A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículo e planejamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículo e planejamento"— Transcrição da apresentação:

1 Currículo e planejamento
Aula 8 17/outubro/2016

2 Currículo (Krasichik, 2004)
Caminho a seguir – instituição se propõe a executar e avaliar Currículo teórico (plano, declaração de intenções) Currículo aparente (contingências de aplicação, formas de percepção) Currículo latente (nem sempre conruente com intenções expressas)

3 Dificuldades Especificar intenções
Autores precisam ser compreendidos por professores, alunos, administradores e comunidade geral Grau de especificação Lista de tópicos Guias curriculares (tópicos de conteúdo, objetivos, sugestões de atividades de classe) Projetos curriculares (livros do aluno e do professor, manuais de laboratório e instrumentos de avaliação)

4 Objetivos Por que ensinar biologia?
Qual a participação da biologia no currículo escolar? Que tipo de biologia deve ser ensinada? Qual a importância social do ensino de biologia?

5 Concepção do papel da escola e da biologia na formação do alunos
Quais devem ser os tópicos ensinados Que metodologias usar nas aulas Quais recursos selecionar como apoio Como avaliar Concepção do papel da escola e da biologia na formação do alunos

6 Racionalista acadêmica
Tradicional Transmissão da cultura pela escola Professor é responsável pelo ensino e alunos são receptores das informações Sinais dessa concepção: esgotar os programas; atender exigências de exames de aferição do nível de informação dos alunos; psicologia behaviorista; ênfase nos produtos da ciência.

7 Desenvolvimento de processos cognitivos
Valoriza desenvolvimento intelectual, capacidade de buscar e usar informações Professor cria situações de aprendizagem, respeitando os estilos de cada um. Exige conhecimento amplo dos grande conceitos da disciplina e capacidade de criar situações de de investigação Ensino de biologia é visto como oportunidade de desenvolver habilidade intelectuais. Ênfase no processo científico (planejar e conduzir experimentos)

8 Construtivista/sociocultural
Aprendizado envolve construção de significados A construção de significados é contínua A responsabilidade do aprendizado é do estudante, depende dele Ao professor compete planejar situações em que os estudantes vão alcançando diferentes níveis de conhecimento, com tarefas cada vez mais cmplexas e com suporte e apoio necessários Diálogo e mediação – conhecimento do mundo simbólico

9 Exercício Examine os documentos curriculares de abrangência nacional (PCN+) e estadual (Currículo do Estado de São Paulo), assim como o documento preliminar das Bases Nacionais Curriculares Comuns (BCNN 2a. Versão)

10 É possível identificar como cada um desses documentos responde:
Que tipo de biologia deve ser ensinada? Qual a importância social do ensino de biologia? Qual a concepção do papel da escola e da biologia na formação do alunos


Carregar ppt "Currículo e planejamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google