PROJETOS 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Artigo Científico Dutra Nível Macro Introdução – Contexto (o que existe e sua importância) + Lacuna (o seu espaço ) + Objetivo (são as respostas.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Definições É justamente nos momentos de maior turbulência nos mercados que se faz necessário criar competências para planejar e gerir estrategicamente.
Pesquisa e análise de informação
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Como escrever um Artigo científico?
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL - IDESB
Professor (a) orientador
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Metodologia do Trabalho Científico
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA?
METODOLOGIA DE PESQUISA
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Planejamento de estratégias:
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Parte III – Planejando o Projeto
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
Metodologia do Trabalho Científico
Título (negrito, letra 80, centralizado)
Aula 3.3.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
XVII Jornada Científica de Jornalismo
Subtítulo do trabalho (se houver)
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
TCC Aula 2 Caroline Petian.
Professora Michelle Luz
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Trabalho de Conclusão de Curso I
Classes de palavras: CONECTIVOS.
TÍTULO DO TRABALHO CENTRALIZADO, CAIXA ALTA E NEGRITO
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
Organização do trabalho
TÍTULO DO TRABALHO EM MAIÚSCULA ARIAL 54
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
TÍTULO DO TRABALHO RESUMO TEMA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBJETIVO
Contextualização: escola e alunos
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Pesquisa Bibliográfica
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Tópicos Especiais em TI 2
Título NOME DO AUTOR 1 Instituição de Ensino (Sigla) NOME DO AUTOR 2
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
PROJETOS 2019.
Modelagem de Sistemas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2009/2
Título (negrito, letra 80, centralizado)
ORIETAÇÃO PARA: Elaboração do PowerPoint
Prof. Elisson de Andrade
COLEGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI
Dicas sobre Referencial Teórico
XV Jornada Científica de Jornalismo
PROJETO DE PESQUISA.
Nome do Professor-Orientador
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

PROJETOS 2017

Como escrever um projeto? Um projeto de pesquisa deve partir de um problema inicial que você observa na nossa comunidade e sobre o qual você gostaria de interferir, trazendo para a vida escolar a sua contribuição pessoal. Inicialmente, é preciso pensar em um tema, justificar a sua escolha, e estabelecer objetivos (um produto final) que possam ser alcançados. Depois, você precisará buscar dados teóricos para embasar seu projeto e definir um método para fazê-lo.

OBJETIVOS Todo projeto tem uma meta, um produto final a que se pretende chegar ao final do estudo. É esse objetivo que direcionará o rumo que seu projeto irá tomar. Ele não precisa ser único, mas deve ser claro, deve ser o núcleo ao redor do qual giram as outras partes do processo, por isso ele deve ser sempre expresso em uma frase direta, como os exemplos: Reflorestar uma área de APP (área de proteção permanente). Produzir um espectrofotometro para análise da composição dos materiais a partir da luz emitida por eles . Produzir um filme de curta-metragem a partir de um texto literário. Produzir uma vídeo reportagem sobre as manifestações musicais do Vale do Paraíba. Produzir um roteiro de turismo sustentável do Vale do Paraíba. Substituir as plantas das áreas verdes do CJN por hortas orgânicas.

JUSTIFICATIVA Ao motivar-se para desenvolver um projeto, você normalmente o faz porque existe uma demanda, um problema a ser resolvido, ou um questionamento a ser respondido. A solução deste problema ou a resposta a este questionamento normalmente trará benefícios para a comunidade. A justificativa nada mais é do que a explicação de que benefícios o desenvolvimento do seu projeto poderia trazer em relação ao foco que você escolheu dar a ele.

JUSTIFICATIVA

JUSTIFICATIVA Segundo a EMBRAPA (SPADOTTO et all, 2016), o Brasil é um dos países que mais consome alimentos produzidos com agrotóxicos. Isso pode afetar negativamente a saúde tanto do consumidor quanto daqueles que trabalham no campo com a produção (RIGOTTO et all, 2014). Dessa forma, são necessárias iniciativas que busquem diminuir o uso de agrotóxicos. A substituição das plantas utilizadas nas áreas verdes da escola por uma horta orgânica a qual a comunidade pudesse ter acesso contribuiria significativamente para a divulgação do problema e possíveis soluções.

REFERENCIAL TEÓRICO O processo de desenvolvimento de um projeto na escola é igual ao processo de desenvolvimento de projetos pessoais. Por exemplo, vamos supor que você precise de uma prateleira para livros no seu quarto, você tem um objetivo claro (comprar uma prateleira e instalá-la) e uma justificativa (ter um lugar para colocar suas coisas), entretanto, para alcançar esse objetivo você precisará saber COMO se instalam prateleiras, para isso você precisará fazer uma pesquisa com pessoas ou com textos ou sites explicativos. Você sempre pode, é claro, tentar colocar a prateleira sem nenhum conhecimento teórico, mas certamente você não alcançará o seu objetivo tão rapidamente nem tão precisamente quanto o esperado. Por isso é muito importante que você faça uma PESQUISA BIBLIOGRÁFICA sobre a teoria que embasará o seu projeto. Cada projeto deverá ter, como referencial teórico, pelo menos três fontes bibliográficas confiáveis das quais você precisará resumir e/ou parafrasear trechos que sejam pertinentes para o seu tema. É claro que nesse primeiro momento você não poderá aprofundar essa pesquisa, mas é necessário que você já saiba onde buscar as respostas para os seus questionamentos. Fontes confiáveis da internet são: artigos científicos publicados em revistasacadêmicas; livros em pdf; artigos de jornais e revistas de grande circulação.

METODOLOGIA Cada projeto necessita de um modo diferente de desenvolvimento, um método de pesquisa. Vocês terão acesso a um documento que especifica cada um deles.

TÍTULO Escolha um título que chame atenção para aquilo que você pretende desenvolver. Por exemplo, um projeto de observação do céu poderia chamar-se “Conhecendo as constelações”, um de produção de alimentos, “Da terra à mesa”.

CRONOGRAMA O cronograma do seu projeto é a sistematização do processo, nele, você colocará O QUE será feito e QUANDO será feito. Novamente, esse primeiro cronograma é somente uma projeção e deve ser adaptado segundo as necessidades do grupo. Como exemplo, segue um trecho de um possível cronograma para o projeto “Conhecendo as constelações”:

CRONOGRAMA