A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Ma. Adriana Hessel Dalagassa.  Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de auxiliar as pessoas a desempenharem suas atividades diárias que sejam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Ma. Adriana Hessel Dalagassa.  Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de auxiliar as pessoas a desempenharem suas atividades diárias que sejam."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Ma. Adriana Hessel Dalagassa

2  Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de auxiliar as pessoas a desempenharem suas atividades diárias que sejam importantes e significativas para a sua saúde e o seu bem-estar através do engajamento em ocupações. (CREPEAU, SCHELL e COHN, 2011)

3  A ocupação são os vários tipos de atividades cotidianas nas quais os indivíduos, grupos ou populações se envolvem;  As ocupações são centrais para a identidade dos indivíduos, bem como para seu senso de competência, tendo um significado particular e de valor para cada um. (AOTA, 2010, 2015)

4 São oito, divididas em:  Atividades de Vida Diária (AVD),  Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD),  Descanso e Sono,  Brincar,  Lazer  Educação,  Trabalho,  Participação Social.

5  As funções e estruturas do corpo fatores do cliente, englobando funções fisiológicas e psicológicas e partes anatômicas do corpo, como órgãos e membros.  Os terapeutas ocupacionais devem considerá-las e buscar promover a capacidade dos clientes de se envolverem nas ocupações que desejam;  Ambiente social e físico, estes situados em um contexto.  A compreensão sobre os ambientes e contextos em que as ocupações ocorrem fornece ao terapeuta ocupacional conhecimentos sobre a abrangência e influência no envolvimento ocupacional. 

6  TECNOLOGIA ASSISTIVA;  CONSULTORIA COLABORATIVA

7  ACESSIBILIDADE  COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA (CAA)  ADAPTAÇÕES  TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs)

8  Condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida. (BRASIL, 2004, art. 8°, inciso I)

9

10

11  Segundo Araujo (2007), o termo adaptação refere-se a modificações no ambiente, na tarefa ou método, que objetivam a maximizar a funcionalidade do indivíduo, promovendo maior independência e função.

12

13  A Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) é uma das áreas da TA que complementam ou substituem a linguagem oral comprometida ou ausente em um indivíduo.

14

15  As TICs podem ser compreendidas como: “tecnologias que possibilitam a veiculação da informação e da comunicação com rapidez, dinamismo, com difusão de imagem e som”. (GOLÇALVES; NUNES, 2006 p.1)  Podem ser utilizadas de duas maneiras: o quando aplicada como uma TA, o computador é o próprio auxílio para atingir ao objetivo, por exemplo, usar o computador como caderno eletrônico, para pessoas que não possuem habilidades para escrever no caderno de papel; o por meio da TA, quando o objetivo final é a utilização desse computador, necessitando de ajuda técnicas para facilitar essa atividade, por exemplo, adaptações do teclado ou físicas, softwares especiais, entre outros (FILHO e DAMASCENO, 2008).

16

17

18  O Processo de Consultoria é uma intervenção dos profissionais de Terapia Ocupacional, o qual utiliza do seu conhecimento e experiência para a colaboração com os clientes;  Neste processo de colaboração, há a identificação do problema, criação de soluções possíveis, tentativa de soluções e alterações das mesmas para que haja uma maior eficácia deste processo. (AOTA, 2010).

19  A consultoria colaborativa consiste em um processo interativo e dinâmico de colaboração e trabalho em equipe para identificar necessidades e fazer planejamentos e ações. ( DELLA BARBA e MINATEL, 2013)  O modelo de consultoria colaborativa aos professores trabalha com o conceito de empoderamento.

20  Para Rocha (2007) o O terapeuta ocupacional não tem uma formação específica em relação ao conteúdo pedagógico dos professores, o Nem os professores possuem conhecimento sobre as possibilidades de auxílio dos terapeutas ocupacionais na inclusão de alunos com NEE, o A junção dos conhecimentos de ambos os profissionais a permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais se mostra mais efetiva.

21 OBRIGADA! adrihessel@yahoo.com.br


Carregar ppt "Profa. Ma. Adriana Hessel Dalagassa.  Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de auxiliar as pessoas a desempenharem suas atividades diárias que sejam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google