folha a ser impressa) Alinhamento: posição do texto em relação a página (folha a ser impressa)

Formatando Parágrafo: Alinhamento Para formatar tudo sobre parágrafo, clica-se na setinha lateral, o que irá ativar uma janela

Espaçamento entre Linhas x Espaçamento entre Parágrafos A formatação de espaçamento entre linhas serve para definir o espaço entre as linhas do mesmo parágrafo. A formatação de espaçamento entre parágrafos serve para definir o espaço entre parágrafos distintos. OBS: Se o espaçamento entre parágrafos for menor que o espaçamento entre linhas entre dois parágrafos, o espaçamento entre linhas vai sobrepor o espaçamento entre parágrafos na última linha do primeiro parágrafo.

Espaçamento entre Linhas x Espaçamento entre Parágrafos

Formatando: Espaçamento entre Linhas Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl+1( espaçamento simples) Ctrl+2 (espaçamento entre linhas duplo) Ctrl+5 (espaçamento de 1,5 linhas)

Formatando: Espaçamento entre Parágrafos Aba: Layout da Página

Formatando: Recuo

Formatando: Recuo Recuo de primeira linha. Recuo à esquerda. Margem à esquerda. Deslocamento.

Formatando: Recuo Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl+M – Recuo a esquerda Tab – Recuo especial na primeira linha (Shift+Tab desfaz) Ctrl+Shift+M desfaz o recuo

Formatando: Recuo Primeiro clique. Recuo de Primeira linha e deslocamento. Recuo a esquerda. Recuo a direita.

Formatando: Recuo Em um mesmo parágrafo pode ter mais de um recuo. Recuo à esquerda. Recuo de primeira linha.

Quebras Aba: Layout de Página / Quebras / Próxima Página

Quebra de Página Quebra de página É uma indicação para o editor de texto de que o conteúdo a ser escrito em uma página acabou Tudo o que for escrito a partir daquele ponto deve aparecer numa nova página em branco

Quebra de Seção Quebra de seção Divide o documento em seções e cada seção pode ser tratada como uma parte distinta, como se tivéssemos vários documentos em um só Permite orientação de página (vertical, horizontal), número de página, cabeçalhos/rodapé diferenciados de uma seção pra outra

Quebras Quebra de Seção: Próxima Página Quebra de Página

Quebras Quebra de Seção: Quebra de Seção: Próxima Página

Parágrafo: Iniciar em Nova Página Você pode formatar um parágrafo para sempre iniciar em nova página. Neste caso, tem o mesmo efeito de uma quebra de página.

Exercício Na 2º página do documento, digite: Seu(s) nome(s) Título de Trabalho Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas -IFAM como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Informática, ministrada pela professora Sionise Gomes. Presidente Figueiredo 2015

Exercício Formatação geral aplicada na folha de rosto Fonte: Arial, 12, preto Espaçamento antes e depois: 0 Espaçamento entre linhas: 1.5 Alinhamento Centralizado Recuo – Esquerda: 8,15 cm Alinhamento: Justificado

Formatando: Estilo Em um texto, muitas vezes a formatação mantém um padrão, repetindo diversas vezes em diferentes partes do texto. Ex: Os capítulos de um livro sempre terão a mesma formatação (tamanho da letra, cor da letra, fonte, …). Assim como o corpo do texto.

Formatando: Estilo Ex: Vamos supor que em um livro: Capítulo: deve sempre iniciar em nova página, com fonte Times New Roman, tamanho 16, na cor preta, em negrito, alinhado à direita, com espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento 72 pt antes e 60pt após; Subcapítulo: deve ser com fonte Times New Roman, tamanho 12, na cor preta, em negrito, alinhado à esquerda, com espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento 24pt antes e 12pt depois. Corpo do texto: deve ser com fonte Times New Roman 12, na cor preta, justificado e com espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento 6 pt antes e 0 pt depois.

Formatando: Estilo Ex: Vamos supor que em um livro: Conjunto de formatação. Ex: Vamos supor que em um livro: Capítulo: deve sempre iniciar em nova página, com fonte Times New Roman, tamanho 16, na cor preta, em negrito, alinhado à direita, com espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento 72 pt antes e 60pt após; Subcapítulo: deve ser com fonte Times New Roman, tamanho 12, na cor preta, em negrito, alinhado à esquerda, com espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento 24pt antes e 12pt depois. Corpo do texto: deve ser com fonte Times New Roman 12, na cor preta, justificado e com espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento 6 pt antes e 0 pt depois.

Formatando: Estilo

Formatando: Estilo Aba: Página Inicial (ou Inicio) / Teclas de atalho: Ctrl+Shift+U (ativa a janela de estilo) Alt+Ctrl+1(Título 1) Alt+Ctrl+2 (Título 2) Alt+Ctrl+3 (Título 3) Estilo é uma formatação pré-definida. Útil para agilizar o trabalho, criar índices, etc.

Formatando: Estilo Estilos devem ser definido antes de qualquer outra formatação Título 1, significa que é o texto é o título de primeira ordem Título 2, significa que o texto é subtítulo do título 1

Formatando: Estilo

Formatando: Estilo

Exercícios Crie outra página sessão e nela digite: Introdução Revisão Bibliográfica Desenvolvimento Objetivos do trabalho Resultados Esperado Resultados Obtidos Objetivo 1; Objetivo 2. Conclusão Bibliografia

Exercícios Crie outra página sessão e nela digite: Título 1 Título 2 Introdução Revisão Bibliográfica Desenvolvimento Objetivos do trabalho Resultados Esperado Resultados Obtidos Objetivo 1; Objetivo 2. Conclusão Bibliografia Título 1 Título 2 Título 3

Marcadores e Numeradores Aba: Página Inicial/ Usada para lista de itens, pode usar símbolos, números ou letras:

Numeração das seções Aba: Página Inicial (ou Inicio) /

Formatando: Número de Páginas Aba: Inserir / Número de Página É possível definir a posição de onde ficará a numeração de página:

Formatando: Número de Páginas Após inserir números de página, uma nova aba surge, denominada Ferramenta de Cabeçalho e Rodapé

Formatando: Número de Páginas Para formatar número de páginas

Sumário Aba: Referência / Sumário Escolha a primeira opção

Exercício Réplica Transformar o texto o bloco de notas em um texto do word, formatando igual está no pdf.

Inserindo Figuras Aba: Inserir / Imagem Teclas de Atalho: Pode-se usar o Ctrl + V, caso a imagem já tenha sido copiada.

Altere para tabela, caso seja legenda de tabela Inserindo Legenda Aba: Referências / Inserir Legenda Altere para tabela, caso seja legenda de tabela

Índice de Ilustrações Aba: Referências /

Inserindo Tabela Aba: Inserir / Tabela Quando a tabela está selecionada, duas novas abas surgem: Design Layout

Inserindo Tabela

Inserindo Tabela

Exercício Para unir várias células em uma só: Notas Alunos Nota Word Selecione as células, Clique com o botão direito do mouse E escolha a opção: mesclar células Notas Alunos Nota Word Nota Excel Nota Power Point Atílio Márcia

Corrigindo Ortografia e Gramática Aba: Revisão / Ou clica-se com o botão direito sobre uma palavra em que foi marcada com linhas verdes e vermelha As linhas vermelhas indicam erro ortográfico, as verdes indicam erro gramatical

Configurando Página Aba: Layout de Página /

Configurando Página Medianiz tem como função atribuir um espaço extra no trabalho para acomodar a encadernação

Formatando pela ABNT O papel deve ser A4 As folhas devem apresentar: Margem esquerda e superior de 3 cm Direita e inferior de 2,0 cm Orientação: retrato