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PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

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Apresentação em tema: "PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
PROF. MS. MARIA JOSÉ DE JESUS FIRMINO OLIVEIRA, 2º Semestre/2011

2 ARTE O conhecimento da Arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo no qual a dimensão poética esteja presente: a Arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível.

3 Com a lei nº 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e Arte é obrigatória na Educação Básica: “O ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (art. 26, § 2º).

4 APRENDER E ENSINAR ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Aprender Arte é desenvolver progressivamente um percurso de criação pessoal cultivado, ou seja, alimentado pelas interações significativas que o aluno realiza com aqueles que trazem informações pertinentes para o processo de aprendizagem (outros alunos, professores, artistas, especialistas), com fontes de informação (obras, trabalhos dos colegas, acervos, reproduções, mostras, apresentações) e com o seu próprio percurso de criador.

5 OBJETIVOS GERAIS DE ARTE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
No transcorrer do ensino fundamental, o aluno poderá desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades da área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas produzidos ao longo da história e na contemporaneidade. Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;

6 Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas;
Buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela(livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes etc.), acervos públicos(museus, galerias, centros culturais, bibliotecas, videotecas,cinematecas). Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em Artes (Dança, Artes Visuais, Teatro, Música) e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;

7 CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
A Arte como expressão e comunicação dos indivíduos; Elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte; Produtores em arte: vidas, épocas e produtos em conexões; Diversidade de formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias; A arte na sociedade, considerando os produtores em arte, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.

8 ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
A didática do ensino da Arte manifesta-se em geral em duas tendências: uma que propõe exercícios de repetição ou a imitação mecânica de modelos prontos, outra que trata de atividades somente auto-estimulantes.Ambas favorecem tipos de aprendizagens distintas que deixam um legado empobrecido para o efetivo crescimento artístico do aluno. As atividades propostas na área de Arte devem garantir e ajudar as crianças e jovens a desenvolverem modos interessantes, imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação.

9 Organização do espaço e do tempo de trabalho (é importante que o espaço seja concebido e criado pelo professor a partir de condições existentes na escola para favorecer a produção artística do aluno; Os instrumentos de registros e documentação das atividades dos alunos (organização das atividades/produções dos alunos pelo professor, registros das aulas e propostas de registros sugeridos pelos alunos, tais como: fichas de observação, cadernos de percurso, “diários de bordo” e instrumentos pessoais de avaliação); A pesquisa de fontes de instrução e de comunicação em Arte (trata-se da necessidade de buscar elementos disponíveis na realidade circundante que contribuam para o enriquecimento da aprendizagem artística de seus alunos: imagens, textos que falem sobre a vida de artistas (seus modos de trabalho, a época, o local), levantamento sobre artistas etc.;

10 A história da Arte; A produção do professor e dos alunos ; A Arte e os Temas transversais; Trabalho por projetos

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17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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